Buscar

aula_9

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Aula 09
*
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
CURSOS DE LICENCIATURAS LETRAS E PEDAGOGIA
Aula 09
*
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
AULA 09
COMTE E O POSITIVISMO
*
Aula 09
*
OBJETIVOS 
Identificar o significado do Positivismo de Augusto Comte e suas implicações para a educação.
Enumerar as contribuições dos educadores do séc. XIX para a prática escolar no século XX e XXI.
Analisar criticamente as bases do positivismo e do novo modelo de educação. 
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Contexto Histórico - Século XIX
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
 Decorreu de um conjunto de mudanças científicas e tecnológicas com profundo impacto no mundo do trabalho e da produção (tanto do ponto de vista econômico como social).
 
 Iniciada na Inglaterra em meados do séc. XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
 Ao longo do processo a era agrícola foi superada. A máquina foi suplantando o trabalho humano e uma nova relação entre capital e trabalho se impôs.
 Decorrente do novo modelo de desenvolvimento econômico teremos a formação do Estado Moderno ou Estado Nação e o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo político e econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. 
O Liberalismo é uma filosofia política que prima pela autonomia moral e econômica da sociedade civil em oposição à concentração do poder político. 
Tornou-se uma expressão moderna com os escritos de John Locke (1632-1704) e Adam Smith (1723-1790).
Seus principais conceitos incluem: individualismos, liberdade de pensamento e religiosa, direitos fundamentais, estado de direito e governo limitado, ordem espontânea, propriedade privada e livre mercado.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
ESTADO MODERNO
De acordo com a periodização do historiador Eric Hobsbawm, o Estado Moderno passou por três etapas na sua formação:
1ª etapa: – 1830 – 1880: fala-se em princípio da nacionalidade – definição de um território contínuo, com limites e fronteiras demarcados agindo política e administrativamente sem sistemas intermediários de dominação, e que precisava de consentimento prático de seus cidadãos válidos.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
2ª. etapa – 1880 a 1918: fala-se em idéia nacional, pois as lutas sociais e políticas colocaram a massa trabalhadora em cena e os poderes constituídos tiveram que disputar com os socialistas e comunistas a lealdade popular.
Uma das saídas encontradas foi o desenvolvimento do sentimento de pertencimento à nação (nacionalismo), ou seja, da religião cívica do patriotismo. 
Tanto que em 1914, milhares de trabalhadores foram para a guerra para matar e morrer servindo aos interesses do capital.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
3ª. etapa – 1918 a 1950-60: fala-se em questão nacional.
A Revolução Russa de 1917, a derrota alemã na 1ª. Guerra Mundial (1914-18), a depressão econômica dos anos 20-30, o aguçamento mundial da luta de classes preparam a arrancada mais forte do nacionalismo: o nazi-fascismo.
O nazi-fascismo e os vários nacionalismos desse período contaram com a comunicação de massa (o rádio e o cinema) para transformar os “símbolos nacionais” em parte da vida cotidiana de qualquer indivíduo e romper as divisões entre a esfera privada e local e a esfera pública e nacional.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
POSITIVISMO
AUGUSTO COMTE (1798-1857)
Para ele a humanidade (e o próprio indivíduo na sua trajetória pessoal), passa por diversos estágios até alcançar o estado “positivo”, que se caracteriza pela maturidade do espírito humano. 
O termo “positivo” designa o “real”, em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo que predominavam na filosofia. 
O positivismo exprime a exaltação provocada no século XIX pelo avanço da ciência moderna, capaz de revolucionar o mundo com uma tecnologia cada vez mais eficaz: “Saber é poder”. 
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Esse entusiasmo desembocou em várias correntes de pensamento dentre elas destacamos o cientificismo, visão reducionista segundo a qual a ciência seria o único conhecimento válido. 
Deste modo, o método das ciências da natureza (baseado na observação, experimentação e matematização), deveria ser estendido a todos os campos de indagação e a todas as atividades humanas, inclusive a educação como veremos a seguir.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Augusto Conte estava convencido de que a educação deveria levar em conta, em cada indivíduo, as etapas que a humanidade percorrera: o pensamento fetichista da criança seria superado pela concepção metafísica, e esta, finalmente, pela positivista, no momento em que atingisse a idade madura.
O positivismo permeou de maneira eficaz a pedagogia daí em diante, ora de maneira explícita, ora camuflada. Ele também, atuou de maneira marcante no conteúdo e na forma de educar das escolas estatais, sobretudo na luta a favor do ensino laico das ciências e contra a escola tradicional humanista religiosa. 
*
Aula 09
*
Aula 09
*
No século XX ainda permaneceu viva essa influência. 
Por exemplo, a psicologia comportamentalista de Watson e Skiner serviu de base a muita teoria pedagógica. 
No Brasil, o positivismo influenciou as medidas governamentais do início da República e, na década de 70, por ocasião da tentativa de implantação da escola tecnicista.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Johann F. Herbart (1776-1841)
Trouxe grande contribuição para a pedagogia como ciência, buscando o maior rigor de método. 
Foi o precursor de uma psicologia experimental aplicada à pedagogia. Mesmo que essa psicologia conservasse alguns sinais de metafísica e ainda utilizasse uma avaliação matemática de valor discutível, mesmo assim, já se tornou um avanço sobre os seus antecessores. 
Vejamos então a psicologia herbartiana, a teoria de educação da vontade e o método de instrução desse pensador que estava consciente de ter elaborado uma pedagogia como ciência da educação.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Herbart: a conduta pedagógica segue três procedimentos básicos
A) O governo é a forma de controle da agitação infantil, levado a efeito inicialmente pelos pais e depois pelos mestres, a fim de submeter a criança às regras do mundo adulto e tornar possível o início da instrução.
 
B) A instrução é o processo principal da educação, supõe o desenvolvimento dos interesses, e interesse para ele tem um sentido bem específico, de poder ativo que determina quais ideias e experiências receberão atenção. 
Para Herbart, a instrução é compreendida como construção, o que leva a não separar a instrução intelectual da moral, porque uma é condição da outra.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
C) Por fim a disciplina, que é aquilo que mantém firme a vontade educada no propósito da virtude. 
Enquanto o governo é exterior e heterônomo, mais usado com crianças pequenas, a disciplina supõe a autodeterminação característica do amadurecimento moral, que leva à formação do caráter proposto.
Insatisfeito com a precária assimilação do que se ensinava nas escolas, afirmava que sua ineficiência se devia aos métodos mal aplicados, que em nada se relacionavam com os conhecimentos adquiridos na prática dos alunos, e que só geravam uma memorização superficial que logo é esquecida. 
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Para evitar este fracasso metodológico ele propõe os cinco passos formais, que favorecem o desenvolvimento do aluno, são eles: a preparação, a apresentação, a assimilação, a generalização e a aplicação.
O caráter de objetividade de análise, a tentativa de psicometria, o rigor dos passos seguidos e a sistematização são aspectos que determinam a sua grande influência no pensamento pedagógico. 
O ensino expositivo da escola tradicional, baseado no método indutivo de Francis Bacon, é o caminho do raciocínio que vai do concreto para o abstrato. 
Para ele, o conhecimento é oferecido pelo mestre ao aluno, que só depois vai aplicá-lo na sua experiência de vida.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Friedrich Froebel (1782-1852)
Ele aprendeu muito com as ideias de Pestalozzi. 
Sua principal contribuição pedagógica resulta da atenção
para com as crianças na fase anterior ao ensino elementar, ou seja, a educação da primeira infância. 
Foi o pioneiro que fundou o “jardim de infância”, em alusão ao jardineiro cuidando da planta desde pequenina para que cresça bem, pressupondo que os primeiros anos são básicos para a formação humana.
Valoriza às atividades lúdicas no trabalho com as crianças, por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo para o desenvolvimento sensório-motor e inventou métodos para aperfeiçoar as habilidades. 
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Ele estava convencido de que a alegria do jogo levaria a criança a aceitar o trabalho de forma mais tranqüila.
Para estimular os impulsos criadores da atividade lúdica, inventou cuidadoso equipamento, de acordo com a fase em que se encontravam as crianças. 
As construções da primeira série foram por ele chamadas de “dons”, como se fossem “dádivas divinas”. 
Além dos dons, Froebel destaca as ocupações: tecelagem, dobradura, recorte, e também o canto e a poesia como instrumentos importantes para facilitar, sobretudo a educação moral e religiosa.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827)
Atraiu a atenção do mundo como mestre, diretor e fundador de escolas. 
Apesar de suas atividades terem se iniciado no século XVIII, elas amadureceram no começo do século XIX, por isso preferimos ab abordar suas idéias neste bloco. 
Estudioso de Rousseau, Pestalozzi sempre se interessou pela educação elementar, especialmente das crianças pobres, e fez algumas tentativas educacionais inéditas e audaciosas por trabalhar com crianças em situação social bem precária, pelo que é considerado um dos defensores da escola popular extensiva a todos. 
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Reconhecia firmemente a função social do ensino, sem restringi-lo à formação do homem-gentil, e além disso, alertava que não bastava a simples instrução do povo, mas sobretudo a formação completa, pela qual o indivíduo é levado à plenitude do seu ser.
Para ele, o indivíduo é um todo cujas partes devem ser cultivadas: a unidade espírito-coração-mão corresponde ao importante desenvolvimento da tríplice atividade conhecer-querer-agir, por meio da qual se dá o aprimoramento da inteligência, da moral e da técnica.
*
Aula 09
*
Aula 09
*
Daí a importância dos métodos para a organização do trabalho manual e intelectual: segundo ele, deve-se partir sempre da vivência intuitiva, para só depois introduzir os conceitos. 
Em outras palavras, o seu método para educar funda-se em um princípio simples: seguir a natureza. A família constitui a base de toda a educação por ser o lugar do afeto e do trabalho comum. Também é positiva a experiência religiosa, contudo não confessional.
Pestalozzi exerceu profunda influência em vários países da Europa, e suas ideias chegaram até os Estados Unidos. 
*
Aula 09
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais