aula_1

Disciplina:Ética e responsabilidade social2.483 materiais39.169 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*
AULA 1

*
Prof. Luiz Cláudio Deulefeu

BEM-VINDO À DISCIPLINA
Filosofia e Ética

*
AULA 1

Aula 1
Os conceitos de ética e de filosofia

 Nessa nossa primeira aula teletransmitida da disciplina de Filosofia e Ética vamos juntos estudar o conceito de Filosofia e o conceito de Ética.

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
A FILOSOFIA é um pensar racional sobre os acontecimentos e que busca ir além das suas aparências, o filósofo pode pensar a ciência, os valores morais, pode pensar a religião, a arte e o próprio homem em sua vida cotidiana, incluindo sua própria postura ética.

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
É ela que permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam, é a possibilidade de transcendência humana, ou seja, a capacidade que o homem tem de superar a sua imanência (que significa a situação dada e não escolhida).

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Por isso a Filosofia é importante, cabe a ela fazer a investigação dos fundamentos do conhecimento e da ação humana, refletindo, O filósofo reflete sobre a condição humana atual e sobre que tipo de homem é desejável no futuro, por isso reflete sobre a escola, para saber que tipo de homem essa escola está formando, se um ser criativo, político e participante ou um ser conformado com o status quo.

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
A Filosofia vai além da realidade como ela se apresenta, procurando entender os problemas profundamente, para depois propor alternativas de mudanças. As diversas doutrinas filosóficas constituem momentos sucessivos e abrangentes de um processo único: com todas as conquistas filosóficas o homem não pára de abordar temas e problemas que sempre preocuparam o espírito humano.
*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
As diversas filosofias apresentam características comuns do pensamento humano.  É uma seqüência inexorável de um processo que implica os momentos anteriores e torna possível pensar os momentos subseqüentes. Antes de falarmos da Filosofia propriamente dita, cabe meditar um pouco no sentido popular da filosofia como um princípio orientador dos indivíduos que lhes permite unidade nas ações e na conduta. 

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
A Filosofia se debruça sobre a necessidade humana de compreender melhor a vida, meditar a própria vida para melhor poder viver. Em crise existencial ou na euforia da vida, alguém que começa a indagar sobre o porquê da própria vida, está começando a filosofar, isto é, tendo uma atitude filosófica.  A atitude filosófica nos mergulha num mundo espetacular, terrível e fantástico ao mesmo tempo: a busca da sabedoria e da verdade.
*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Uma iniciação à Filosofia visa despertar uma atitude crítica e de avaliação, para chegar a uma consciência mais clara para quando tiver que optar entre uma infinidade de possibilidades.  Quem inicia-se na Filosofia já não pode encarar os problemas do homem e seu mundo com uma atitude simplista de aceitação ou negação.  Ele assume a responsabilidade de descobrir as intenções que levam ao questionamento e mudar a realidade pelo fato de interpretá-lo.

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
A atitude filosófica empenha-se em conhecer o mundo para transformá-lo a fim de restaurar a harmonia e a unidade no pensamento e na própria realidade da existência humana.  Ter uma atitude filosófica quer dizer que estamos utilizando o raciocínio fundamentado e lógico, tendo uma visão crítica e adulta da realidade e convicções sustentadas.
  
*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Em todos os tempos a Filosofia tenta interpretar o mundo e entender e transformar o homem, isto é, todo tema importante é assunto de preocupação filosófica à procura da verdade. A Filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo.

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Ela é, antes de mais nada, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. 
*

*
AULA 1

Vídeo: O que é a filosofia?
http://www.youtube.com/watch?v=fGxrFw9RBQk

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
A Filosofia tem de início um caráter negativo, na medida em que começa colocando em questão tudo o que sabemos (ou que pensávamos saber). Por outro lado, tem também um caráter positivo que se revela na possibilidade de transformar os valores e as idéias predominantes que, a partir do momento em que são questionados, podem ser modificados.
*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
O lado positivo da postura crítica da Filosofia consiste na possibilidade de construir novos valores e idéias. Mas não resta dúvida de que essas novas formas de pensar, num segundo momento, serão também colocadas em dúvida e questionadas. O filósofo não tem respostas prontas, elaboradas para os questionamentos. 

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Ao contrário, quem filosofa questiona, duvida, indaga, suspeita, abre novos caminhos, interroga, levanta suspeita para provocar reflexões, à procura de uma melhor forma de viver e em busca de uma vida feliz. O olhar crítico da Filosofia torna visível o que está oculto nos modos de agir e pensar em meio aos quais estamos desde sempre inseridos e, por conseguinte, possibilita que eles sejam questionados, avaliados e transformados.
*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Nossos modos de pensar e agir só podem ser modificados se forem antes questionados, se tiverem sua legitimidade e seus limites de validade postos em questão, isto é, se forem criticados.  A Filosofia ocupa-se cada vez mais com as condições e os princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais.

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
A Filosofia ocupa-se com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito no plano individual e coletivo; com a transformação histórica dos conceitos, das idéias e dos valores; volta-se, também, para o estudo da consciência em suas modalidades de percepção, imaginação, memória, linguagem, inteligência, experiência, comportamento, reflexão, vontade, desejo e paixões.

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Pretender esvaziar a importância da reflexão filosófica porque depois de 2500 anos os filósofos não chegaram ainda a conclusões definitivas é desconhecer a natureza dos problemas com os quais a filosofia lida. O fato de não se ter até hoje um conceito definitivo de justiça, por exemplo, não pode nem tornar dispensável a busca por tal conceito nem diminuir a importância desse problema.
*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
É verdade que muitos dos problemas debatidos hoje são os mesmos que eram discutidos na antiga Grécia. Mas é um erro pensar que tais problemas estão, hoje, no mesmo ponto em que estavam no primeiro momento em que foram colocados.

*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Afirmar que não é possível saber o que é a Filosofia porque os filósofos não apresentam uma única definição do seu próprio objeto de estudo é desconhecer a característica comum que costura toda a investigação filosófica, desde a Antigüidade grega – o caráter crítico. 
*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Não há dúvida de que o homem comum possa passar a vida inteira sem se preocupar com os problemas que rondam os filósofos. Mas ele, conscientemente ou não, está se valendo de motivos para tomar as tantas decisões que a vida o obriga a tomar. Se olharmos mais de perto, veremos que esses motivos estão calcados em princípios ou regras morais, ou em informações às vezes verdadeiras, às vezes equivocadas, ou falsas.
*

*
AULA 1

O Conceito de Filosofia
Ou seja, o homem comum não pára de refletir, de especular. A reflexão, quer ela se dê conta disso ou não, faz parte de sua vida do mesmo modo que faz parte da vida