Buscar

Aula_02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Filosofia e Ética
Aula 2
Prof. Luiz Cláudio Deulefeu
Rio de Janeiro, 30 de abril de 2011
Para que filosofar?
Aula 2
*
*
Sejam bem vindos a nossa segunda aula tele transmitida da disciplina de Filosofia e Ética, estaremos juntos no decorrer dos seus estudos, aproveitem e desejo a todos sucesso.
*
*
 Para Epicuro, filósofo grego, o objetivo da filosofia é a felicidade do homem:
“Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora da felicidade ainda não chegou ou já passou;
*
*
 devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar sobre tudo que possa proporcionar a felicidade para que, se a temos, tenhamos tudo, e se não a temos, façamos tudo para tê-la”. 
*
*
Existe desde muito tempo uma grande confusão entre as palavras Moral e Ética: a palavra Ética vem do vocábulo grego “ethos” que significa modo do ser e do agir humano a partir do princípio filosófico do conceito de bem; já a palavra Moral é oriunda do vocábulo da língua latina “mores” que quer dizer costume de um povo. 
*
*
De fato a Moral é o conjunto de normas que regulam as condutas dos homens em sua vida social, essas normas são adquiridas pela vivência da cultura através de uma educação, da tradição e no cotidiano. A palavra Ética, por sua vez é a reflexão acerca do conjunto de valores que orientam a conduta dos homens em suas relações com os outros homens na vida social. 
*
*
Antes de falarmos da Filosofia propriamente dita, cabe meditar um pouco no sentido popular da filosofia como um princípio orientador dos indivíduos que lhes permite unidade nas ações e na conduta.  A priori, a Filosofia se debruça sobre a necessidade humana de compreender melhor a vida, meditar a própria vida para melhor poder viver. Em crise existencial ou na euforia da vida, alguém que começa a indagar sobre o porquê da própria vida, está começando a filosofar, isto é, tendo uma atitude filosófica. 
*
*
Ética é reflexão filosófica acerca da moral. A Ética visa aprimorar a conduta e os valores morais de uma sociedade a partir dos princípios filosóficos racionais, em particular a partir do princípio filosófico racional do Bem. A Ética visa oferecer a reflexão filosófica acerca da Moral. A Ética é um saber reflexivo acerca da conduta moral.
*
*
O que ética? O que é moral? O que cada uma delas estuda? Estas são perguntas rotineiras, feita por muitos, e de suma importância para as relações humanas. Todo dia ouvimos falar de ética e falta de ética, mas o que isso significa afinal?
*
*
A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente , é o estudo da ação – práxis. Ao lado do estudo sobre o “conhecimento” – como a ciência, ou a lógica – e do estudo sobre o “valor” – seja ele artístico, moral, ou científico – o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. Está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo.
*
*
No decorrer da história do pensamento a ética se tornou cada vez mais um assunto rico, complexo e abrangente. Com a expansão da filosofia, e em especial o pensamento sobre a ação, foi preciso distinguir os termos ética e moral. No século XX o filósofo espanhol Adolfo Sánches Vásquez cria uma famosa diferenciação entre os dois conceitos.
  
*
*
Para ele o termo moral se refere a uma reflexão que a pessoa faz de sua própria ação. Já o termo ética abrange o estudo dos discursos morais, bem como os critérios de escolha para valorar e padronizar as condutas numa família, empresa ou sociedade. 
*
*
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
*
*
Já a palavra Ética, pode entendida como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma racional pela qual o homem deve se comportar no seu meio social.
*
*
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos.
*
*
A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exige maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
*
*
Vídeo sobre o que é Ética?
http://www.youtube.com/watch?v=L_V0Y0lFJUs&feature=related
 
*
*
A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.
*
*
Vasquez define Moral como um “sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”.
*
*
A diferença prática entre Moral e Ética é que a Ética é o juiz das morais, assim Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das pessoas. A função fundamental da Ética é a mesma de toda teoria filosófica: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade.
*
*
A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.
*
*
Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.
*
*
Valores éticos básicos do profissional do Serviço Social
 1 - A Liberdade:
  Reconhece a liberdade como valor central, concebida historicamente como possibilidade de escolha entre alternativas concretas. Deste modo, a liberdade surge associada à autonomia, à emancipação e desenvolvimento dos sujeitos entendidos como atores providos de vontade.
*
*
2 - A Defesa intransigente dos Direitos Humanos:
A equidade e a justiça social, na perspectiva da universalização do acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, a ampliação e a consolidação da cidadania constituem condição para a garantia dos direitos civis, políticos e sociais.
*
*
3 - A democratização de procedimentos:
O projeto do Serviço Social entende-se radicalmente democrático, entendendo-se democratização como a socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.
*
*
4 - Um compromisso com a competência: 
A competência profissional implica uma formação acadêmica qualificada que viabilize a análise concreta da realidade
social imprescindível ao desenvolvimento de procedimentos adequados. 
*
*
A autoformação permanente e o exercício de uma postura investigativa revelam-se fundamentais.É necessário romper com o voluntarismo, com o isolamento profissional e com as falsas interpretações acerca da direção social do projeto ético-profissional. A autoformação permanente e o exercício de uma postura investigativa revelam-se fundamentais.
*
*
Próxima Aula
Vamos estudar na próxima aula o caráter histórico e social da moral.
Não deixem de acompanhar!!!
Um abraço e até breve!!!
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais