Redes - Cabeamento Estruturado
67 pág.

Redes - Cabeamento Estruturado

Disciplina:REDES DE COMPUTADORES4.721 materiais121.395 seguidores
Pré-visualização38 páginas
é produzida pela Argyle Computer Services. O Lambda Link da Argyleutiliza luzes infravermelhas para ligar computadores a impressoras. A desvantagem, obviamente, é quevocê deverá ter pelo menos um pequeno espaço livre entre as unidades par que não haja umaconcentração de luz. O Lambda Link é conectado à porta paralela do PC e proporciona uma ligação de9.600 bps com a impressora. O transmissor e o receptor têm um buffer de 32K cada um. Portanto, vocêpoderá sair rapidamente das aplicações depois de dar início ao job de impressão. Se vários jobs deimpressão forem enviados por vários PCs ao mesmo tempo, eles serão armazenados nos dois buffers.Você não precisa de um software especial para o Lambda Link, pois ele funciona com qualquercomputador Apple, PC, midframe etc. Se você tiver de cobrir uma distância de até 30 metros, o LambdaLink será uma excelente alternativa. Ele é um daqueles produtos fáceis de usar com que você tanto sonhae dificilmente encontra.
LIGAÇÕES ENTRE PRÉDIOSRecomendamos a utilização de cabos de fibra ótica para ligar prédios, pois eles não atraem nem correm orisco de uma eletrocução causada pelas diferenças entre os potenciais de aterramento dos prédios. Noentanto, às vezes é impossível saber qual tipo de cabo deverá ser usado entre os prédios, e as ligaçõesluminosas podem ser usadas para interconectá-los de uma outra forma.Os sistemas de rádio podem ter dificuldade de penetrar as paredes dos prédios. A Photonics Corporationoferece uma opção de rede local sem fio que interage com o AppleTalk e utiliza raios luminosos em vez deondas de rádio a fim de transportar mensagens de correio eletrônico para o WaveLAN, o Netwave e oAltair.O produto da Photonics, denominado Building-to-Building Photolink (uma versão especial do conhecidoPhotolink) é capaz de operar diretamente sob a luz do sol, que em situações normais poderia interferir naconexão interna. O Building-to-Building Photolink consiste em dois transceptores fáceis de instalar e quetransportam sinais em uma distância superior a 180 metros.Apesar de o sistema da Photolinks oferecer uma conectividade relativamente lenta a um preço razoável, omercado da conexão ótica entre prédios é denominado pela Laser Communications, Inc. (LSI). O WirelessEthernet L00-18, mostrado na Figura 11.4, pode transportar a sinalização Ethernet de 10 megabitsatravés de lasers infravermelhos em uma distância superior a 1 quilômetro. Também há disponível uma

versão token-ring de 16 megabits por segundo do produto. O custo para estabelecer uma ligação entreprédios pode chegar a US$ 20.000. Portanto, a instalação de um cabo de fibra ótica no solo ainda é umaboa alternativa. Mas se você não tiver escolha e estiver certo do que precisa, a ligação ótica poderá seruma barganha.
SEM FIO É...Todo mundo que trabalha com cabos de rede deverá estar ciente das limitações desse tipo de acessório. Asredes sem fio em suas diversas formas oferecem muitas maneiras de superar essas limitações - mas comum certo custo. Não estamos dizendo que os conduítes e as ferramentas necessárias para instalá-losdeverão ser aposentados em favor dos sistemas sem fio. Muito pelo contrário, a conectividade sem fiooferece novos recursos que, em vez de substituir, comprementam as redes com fio.