Aula_03

Disciplina:Ética e responsabilidade social2.488 materiais39.323 seguidores
Pré-visualização2 páginas
quanto de grupos sociais humanos. Mesmo quando se trata da conduta de um indivíduo, a conduta tem conseqüências de uma ou outra maneira para os demais, sendo objeto de sua aprovação ou reprovação.

*
*

Os atos individuais que não tem conseqüência alguma para os demais indivíduos não podem ser objeto de uma qualificação moral. As idéias, normas e relações sociais nascem e se desenvolvem em correspondência com uma necessidade social.

*
*

A função social da moral consiste na regulação das relações entre os homens visando manter e garantir uma determinada ordem social, ou seja, regular as ações dos indivíduos nas suas ações mútuas, ou as do indivíduo com a comunidade, visando preservar a sociedade no seu conjunto e a integridade de um grupo social.

*
*

O direito garante o cumprimento do estatuto social em vigor através da aceitação voluntária ou involuntária da ordem social juridicamente formulada, ou seja, o direito garante a aceitação externa da ordem social. A moral tende a fazer com que os indivíduos harmonizem voluntariamente, de maneira consciente e livre, seus interesses pessoais com os interesses coletivos.

*
*

Em resumo, a moral possui um caráter social, pois os indivíduos se sujeitam a princípios, normas ou valores socialmente estabelecidos; regula somente atos e relações que acarretam conseqüências para outros e induz os indivíduos a aceitar livre e conscientemente determinados princípios, valores ou interesses.

*
*

Na próxima aula vamos juntos abordar a estrutura do ato moral.
Não percam e até breve!

*
*