Buscar

A IMPORTÄNCIA DO TEXTO DISSERTATIVO E COMO ELABORAR

Prévia do material em texto

A IMPORTÄNCIA DO TEXTO DISSERTATIVO E COMO ELABORAR
 O texto dissertativo é uma variedade textual em que se expõe as opinioes sobre determinado tema ou assunto, utilizando-se de argumentação lógica, coerente e coesa. Para tal, utilizamos uma estrutura básica, subdividida em introducao, desenvolvimento e conclusao.
 O primeiro ponto a ser abordado em um texto dissertativo é a introdução, que expõe de forma resumida a ideia central sobre o tema, utilizando linguagem clara e objetiva, alé de apresentar informacoes cruciais que serão desenvolvidas na próxima etapa.
 Após a introducao, inicia-se o desenvolvimento do texto, em que se expõe a argumentacao por meio de opinões embasadas em dados, levantamentos, estatisticas, pesquisas, fatos e exemplos sobre a temática, visando defender com propriedade o assunto abordado.
 Posteriormente, é apresentada a conclusão, momento em que se encerram ideias, apresentando um resultado obtido a partir das premissas construidas ao longo do texto.
 De forma simples podemos utilizar alguns pontos principais para nos auxiliar na elaboracao do texto dissertativo:
- Formular uma questão sobre o assunto que deverá ser abordado no texto;
- Selecionar as ideias que serão aboradadas do inicio ao fim do texto, listando-as em um rascunho e organizando-as na ordem que desejar abordá-las;
- Listar os argumentos, causas e consequencias;
- Elaborar as possiveis soluções para o problema em questao e as proponha na conclusao. 
 Portanto sempre que for construir um texto dissertativo, observar essa estrutura básica, respeitando a coerência e a coesão, focando no uso da linguagem adequada a esse tipo de texto.

Outros materiais