Captulo 4 parcial
14 pág.

Captulo 4 parcial


DisciplinaContabilidade Social e Balanço de Pagamentos145 materiais1.375 seguidores
Pré-visualização6 páginas
cabe completar a seqüência de operações que as CEI apresentam. Reproduzimos as operações anteriores para que o quadro fique completo.
	VBP - CI + (IpM-Sub.pM) = PIB (Conta 1 - de Produção)
PIB - (W + Wnr) - (Ipç-Sub.pç) = EOB (Conta 2.1.1 - de Distrib. Primária da Renda \u2013 Geração) 
EOB + (W + Wr) + (Ipç-Sub.pç) + (Rppr - Rppe) = RNB (Conta 2.1.2 - de Distrib. Primária da Renda -Alocação)
RNB + (Tr - Te) = RDB (Conta 2.2 - de Distrib. Secundária da Renda)
RDB = CF + SD (Conta 2.3 \u2013 Conta de Uso da Renda)
SD = FBKF + Var.E + (Tce - Tcr) + ou \u2013 S.ext (Conta 3 \u2013 Conta de Acumulação)
\ufffd Sistema de Contas Nacionais \u2013 Tabela de Recursos e Usos \u2013 Metodologia. Fundação IBGE, Diretoria de Pesquisas, texto para discussão interna nº 88, dez.1997, p. 11
\ufffd Notemos que os impostos incidentes sobre a oferta total devem incluir também aqueles incidentes sobre a importação, visto que a oferta total, como indica a equação básica da tabela de recursos de bens e serviços, é composta por produção mais importação.
\ufffd Só para que o leitor se lembre e possa fazer uma analogia, também no antigo sistema de 4 contas, regido pelo SNA 68, havia uma conta cujos lançamentos desafiavam a intuição, pois aqueles que lembravam despesas (usos) estavam do lado do crédito, enquanto aqueles que lembravam receita (recursos) estavam do lado do débito. Essa conta era a conta do produto interno bruto. 
\ufffd Como foi visto no capítulo 2, a rubrica Excedente Operacional Bruto (EOB) dá conta da totalidade dos lucros, aluguéis e juros pagos. No caso de nosso exemplo, estamos supondo, por simplicidade, que ela inclui também o rendimento de autônomos (a renda de profissionais liberais que recebem como pessoa física, taxistas etc.). que de fato não pode ser classificado em nenhuma dessas categorias de rendimento. Nas CEI, contudo, tanto em sua versão institucional quanto no plano agregado que estamos agora estudando, esta variável aparece discriminada 
\ufffd A notação SD para identificar o agregado \u201cPoupança Bruta\u201d advém da utilização, mesmo em Português, da letra S (do inglês Saving) para designar poupança. A letra D faz referência ao fato de esta ser a poupança doméstica. 
\ufffd PAGE \* MERGEFORMAT \ufffd11\ufffd