Prova 5 resolvida
2 pág.

Prova 5 resolvida

Disciplina:Parasitologia Humana F49 materiais1.217 seguidores
Pré-visualização1 página
Prova 5
1- Explicar o principal métodode diagnóstico laboratorial da escabiose

Raspagem da pele que está descamando, colocar o raspado numa lâmina, pingar uma gota de lugol (acho q é lugol) e visualizar ao microscópio. Não é tão fácil de se visualizar o parasito inteiro no raspado, sendo mais eficaz então procurar fragmentos do parasito.

2- Entre os diversos métodos indicados para o controle da pediculose do couro cabeludo, qual seria:

a) O mais eficaz contra as formas adultas

Catação manual ou utilização de pente fino? É esse?

b) O mais eficaz contra as lêndeas

Sei lá. Eu já ouvi falar em embeber algodão em vinagre em ir passando nos fios da base pra ponta. O Ramiro com certeza falou algo, alguém anotou?

c) O menos eficaz e, praticamente, não recomendado para ovos, ninfas e adultos
Utilizar piolhicidas a base de Lindano (isômero gama do BHC)

3- Existem cerca de 130 espécies de triatomíneos, mas apenas poucas espécies possuem importância na transmissão da Doença de Chagas para o homem. Quais são as principais características que tornam uma espécie de barbeiro uma boa transmissora do Trypanosoma cruzi ?

Ser antropofílico, ter um curto período de tempo entre a alimentação e a defecação, assumir grandes densidades populacionais e adaptar-se bem ao intradomicílio...

4- Diferencie febre amarela urbana da silvestre quanto ao hospedeiro vertebrado envolvido, inseto vetor e agente etiológico transmitido.

Urbana: Homem – Aedes aegypti – Flavivírus
Silvestre: Primatas das florestas tropicais – mosquitos do gênero Haemagogus – flavivírus

5- Defina miíases e explique a classificação biológica dos diferentes tipos.

Miíase é a infestação de hospedeiro vertebrado por larvas de dípteros que, pelo menos durante certo período, se alimentam dos tecidos vivos ou mortos do hospedeiro, de suas substâncias corporais liquidas ou do alimento por ele ingerido.

Obrigatória (miiase primária): larvas biontófogas – larva de díptero que necessita de hospedeiro vivo para se desenvolver.

Facultativo (miiase secundaria): Larvas necrobiontófogas – larvas de díptero que podem se desenvolver em matéria orgânica viva ou morta.

 Primário: capaz de penetrar o tecido íntegro

 Secundário: depende de uma lesão inicial

Pseudomiiase: ovos ou larvas de moscas são acidentalmente ingeridos.

6- Quais as características dos criadouros de simulídeos?

Deve conter água corrente (ambiente lótico).
7- Que relação há entre a maneira dos flebotomíneos (Lutzomyia) fazerem o repasto sanguíneo e a possibilidade das fêmeas se infectarem com Leishmania? (Responda em no máximo 6 linhas).
Flebotomíneos possuem aparelho bucal mastigador, ao picar uma pessoa eles acabam por fazer uma piscina de células e sangue, ingerindo todos esses elementos. Caso elas ingiram macrófagos contendo amastigotas de Leishmania elas se infectarão tornando-se vetores da doença.