Buscar

Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada 
O conhecimento é segmentado em disciplinas no nosso dia a dia? Existe uma relação entre vários conteúdos de literatura, arte, música, ciências, conceitos matemáticos e análises históricas ou geográficas?
Podemos concluir que o mundo é interdisciplinar, e sendo a escola uma base para preparação para vida em sociedade, esse conceito deve está presente nas práticas pedagógicas. O conceito de interdisciplinaridade é conhecido há décadas, mas nem sempre é fácil aplica-lo, pois o mesmo deve ser alinhado com a metodologia aplicada na escola, bem como o envolvimento de todo corpo docente para poder alcançar o êxito na aplicação.
Existem várias possibilidades para implementar a interdisciplinaridade em sala de aula, em algumas escolas a metodologia tem como foco o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, contudo existem outras que a implementam sem alterar sua metodologia, mantendo o currículo estruturado em disciplinas com a realização de projetos que permitem o trabalho em conjuntos entre os professores.
Alguns passos são fundamentais para implantação desse projeto, a promoção da formação continuada dos educadores, ampliando a compreensão que eles têm sobre esse conceito e despertar o desejo de realmente transformá-lo em realidade. Mostrando exemplos práticos e todas as possibilidades de aplica-los em sala de aula.
Outros passos importantes é o planejamento feito de forma conjunta alinhando os conhecimentos de cada disciplina, identificando temas convergentes e criar um cronograma de atividades onde serão inseridas as ideias, isso aplicado de forma bem flexível onde os temas propostos para os projetos sejam reais, podendo ser aplicados na comunidade onde a escola está localizada e podendo ser replicado nos bairros e comunidades onde moram os alunos. A utilização de recursos para integrar o conhecimento, como textos jornalísticos, conteúdos digitais podem facilitar o processo.
Trabalhar a interdisciplinaridade é um processo de construção de uma prática pedagógica inovadora e conectada com a realidade. Trabalhar e propor temas reais além da construção do conhecimento ser feito de forma coletiva, onde conscientizar, implementar, avaliar e aperfeiçoar trará o sucesso com certeza.
Transformar a sociedade a partir da formação de sujeitos capazes de construir um pensamento crítico-reflexivo e interdisciplinar, provavelmente eles estarão mais qualificados a lidar com os desafios e as novas demandas da sociedade.
Referências
https://novaescola.org.br/conteudo/249/interdisciplinaridade-um-avanco-na-educacao
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a23v36n1s2.pdf

Outros materiais