Buscar

Agenda 9 - Protocolo e Cerimonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conceito de Etiqueta Social
Etiqueta é o que equilibra o respeito, a dignidade, o que valoriza um indivíduo, o seu reconhecimento social tem como base o respeito para o próximo e consigo mesmo, saber o limite do certo e do errado, o que você pode e o que não pode ser ponderado saber como se expressar entre outras regras.
A etiqueta social se trata de um conjunto de regras que não estão escritas, mas que estão estabelecidas socialmente e que elas podem variar conforme a anuência de cada cultura, cada época, povo, cultura, cada um possuem suas próprias regras, códigos para o comportamento.
Com o passar do tempo o desenvolvimento humano e os seus costumes foi determinando a sociedade modelos de comportamentos estabelecidos que fossem considerados corretos, adequados a sociedade. Essas regras podem ser assimiladas e com bom senso serem vividas.
Dessa forma, a etiqueta social nada mais é do que um conjunto de regras elaboradas culturalmente e que varia conforme o contexto histórico social, cumprindo certa função na vida coletiva. Não se trata de privilégio de uma classe social ou de um grupo (embora possa se afirmar que as regras mais complexas e elaboradas estejam associadas aos padrões de vida dos mais abastados). Assim, da mais refinada etiqueta dentre os mais ricos às convenções mais corriqueiras da vida do homem simples é possível dizer que há, em algum nível, regras consideradas como boas e necessárias à convivência.
Diferença entre etiqueta social e etiqueta empresarial
A etiqueta social é constituída pelas regras de convívio em sociedade, comportamento em festas, recepções e comemorações.
Já a etiqueta empresarial diz respeito à postura no ambiente de trabalho, que possui regras para o bom relacionamento dentro e fora das empresas, como trato com clientes, fornecedores e governo.
Etiqueta social
Algumas dicas de como se comportar
1. Prepare o seu look de acordo com o evento, dia e hora. Na dúvida, opte pelas cores clássicas ou tire fotos suas para conferir o resultado.
2. Chegar ao evento no horário marcado demonstra respeito e comprometimento.
3. Em casamentos, os cumprimentos aos noivos devem ser feitos desejando “felicidade”; evite os “parabéns”.
4. Ao cumprimentar anfitriões e convidados, no caso de se ter uma taça ou copo em mãos, mantenha-o na mão esquerda juntamente com um guardanapo.
5. Seja simpático e gentil, diga palavras agradáveis em qualquer situação.
6. Conhecer as regras básicas de etiqueta à mesa é fundamental. Procure com antecedência se familiarizar com tudo o que tem receio, para facilitar o manuseio.
7. Não fale de pessoas que você não conheça, a não ser que seja um elogio; elogios são sempre bem-vindos.
8. Pratique a escuta. Saiba ouvir e dar espaço para que as outras pessoas possam expressar suas opiniões.
9. Não mexa no celular enquanto estiver conversando com alguém.
10. Comunique-se corretamente. Olhe nos olhos, demonstre atenção no que a outra pessoa está
 Etiqueta empresarial
Atentar aos excessos no ambiente de trabalho é fundamental para harmonização dos processos e o aumento da produtividade.
1. Vista-se bem e de acordo com as regras da empresa. Isso é importante para mostrar que você compreende os valores da companhia em que trabalha.
2. Ao utilizar o telefone, cumprimente e identifique-se para agilizar a conversa, perguntando, em seguida, se a pessoa pode falar no momento.
3. Os pronomes de tratamento devem ser respeitados e utilizados diariamente por todos os colaboradores, bem como em conversas com clientes e outros públicos.
4. Em almoços de trabalho, saber utilizar corretamente o guardanapo, os talheres, as taças e os pratos demonstra traquejo social e pode causar uma boa impressão.
5. Seja cortês ao escrever um e-mail. Um texto mal digitado ou com erros de português demonstra desleixo e até falta de respeito para com o destinatário.
6. Se não for possível cumprir o compromisso no horário marcado, avise quanto ao atraso ou, em último caso, o cancelamento.
7. Ao chegar e ao sair, cumprimente todos que estiverem pelo percurso, seja com um aceno, uma fala, seguido ou não de um aperto de mão.
8. Ao cumprimentar, olhe nos olhos da outra pessoa.
9. Quando você passar por uma porta, veja se ninguém está vindo atrás. Se alguém estiver se aproximando, segure a porta para a pessoa passar.
10. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho: evite ligações pessoais e, caso ocorram, busque um local privado, usando um tom de voz baixo.

Outros materiais