Buscar

ASPECTOS BIOQUÍMICOS GERAIS DO PROCESSO DIGESTÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ASPECTOS BIOQUÍMICOS GERAIS DO PROCESSO DIGESTÓRIO
Componentes da dieta (vitaminas, mineiras, água, xenobióticos e substratos energéticos: carboidratos proteínas e lipídeos) digestão, absorção e transporte rotas de oxidação de substratos energéticos rotas de armazenamento e biossíntese. 
PROTEÍNAS
Depende de um processo complexo que envolve transcrição de um gene, produção de RNAm e tradução deste pelos ribossomos no retículo endoplasmático. As proteínas humanas estão na forma L.
FUNÇÕES: composição de membranas e organelas, citoesqueleto e matriz extracelular. Regulam processos biológicos (enzimas catalisadores). Transportam moléculas e íons. Realizam defesa de organismos (imunoglobulinas). Regulam alguns hormônios. Contraem músculos a partir da actina e miosina. Regulam expressões de genes. Nutrição. 
OBS: a síntese de proteínas compreende uma sequência de etapas envolvendo um alto gasto de ATP, o qual viabiliza termodinamicamente o processo. 
INGESTÃO: 0,8g/kg corpóreo ao dia (80-100g/dia) para manutenção das funções biológicas importantes. Alimentos de origem animal possuem maior proporção de aminoácidos essenciais para o organismo. 
MASTIGAÇÃO: partícula do alimento é moído e se homogenia com a saliva (processo mecânico com digestão parcial de carboidratos). 
DIGESTÃO: 
ESTÔMAGO: moem e mistura de forma peristáltica gástrica. Há a desnaturação e processamento enzimático inicial de proteínas. 
OBS: Com a chegada do bolo alimentar, o hormônio gastrina é secretado pelas células G da porção pilórica e estimula as células parietais a secretar HCL, o qual promove desnaturação proteica, facilitando a ação das proteases. Além disso, com o meio pH ácido, há a ativação do pepsinogênio (proteína na forma inativa produzido e secretado pelas células do epitélio estomacal) para pepsina, que ativa a atividade proteolítica (endopeptase, baixa especificidade, facilita a degradaçãp de aminoácidos aromáticos). Essa ativação depende da ionização de um dos aspartatos, no entanto a ação da pepsina não é imprescindível. 
INTESTINO: com a chegada do alimento há a estimulação vagal para secretar colecistoquinina e secretina, que estimulam o pâncreas exócrino a secretar peptidades e bicarbonato, o que aumenta o pH do quimo e a secreção biliar, resultando num meio ideal para hidrólise proteica. 
· DUODENO: enzimas proteolíticas são secretas pelo pâncreas como zimogênios (inativos) e o bicarbonato, realizando o ajuste de pH, permite o meio adequado para a ativação desses zimogênios. A partir disso, a enzima entérica enterocinase (que atua em pH neutro como catalisadora) ativa o tripsinogênio em tripsina, a qual ativará os outros zimogênios. 
· Enzimas endopeptidases: tripsina, quimiotripsina e elastase (quebram ligações no interior da cadeia).
· Enzimas exopeptidases: carboxipeptidases e aminopeptidases (atuam nas ligações peptídicas a partir do terminal carboxila e amina, respectivamente). 
OBS: as enzimas digestivas digerem a si próprias, as proteínas da dieta (formando aminoácidos livres, di e tri peptídeos) e os componentes proteicos das células descamadas do lúmen intestinal. 
ABSORÇÃO: os aminoácidos são absorvidos por sistemas com proteínas transportadoras saturáveis (com numero finito de transportadores) e a velocidade depende da natureza química de cada aminoácido em razão de diferentes graus de afinidade. Os transportadores carregam grupos específicos de aminoácidos (neutros, básicos, etc) e alguns pode ter afinididade por mais de um sistema (glicina). Os aminoácidos semelhantes estruturalmente podem competir pelo mesmo sistema, causando uma inibição de absorção. As maiorias desses transportes são feitos de maneira ativa na codependência com sódio. 
· TRANSPORTE DIRIGIDO PELA BAIXA CONCENTRAÇÃO INTRACELULAR DE SÓDIO: (+ eficiente) há a criação de um gradiente de concentração e, dessa forma, o sódio pode entrar na célula carregando o aminoácido (dependente do bom funcionamento da bomba de Na/K dentro da célula – ativo secundário). 
· TRANSPORTE FACILITADO (INDEPENDENTES DE SÓDIO)
· TRANSPORTE NA MEMBRANA BASOLATERAL – ATIVO: carreia aminoácidos do plasma para os enterócitos para suprir o metabolismo das células intestinais (sistema A, ASC e N). 
OBS: tetrapeptídeos ou cadeias maiores possuem baixa afinidade com os sistemas de transporte. 
· REGULAÇÃO: normalmente regulado pela concentração dos substratos, ou seja, quanto maior a disponibilidade de nutrientes no lúmen promove a estimulação da atividade, sem envolvimento neural ou humoral. 
O trato digestivo digere e absorve toda proteína ingerida na dieta, além das proteínas presentes os diferentes líquidos lançados ao longo do processo digestivo ou as oriundas da renovação da mucosa digestiva. Uma parte é perdida nas fezes vindo da microbiota colônica, descamação das porções distais do TD. 
TURNOVER PROTEICO: Proteínas endógenas degradadas à aminoácidos formação de aminoácidos livros endógenos junção com os aminoácidos da dieta síntese de compostos essências ou oxidados para obtenção de energia excreção do N por meio de ureia. 
OBS: em adultos saudáveis há o equilíbrio nitrogenado, onde a quantidade de nitrogênio consumido na dieta é igual a perdida na urina, suor, fezes.

Outros materiais