Fabrica- ¦ção do PVC
6 pág.

Fabrica- ¦ção do PVC

Disciplina:Petroquímica171 materiais264 seguidores
Pré-visualização2 páginas
a atividade industrial deve se desenvolver segundo critérios que garantam a segurança e a qualidade dos ecossistemas e da biodiversidade para as gerações futuras;
::Responsabilidade Social: toda atividade econômica e, em particular, a industrial, deve ter como linha mestra a Responsabilidade Social. Isso significa não apenas o respeito básico e indispensável ao ser humano, reconhecendo suas diferenças étnicas e religiosas, mas também a responsabilidade pela oferta de bens e serviços que permitam melhorar a qualidade de vida da sociedade e promover o seu progresso.
A Contribuição do PVC para o Desenvolvimento Sustentável
O conceito de Desenvolvimento Sustentável e seus pilares de atuação despertam a aceitação imediata por parte de todos, pois são revestidos de extremo bom senso. Porém, a prática desses princípios representa um desafio que exige profundas mudanças na nossa forma de pensar e agir. Transitar da visão de curto prazo para a cultura da sustentabilidade é uma tarefa árdua, porém os resultados são infinitamente mais gratificantes que a obtenção de ganhos efêmeros que não beneficiarão as gerações futuras.
A cadeia produtiva do PVC tem dado importante contribuição para o Desenvolvimento Sustentável. O produto está completamente inserido nos pilares da sustentabilidade pois ajuda na conservação dos recursos naturais, melhora a qualidade de vida das pessoas e contribui para o crescimento econômico. Os principais destaques são:
::A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural renovável;
::O PVC pode ser reciclado várias vezes sem perder as suas propriedades originais;
::O PVC é a resina de maior aplicação na área médica;
::As embalagens de PVC evitam a contaminação de alimentos e medicamentos;
::Os produtos de PVC ajudam a proteger o meio ambiente. Por exemplo, os tubos de PVC são largamente empregados em saneamento básico; as janelas de PVC proporcionam excelente isolamento térmico com substancial economia de energia;
::Custos competitivos, facilidade de instalação e baixa manutenção, tornam os produtos de PVC perfeitamente adequados para atender às necessidades básicas: habitação, saneamento, suprimento de água e área médica.
Ao se colocar na trilha do Desenvolvimento Sustentável, a cadeia produtiva do PVC não contará apenas com a confiança do mercado, mas estará agindo como parceira da sociedade na busca de um futuro mais promissor.
Dessa forma, o Instituto do PVC lançou, em 2003, o documento “Contribuição do PVC Para o Desenvolvimento Sustentável”, se tornando um dos pioneiros na discussão do tema dentro da indústria. Este documento marca oficialmente um compromisso do Instituto do PVC e de sua cadeia produtiva com o Desenvolvimento Sustentável. Sua formulação decorre da experiência adquirida em varias ações já em curso, norteadas pelos conceitos substantivos da sustentabilidade. A integra do documento está disponível no hot site “Contribuição do PVC Para o Desenvolvimento Sustentável”, atualizado e lançado em 2005. Clique aqui ou adicione site http://www.institutodopvc.org/dspvc a seu 'favoritos' para visita posterior.