Buscar

Av 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (Cod.:691614)
1 O oxigênio é um fator que limita bastante o crescimento microbiano. As leveduras em ambiente com excesso de oxigênio terão uma função multiplicativa de suas células, enquanto em um ambiente com ausência de oxigênio terão atividade fermentativa, como a produção de etanol. Na população bacteriana, o crescimento pode ser modulado pelo uso ou não do oxigênio. Com relação aos microrganismos anaeróbios facultativos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falas:
 ( ) Possuem capacidade de crescer na presença de oxigênio.
( ) Multiplicam-se com igual facilidade na presença ou ausência de oxigênio.
( ) Não se multiplicam em temperatura de mesofilia.
( ) São comensais, mas não são patogênicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - F.
B) V - V - F - F.
C) F - V - V - V.
D) F - F - V - V.
2 Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. Com base nas DTAs, assinale a alternativa CORRETA:
A) Intoxicação são causadas por produtos tóxicos produzidos por microrganismos como fungos e bactérias.
B) Apenas produtos produzidos por microrganismos, como toxinas, quando presentes nos alimentos são capazes de causar doença.
C) Apenas os microrganismos presentes no alimento são capazes de causar doença quando ingeridos, seus produtos produzidos não.
D) Quando se trata de DTAs o termo infecção e intoxicação apresentam o mesmo sentido.
3 As bactérias possuem uma grande variedade de formas e modos de vida, sendo que algumas vivem solitárias e outras formam colônias. Podemos classificar as bactérias de acordo com seu formato e agrupamento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas formas de bactérias:
A) Cocos, vibriões e bacteriófagos.
B) Flagelados, ciliados e sarcodíneos.
C) Bacilos, cocos e flagelados.
D) Cocos, espirilos e bacilos.
4 O nutricionista da Universidade Estadual de Kansas Amber D. Howells e alguns colaboradores pesquisaram porque pessoas que trabalham em restaurantes por vezes não seguem as diretrizes da correta higiene alimentar. Observaram que o treinamento pode aumentar o conhecimento sobre segurança alimentar, mas que nem sempre isso muda a prática. A culpa, para os trabalhadores, é do tempo apertado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As pessoas poderão contrair infecções intestinais decorrentes das bactérias presentes nas mãos dos funcionários que trabalham com comida.
II- As pessoas poderão contrair verminoses pela presença de ovos de vermes nos alimentos mal lavados.
III- As pessoas terão diarreia amebiana causada pela presença de protozoários nos alimentos.
IV- As pessoas desenvolverão a nova gripe suína pelo cozimento inadequado de alimentos originados da carne de porco.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/julioabramczyk/2020/03/maos-limpas-previnem-doencas.shtml. Acesso em: 24 jul. 2020.
A ) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
5 As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são todas as ocorrências clínicas consequentes da ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microrganismos patogênicos-infecciosos, toxinogênicos ou infestantes. Os microrganismos presentes nos alimentos capazes de causar doenças são conhecidos como:
A) Neutros.
B) Úteis.
C) Patogênicos.
D) Deteriorantes.
6 Uma infecção fúngica, também chamada de micose, é uma doença causada por um fungo. Existem milhões de espécies de fungos. Eles vivem na sujeira, em plantas, em superfícies domésticas e em sua pele. Às vezes, eles podem causar problemas de pele, como erupções cutâneas ou inchaços, ou doenças sistêmicas que podem levar o paciente acometido a óbito. Com base nas doenças causadas por fungos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Doença de chagas, Amebíase e Pitiriase versicolor.
B) Candidíase, Histoplasmose e Pitiriase versicolor.
C) Candidíase, Histoplasmose e Ascaridíase.
D) Candidíase, Amebíase e Pitiriase versicolor.
7 (ENADE, 2016) Um nutricionista realizou pesquisa em um restaurante e constatou a presença de bactérias patogênicas em produtos cárneos in natura, fora dos padrões microbiológicos estabelecidos pela legislação vigente. Foi considerada a possibilidade de essas bactérias estarem relacionadas com a ocorrência de surtos alimentares. A partir dessa situação e considerando que um plano de controle de qualidade desses produtos deve atentar para fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem no metabolismo dos microrganismos, assinale a alternativa CORRETA:
A) O resfriamento da carne in natura elimina as bactérias patogênicas desse produto.
B) atividade de água elevada da carne in natura favorece o crescimento das bactérias patogênicas nesse produto.
C) pH elevado da carne in natura inibe o crescimento das bactérias patogênicas nesse produto.
D) alta umidade relativa do ar reduz o crescimento das bactérias patogênicas na carne in natura.
8Uma pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou a ocorrência de altos índices de leishmaniose visceral humana na Região Nordeste de Belo Horizonte. Por que ocorrem esses altos índices de leishmaniose?
A) lo aumento da população de hospedeiros contaminados.
B) Pela existência de casas sem reboco ou de tábua.
C) Pela presença de caixas d´água destampadas.
D) Pela ausência de tratamento adequado de esgoto.
9 A esquistossomose é endêmica em vasta extensão do território nacional, considerada ainda um grave problema de saúde pública no Brasil, porque acomete milhões de pessoas, provocando um número expressivo de formas graves e óbitos. Estima-se que cerca de 1,5 milhões de pessoas vivem em áreas sob o risco de contrair a doença. Com relação à esquistossomose mansônica, analise as sentenças a seguir:
I- A esquistossomose mansônica é uma doença de evolução crônica, de gravidade variada, causada por um verme chamado - Schistosoma mansoni - que, no homem, habita os vasos sanguíneos do fígado e intestino.
II- Os ovos do S. mansoni são eliminados pelas fezes do hospedeiro definitivo (homem). Na água, eclodem larvas ciliadas denominadas miracídios que infectam o hospedeiro intermediário (caramujo). Após quatro a seis semanas, as cercárias abandonam o caramujo e ficam livres nas águas naturais para infectar o homem.
III- Os caramujos infectados liberam cercárias durante toda a sua vida, que varia de semanas até três meses.
IV- O controle da doença se baseia na identificação dos portadores do S. mansoni confirmado por exames laboratoriais, tratamento dos doentes, controle dos caramujos, saneamento básico, educação em saúde, vacinação dos indivíduos não infectados em áreas endêmicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
10As infecções virais têm crescido nas últimas décadas, acometendo um número crescente de indivíduos e representando riscos importantes para a saúde. Saber mais a respeito dos agentes infecciosos e conhecer suas características biológicas e formas de transmissão são fundamentais no contexto atual para a promoção da saúde. Sobre vírus, analise as afirmativas a seguir:
I- A reprodução de um adenovírus ocorre quando a sua membrana se funde com a membrana da célula hospedeira e o capsídeo viral penetra no citoplasma. O RNA produz, através da ação da transcriptase reversa, uma molécula de DNA que penetra no núcleo da célula, integra-se a um cromossomo e recombina-se com o DNA celular.
II- Durante o ciclo lisogênico de um bacteriófago, a bactéria infectada tem suas funções normais interrompidas,e o DNA viral, ao mesmo tempo que inicia a replicação, comanda as funções da célula hospedeira.
III- Os vírus são constituídos de ácido nucleico envolto por uma cápsula de proteína, denominada capsídeo, e estão divididos em dois grupos: os que são constituídos de DNA (adenovírus) e os que são constituídos de RNA (retrovírus).
IV- Os vírus são parasitas obrigatórios de diferentes organismos, como bactérias, fungos, animais e plantas. No ser humano, algumas doenças causadas por vírus são a varicela (catapora), a herpes, a gripe e a AIDS.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) As afirmativas III e IV estão corretas.
C) As afirmativas I e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
11Aldeões do estado de Papua-Nova Guiné, na Oceania, são conhecidos por suas criações de porcos e por comerem a carne durante celebrações. Há relatos de que os indivíduos de algumas tribos estão sofrendo um surto de crises epilépticas. Com base na melhor abordagem que poderia ser utilizada para investigação da causa do problema, assinale a alternativa CORRETA:
A) Avaliar presença de cistos de Entamoeba histolytica em verduras e legumes da região.
B) Avaliar a prevalência de infecções por Ascaris lumbricoides na população.
C) Avaliar a presença de ovos de Taenia sollium na água utilizada como potável.
D) Avaliar a presença de Toxoplasma gondii em gatos.

Outros materiais