Direito Constitucional 2-¬ Aula
5 pág.

Direito Constitucional 2-¬ Aula

Disciplina:Direito Constitucional II4.375 materiais93.156 seguidores
Pré-visualização2 páginas
sua reforma, maior é a importância da interpretação. E mais maleáveis devem ser os métodos de interpretação a fim de fazer possível uma perfeita acomodação do estatuto básico às exigências do meio político e social.

A mudança da constituição acaba ocorrendo por obra dos interpretes sem ter modificado o teor da lei, renovando tão-somente o sentido da lei.

A renovação de constituição pode se dar de 3 maneiras: pelo estabelecimento de uma nova constituição, pela revisão formal do texto vigente ou através do recurso de interpretes.

Nota-se que no caso da CF brasileira, por ser rígida, a interpretação é um instrumento muito útil para mante-la de acordo com a realidade política social.

EXERCICIO PRATICO – Analise do Projeto de Lei 3.627/04

1 – Apontar os pontos contraditórios, omissos ou questionáveis da norma jurídica que segue:

2- Verificar, dentre os métodos tradicionais de interpretação, quais poderiam ser utilizados para aclarar o texto legal, justificando sua escolha:

3- De acordo com a técnica sugerida pelo Método Lógico-Sistemico, o qual ensina que uma determinada norma jurídica deve ser analisada dentro do contexto do ordenamento jurídico, e nao de forma isolada, devendo-se refleti-la em face dos princípios fundamentais do Direito. Você, interprete, considera que a norma – objeto de nossa interpretação – está em conformidade com nossos princípios fundamentais? Justifique:

4- De acordo com o Método Hitorico-Teleologico, quais elementos hitoricos políticos, sociais e econômicos poderiam ter motivado a elaboração do projeto de lei em epigrafe? Apontar: