A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
A influência das Cores

Pré-visualização | Página 1 de 1

A INFLUÊNCIA DAS CORES
PUBLICIDADE E PROPAGANDA:
Desde a antiguidade até os dias de hoje as cores são uma representatividade do nosso mundo. O homem busca a cor para se expressar, citando por exemplo pinturas corporais de guerreiros antigos e indumentárias de cortes do mundo inteiro, mostrando nobreza e status. Visitando as grandes catedrais, podemos ver os vidrais coloridos e bem trabalhados, tudo nas cores que para quem está observando entenda a mensagem que deve ser passada. Muitas vezes dependendo da região, podem ter um significado sem uma descrição ou sendo conhecidos universalmente como os sinais de trânsito, definidos pelo verde, amarelo e vermelho. Expressões como “roxo de raiva” ou “vermelho de vergonha” com certeza já foram ouvidas.
 Não há como negar, o homem é atraído por uma infinidade de tons e cores. As cores exercem um papel psicológico importante. Elas são usadas para estimular, acalmar e no caso da propaganda, vender. Utilizando-se delas para despertar sensações, atrair e influenciar na escolha. A publicidade e propaganda não vende assim por dizer, mas busca criar o estímulo para levar o cliente até o produto ou serviço. Quando a agência de publicidade escolhe a cor para a campanha ou peça, tenha certeza de uma coisa, foram horas pesquisando a cor correta para atingir o alvo e ficar equilibrado com a arte. Portanto, quando você ver uma logomarca, peça de outdoor ou display, pense antes de querer trocar a cor para uma que você acha bonitinha. Vejamos algumas tabelas mostrando o que cada cor tem como significado na propaganda e elas sendo aplicadas em marcas conhecidas mundialmente.
Cada cor tem seu significado. Algumas cores são universalmente ligadas a um sentimento e tem uma ótica geral para o mundo. Na tabela abaixo podemos ter uma visão delas.
Decoração :
Muitos não se apercebem, porém, as cores exercem grande influência sobre nós humanos. Claro que essa influência depende muito do impacto psicológico que elas têm sobre nós. Por exemplo, se ao acordar nos deparamos com um belo e ensolarado dia, com um lindo céu azul nos sentimos extremamente invadidos por sensações boas e sentimos uma satisfação intima provocada apenas pelo vislumbre dessa bela paisagem. É bem provável que seu humor irá melhorar, e você irá se sentir super animado para começar o dia!
Uma sensação bem diferente daquela que temos quando o dia está chuvoso e cinza! Notaram a diferença? Céu azul? Dia Cinza? Neste artigo falaremos sobre as cores nos ambientes, e como as cores influenciam nosso estado emocional e visualmente transformam o ambiente.
Em geral as pessoas sentem grande prazer com as cores, os olhos necessitam dela tanto quanto da luz. As cores podem nos estimular, animar, como também irritar, deprimir, angustiar e etc..
Nos anos 40 e 50 no período modernista, o uso intenso de concreto aparente e posteriormente do aço na arquitetura ocasionou um monocromatismo cinzento deprimente ao nosso redor, não permitindo outra cor que não fosse o branco, o preto e no máximo cores neutras. Atualmente a preocupação em tornar espaços e ambientes mais agradáveis fez com que se utilize cada vez mais o tratamento de cores.
Antes de irmos direto ao assunto em questão, a influência da cor nos ambientes, falaremos um pouco sobre a influência das cores em nosso estado emocional, assunto que merece certa atenção pois sem este seria impossível a aplicação correta da cor nos ambientes
Ambiente Hospitalar:
A cromoterapia consiste na utilização das cores de modo que seja possível induzir ou inibir determinados estados fisiológicos ou psicológicos do indivíduo. A cromoterapia hospitalar é uma técnica que apesar de não substituir os tratamentos convencionais é uma interessante terapia complementar que pode acelerar o processo de recuperação do paciente.
A utilização metódica das cores dentro do ambiente hospitalar é um processo relativamente comum, a predominância do branco, por exemplo, é uma maneira que as instituições hospitalares encontraram para transmitir a sensação de limpeza, higiene e tranquilidade, qualidades que as pessoas exigem de uma instituição dessa natureza.
A utilização de jalecos verdes ou azuis dentro dos ambientes cirúrgicos também não é por acaso: essas cores evitam que a visão do médico perca a sensibilidade de enxergar diferentes tonalidades de vermelho que são comuns durante o processo cirúrgico. 
A utilização de cores alegres pode ser importante em salas de recuperação infantil, a utilização de cores relaxantes como o azul e o verde podem perfeitamente serem utilizadas em ambientes destinados a pacientes com problemas cardíacos, devido as propriedades calmantes das mesmas.
Psicologia
As cores têm um papel fundamental na nossa vida, elas podem te levar desde comprar um produto até estimular você a ter fome. Cada cor desempenha um papel diferente e atinge uma emoção diferente. As reações que temos por conta das cores são as mais diversas e é sobre isso que a psicologia das cores estuda. Vamos entender melhor como as cores funcionam e como podemos utiliza-las para as mais diversas situações.
Dimensão: dependendo da cor utilizada, você pode ter a sensação de um ambiente mais espaçoso ou um ambiente menor.
Peso: as cores podem tornar, aparentemente, objetos mais pesados ou mais leves.
Iluminação: basicamente absorver uma parte da luz que recebe e acaba refletindo a outra
Temperatura: inconscientemente, podem imprimir a ideia de quente e frio
Simbolismo: representam um simbolismo totalmente subjetivo, para você pode representar uma coisa que varia de acordo com suas vivências.
Emoção: as cores desempenham um papel direto no nosso psiquismo, visto que, a partir delas podemos ativar sentimento e expressões.dia cinzento
Recordação: muito ligado à emoção, a cor pode te remeter a uma experiência vivida ou a um momento específico de sua vida.
Paredes nos Ambientes:
A influência das cores nos ambientes depende do impacto psicológico que elas têm sobre nós, e esse impacto depende de fatores subjetivos. Faz também diferença se a cor é empregada em uma tonalidade mais viva ou mais suave, ou então se elas estão presentes com destaque ou apenas em pequenos detalhes.
Porém, de maneira geral, cada cor remete a emoções e sensações diferentes, e por isso é importante considerar seus efeitos na hora de escolher as cores a serem usadas na ambientação
Cores Quentes e Frias:
Cores Leves e Pesadas:
	Leves
	amarelo (a mais
leve), laranja, verde
	Pesadas
	violeta (a mais
pesada), vermelho,
azul

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.