Buscar

Tração - Fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSÍTÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS II
DOCENTES: PROFª GISELE BARROS E PROFª LUCIANA MORAIS
MONITOR: MATHEUS CHAVES
TRAÇÃO
A tração consiste na aplicação de uma força capaz de produzir uma força de separação e promover um alongamento dos tecidos moles adjacentes à coluna vertebral. Essa técnica manual também irá agir contra a diminuição de carga por compressão, restaurando a fisiologia (funcionamento mecânico), aliviando, assim, os sintomas. A técnica de tração dos MMSS e MMII alongam toda a fáscia ao longo do membro. 
· Nessa técnica ocorre a separação dos corpos vertebrais, alivio de dores e contraturas musculares, diminuição da carga sobre a CV, descompressão radicular e liberação discal.
- Fisiologicamente, há uma estimulação de mecanorreceptores (!), alonga os tecidos moles e descompressão das estruturas articulares, neurológicas e vasculares. Todos os fatores citados anteriormente irão proporcionar um alivio da dor e redução do tônus muscular. 
- Contraindicações: Descalcificação do tecido ósseo, fraturas vertebrais, infecções e câncer de coluna, compressão medular, hérnia discal, artrite reumatóide, subluxação atlanto axial, comprometimento medular e doença arterial ventro-basilar são contraindicações importantes. 
A tração ela pode ser dividida em: 
1- Tração Estática/Constante;
2- Tração intermitente; 
Nas trações ESTÁTICAS há duas subdivisões: 
- Contínua: onde a força é mantida por dias ou horas e apenas pequenas quantidades de peso são permitidas. Essa tração não é eficaz para as estruturas da CV e é usada primariamente para imobilizações. 
- Mantida: a força aplicada pode durar poucos minutos ou até meia hora e diferente da Contínua, uma carga maior pode ser aplicada. E é útil como um alongamento prolongado nas estruturas espinhais. 
Nas trações INTERMITENTES, também há duas subdivisões: 
- Mecânica: que, como o nome já diz, acontece através de equipamentos que realizam uma tração constante e mantida por longos períodos. 
- Manual: Realizada manualmente pelo próprio terapeuta e pode ser realizado por longos períodos. O posicionamento será realizado pelo paciente, afim de favorecer o alongamento da região. 
· As vantagens da tração manual incluem o feedback sensorial do toque, a especificidade da técnica e o conforto do paciente, mantendo-o em repouso.
· A tração da CV (coluna vertebral), em sumo, vai tratar e aliviar os sintomas de várias condições clínicas causadas por redução do espaço intervertebral e sobrecarga de outras estruturas.
- Indicações: Cervicalgia, Cervicobraquialgia, Lombalgia etc...
______________________________________________________________________

Outros materiais