A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - N2 (A5)

Pré-visualização | Página 1 de 2

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA – N2 (A5)
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme o contexto da gestão organizacional, algumas etapas são necessárias para o alinhamento entre os objetivos organizacionais e as ações necessárias para alcançá-los. O planejamento e controle são parte disso na rotina administrativa, pois auxiliam a realização dos objetivos organizacionais.
 
Nesse sentido, analise o trecho a seguir.
Nas etapas anteriores à execução orçamentária, o foco é maior no ___________, enquanto na etapa de execução orçamentária propriamente dita, o foco será o ___________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Planejamento; controle.
	Resposta Correta:
	 
Planejamento; controle.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta, pois, apresenta as palavras planejamento e controle na ordem correta. Nas etapas anteriores à execução orçamentária o foco no planejamento é essencial para que os objetivos sejam traçados de forma adequada. Na sequência, onde a execução orçamentária ocorre, o foco deverá estar no controle para garantir que os objetivos traçados no planejamento sejam alcançados.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O plano estratégico das organizações deve considerar diversos fatores para o desenvolvimento organizacional. Algumas ferramentas, como o orçamento, podem auxiliar esse objetivo. Por meio de orçamentos operacionais de produção, orçamentos de despesas ou orçamento de investimentos, são levantadas informações relevantes para a tomada de decisão do gestor. Em relação ao orçamento de investimentos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) O orçamento de investimentos pode ser intitulado de orçamento de capital também.
II. (  ) Investimentos são um tipo de gasto que trará benefícios futuros.
III. (  ) Não são exemplos de investimentos: equipamentos, veículos e imóveis.
IV. (  ) O orçamento de investimentos não representa uma projeção de gastos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta, pois apresenta a classificação de investimentos de maneira adequada. É relevante considerar as diversas informações financeiras de maneira correta, por meio dos orçamentos. Isso facilita o direcionamento da organização, bem como as necessidades de acompanhamento e possíveis correções nas atividades organizacionais.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O orçamento é parte da estratégia empresarial, fornecendo importantes informações para os gestores. Devido à situação de competitividade do mercado, é necessário que a empresa escolha um modelo adequado às suas necessidades. Na literatura podem ser encontrados vários tipos de orçamentos.
 
Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.
 
1. O orçamento base zero é utilizado quando existem alterações no nível de vendas e, portanto, necessita de ajustes nos gastos variáveis.
2. No orçamento estático ou budget as peças orçamentárias são feitas a partir da fixação dos volumes de vendas. Tem como principal característica obter um conjunto de dados que não possa ser alterado.
3. O orçamento ajustado ou forecast oferece uma alternativa de flexibilização principalmente quando existem mudanças significativas em alguma variável.
4. O orçamento contínuo ou rolling trata de uma previsão descontínua. A cada novo período, um período anterior não é excluído, e procede-se novamente com novas previsões.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois reúne afirmativas que indicam relações corretas entre definições e tipos de orçamentos. Destaca-se que a escolha de um orçamento deve satisfazer as necessidades do negócio, pois não há um único modelo a ser considerado.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os índices de liquidez devem ser utilizados conforme a necessidade das organizações, auxiliando a tomada de decisão frente ao planejamento estratégico estipulado. Dessa forma, a execução dos cálculos deve ser realizada conjuntamente da interpretação correspondente aos mesmos.
 
Nesse sentido, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Quanto maior o valor do índice de liquidez encontrado, melhor.
Pois:
II. Os índices com valores superiores a 1 (um) mostram que a organização tem liquidez, ou seja, consegue honrar com seus compromissos de curto (LC, LS e LI) a longo prazo (LG).
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta pois considera o contexto da liquidez de forma coerente. Este é um dos temas mais importantes para as organizações, pois relaciona-se a capacidade de honrar os compromissos organizacionais. Dessa forma, obter valores superiores a 1 (um) é importante, pois, ao ser encontrado, este resultado de valor  indicará capacidade de liquidez e quanto maior o valor maior será esta capacidade. 
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O DFC tem importante relação com as informações financeiras de uma organização. A sua execução auxilia na compreensão e análise da capacidade que uma organização tem de gerar caixa em um determinado período. Tal compreensão é possível a partir dos pagamentos e recebimentos monetários. Para tanto, mais de um método pode ser utilizado na elaboração da DFC.
Em relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir:
 
1. A DFC é um demonstrativo que possui mais de um método para sua elaboração; desse modo, um dos métodos utilizados na elaboração da DFC é o método direto.
2. O método direto origina-se a partir do lucro líquido, em que são adicionados ou eliminados valores que não afetam diretamente o caixa.
3. O método indireto considera, na elaboração da DFC, a movimentação direta que houve no caixa, indicando todos os itens que resultaram em entrada ou saída de caixa.
4. A elaboração do DFC possui mais de uma forma de realização; assim um dos métodos usados na elaboração do DFC é o método indireto.
 
Está correto o que se afirma em:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois considera o contexto do demonstrativo de fluxo de caixa de forma coerente. Primeiramente, tem-se o método direto, considerando a movimentação direta no caixa. Em seguida, tem-se o método indireto, originando-se do lucro líquido.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A projeção de resultados empresariais exige a elaboração de pesquisas e reunião de informações sólidas para garantir uma visão adequada daquela . Um exemplo está na projeção de vendas, e, dada sua importância no processo orçamentário, é necessário observar algumas variáveis importantes. Diante disso, assinale a alternativa que indique as variáveis para a projeção das vendas:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Quantidade ou volume de vendas; preço praticado; política ou condições de cobrança.
	Resposta Correta:
	 
Quantidade ou volume de vendas; preço praticado; política ou condições de cobrança.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois indica as variáveis que devem ser consideradas para a projeção de vendas. Esse “tripé” de variáveis é relevante para orientar as decisões não só do departamento de vendas, mas também para orientar o negócio de maneira geral.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	As demonstrações contábeis indicam diversas informações

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.