A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - N2 (A5)

Pré-visualização | Página 2 de 2

importantes para as organizações. Dentre tais informações estão os índices financeiros, calculados a partir das contas presentes nos demonstrativos. Este contexto demanda o conhecimento, por parte dos profissionais, de saber como se interpretam tais índices financeiros.
Acerca deste tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A interpretação dos índices financeiros fornece informações sobre a saúde financeira das organizações, oferecendo apoio às decisões;
II. Pode-se conhecer aspectos como pagamentos e recebimentos, contudo são desconsiderados  os prazos destes;
III. Apesar dos demonstrativos fornecerem informações importantes,  as informações acerca da liquidez são ignoradas;
IV. A rentabilidade e lucratividade auxiliam os gestores no conhecimento da saúde financeira da organização.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV apenas;
	Resposta Correta:
	 
I e IV apenas;
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta pois considera o contexto dos índices financeiros de forma coerente. O conjunto de informações gerado a partir da análise dos índices financeiros permite aos gestores gerais ou gestores financeiros, a tomada de decisão com informações embasadas na realidade da organização.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os relatórios gerenciais auxiliam na tomada de decisão futura, permitindo ao gestor reflexões acerca de mudanças necessárias ou até mesmo a manutenção das estratégias que vêm sendo adotadas. Para tanto, os relatórios gerenciais devem ser utilizados com base em características que promovam o bom uso da informação para a organização.
 
Diante disso,  analise as afirmativas sobre as características para a utilização de relatórios gerenciais a seguir.
 
1. A informação é útil para a tomada de decisão e, por isso, é relevante, confiável e disponível.
2. A informação é confiável, pois é originada unicamente por planilhas eletrônicas.
3. A informação é comparável, mas não compreensível.
4. A informação é rápida e gera um benefício superior ao custo de sua geração.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A resposta está incorreta pois não considera algumas afirmativas ou relaciona conceitos errados. Esse é o caso da proposição II: as tecnologias podem facilitar a compreensão das informações, contudo não se pode considerar que planilhas eletrônicas garantam, em totalidade, a confiabilidade.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	As organizações, sejam elas de pequeno ou grande porte, devem buscar a estruturação de seu negócio por meio do planejamento. A partir do planejamento, deve-se considerar o cenário das despesas com o intuito de promover informações importantes, relacionadas ao estado real da organização, para o desenvolvimento de planos futuros, como, por exemplo, o orçamento de despesas. Acerca do tema orçamento de despesas, analise as afirmativas a seguir:
 
      I.        O orçamento de despesas deve estar alinhado ao plano estratégico da organização somente, desconsiderando outros níveis de orçamento.
    II.        O orçamento de despesas não considera informações do histórico de despesas da empresa para promover a projeção de despesas futuras.
   III.        Na possibilidade de concentrar um valor elevado de gastos fixos, o orçamento de despesas deve ser elaborado com cuidado.
  IV.        Ao elaborar o orçamento, o planejador deve considerar a possibilidade da ocorrência de receita para acobertar as despesas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV apenas.
	Resposta Correta:
	 
III e IV apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta, pois considera a abordagem do orçamento de despesas de maneira completa. Utilizar as classificações corretas nesse orçamento é importante para a estruturação dele, promovendo uma melhor apuração das informações e, consequentemente, melhor utilização dessas.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O orçamento é uma ferramenta de bastante utilidade e impacto nas organizações, pois auxilia suas atividades práticas e estratégicas. Contudo, a ferramenta orçamento estende-se para outros âmbitos, por exemplo o âmbito doméstico ou o âmbito das finanças pessoais.
De acordo com esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
1. (  ) As finanças pessoais vêm ganhando espaço por meio dos estudos de investimentos e financiamentos, conectando pessoas físicas com o mercado financeiro.
2. (  ) O orçamento pode ser considerado pelas famílias como um tipo de  planejamento de suas finanças, sugerindo formas adequadas de alocação de recursos.
3. (  ) A contribuição do planejamento financeiro familiar encontra-se na gestão adequada da renda, favorecendo a relação do núcleo familiar com as decisões sobre o capital.
4. (   ) O controle do orçamento e o planejamento financeiro possuem relação limitada com o contexto familiar. Já no contexto de finanças pessoais, essa relação é profunda.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois considera o contexto do orçamento familiar de forma coerente. A organização das finanças pessoais e da família favorece o contato das pessoas físicas com oportunidades. Por meio da alocação correta dos recursos, conhecimento dos gastos e planejamento, é possível realizar movimentos de reservas e investimentos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.