Morfologia - Advérbios
3 pág.

Morfologia - Advérbios


DisciplinaComunicação Empresarial I6.215 materiais49.385 seguidores
Pré-visualização1 página
Advérbios
Servimo-nos da arte literária visando à compreensão dos pontos característicos que perfazem mais uma classe gramatical, ora representada pelos advérbios. Para tanto, observemos: 
Poema só para Jaime Ovalle
Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...(grifos nossos)
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei. (idem) 
Manuel Bandeira 
Parece que quando nos atemos a uma análise dos aspectos gramaticais, temos a impressão de obscurecermos toda a essência e encantamento que se atribui à poesia, não é verdade? Contudo, tenha certeza de que tais aspectos são indissolúveis, inquestionáveis \u2013 dado seu intenso fulgor. Trata-se, portanto, de apenas estabelecermos uma contextualização, tendo como suporte as duas áreas do conhecimento.
Imbuídos neste propósito, voltemos nossa atenção para os termos que se encontram em destaque, representados por \u201cnovamente\u201d e \u201chumildemente\u201d. Percebemos, pois, que estes se ligam diretamente aos verbos: \u201cdeitei\u201d e \u201cpensando\u201d, indicando as circunstâncias reveladas por eles. 
Tais indícios nos levam a crer que o advérbio se caracteriza como o termo que modifica o verbo, o adjetivo e até mesmo um outro advérbio. Assim como nos demonstram os enunciados abaixo evidentes: 
Com certeza comparecerei à solenidade de formatura. (Percebemos uma efetiva confirmação por parte do enunciador no que se refere a uma determinada ação \u2013 comparecer)
Tinha os olhos muito atentos a tudo que acontecia ao seu redor. (Constatamos aqui uma notável intensificação atribuída ao adjetivo) 
Os alunos desempenharam muito bem suas tarefas. (Identificamos que o próprio advérbio \u2013 muito \u2013modificou um outro, da mesma classe)
No que se refere à classificação destes, esta se encontra intrinsecamente ligada às circunstâncias proferidas em um dado contexto, como antes dito. Assim sendo, nortearemos nosso conhecimento rumo à descoberta destas. Por isso, vejamos: 
\ufffd INCLUDEPICTURE "http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/adverbios%281%29.jpg" \* MERGEFORMATINET \ufffd\ufffd\ufffd
Há ainda uma outra particularidade que a eles se refere \u2013 o fato de também se classificarem como interrogativos. Inferindo-se, portanto, que se adéquam às interrogações, tanto de forma direta quanto indireta. E por assim dizer, assemelham-se aos demais no que tange às circunstâncias que se integram. Conhecê-las-emos: 
Fonte: http://www.portugues.com.br/gramatica/morfologia.html
Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte