Buscar

ED nutriçao em saude publica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED nutrição em saúde publica
1. R C= A construção de estratégias políticas que possibilitem impacto sobre o problema fome – identificada a partir de uma leitura multifatorial – deve á considerar os seguintes determinantes : - contraste na concentração de renda e da terra e desigualdades sociais; - aproveitamento inadequado do espaço rural; - utilização da terra para uma agricultura comercial de exportação, em detrimento da agricultura de produtos alimentares, fruto da divisão internacional da produção realizada pelas antigas metrópoles colonialistas e mantidas, até hoje, por meio de uma injusta ordem econômica mundial; - estrutura fundiária injusta e antidemocrática marcada pela concentração da propriedade da terra na s mãos de poucos; - difícil acesso dos trabalhadores rurais, dos sem-terra e da população em geral aos meios de produção; - avanço do capitalismo no campo, gerando a proletarização do trabalhador rural ; - influência das transnacionais de alimentos na produção agrícola e nos hábitos alimentares das populações do terceiro mundo.
2. r d= O dilema atual da nutrição em saúde pública é lidar ao mesmo tempo com situações aparentemente contraditórias, como a desnutrição e a obesidade e suas implicações. Organismos internacionais vêm referenciando que para o enfrentamento da transição nutricional é necessário colocar na pauta uma série de políticas articuladas numa “agenda única de nutrição”, mediante a promoção da alimentação saudável , no enfoque do curso da vida. Isso porque a promoção da alimentação saudável constitui-se numa das estratégias de saúde pública de vital importância para o enfrentamento dos problemas alimentares e nutricionais do contexto atual . Deve consistir em uma abordagem integral capaz de prevenir ao mesmo tempo as doenças causadas por deficiências nutricionais – reforçando a resistência orgânica para as doenças infecciosas – e em uma redução da prevalência do excesso de peso e das outras doenças crônicas não transmissíveis associadas .
3. r d= R= O Brasil Sem Miséria reúne mais de 100 programas e ações integradas a partir de três eixos: um de garantia de renda, para alívio imediato da situação de extrema pobreza; outro de acesso a serviços públicos, para melhorar as condições de educação , saúde e cidadania das famílias; e um terceiro de inclusão produtiva , para aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias mais pobres
4.r b= Com o apoio governamental certamente conseguiremos fazer uma melhor prevenção, o que possibilita essas melhorias descritas acima. Mas é claro que não anula a necessidades das vacinas uma vez que também são meios preventivos.
5. r e= A desnutrição é um problema que afeta regiões pobres e com pouco acesso à educação. Portanto, para a resolução desse problema, além da administração dos suplementos e alimentação correta, são necessárias ações que levem em consideração também os fatores sociais e econômicos da localidade.
6. R e= Essa questão não está diretamente relacionada a transição, embora seja importante, porem trata-se do FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR- PRONAF.
7. r a= Campanha como esta visa somente propagar e enfatizar a indústria, bem diferente do que se refere a segurança alimentar de acordo II conferência de segurança alimentar.
8. r d= R= Com a ajuda dos indicadores, ou seja, medidas que contêm informações relevantes será possível fazer um melhor levantamento. Logo como descrito na questão fica meio vago fazer tal afirmação mesmo diante do exposto.
9.r b= R= A fome não é tanto a consequência de uma produção alimentar insuficiente ; Consequentemente a prioridade não é tanto aumentar a produção dos que já produzem muito, mas dar a todos os meios necessários para produzir. Porém, deve concentrar - se mais exatamente nas regiões semi-áridas, menos favoráveis à produção agrícola.
10.r e= R= A constituição Federal dar o direito fundamental e legal para que todos possam ter o mesmo acesso a uma alimentação saudável ; Lembrando que a questão por um salário digno onde as pessoas viveriam com mais dignidade para obter seus alimentos bem como outras necessidades , iniciou- se através de Josué de Castro para que hoje pudéssemos obter essa lei a favor de todos , embora ainda h á muito que se fazer.

Outros materiais