Aula_01

Aula_01


DisciplinaAdministração de Recursos Humanos II1.129 materiais9.117 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO
Rio de Janeiro, 25 de Julho de 2011
*
*
AULA 1 
O Homem no Ambiente Organizacional
ADMINISTRAÇÃO 
Rio de Janeiro, 25 de Julho de 2011
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ao final desta aula você será capaz de:
 Compreender a importância do homem se conhecer, saber enxergar suas limitações, como trabalhá-las na busca por melhores resultados e como aplicá-los no ambiente organizacional.
 Aprender que a motivação varia de indivíduo para indivíduo conforme suas necessidades e seus objetivos, não há uma regra geral que possa atender a todos. 
 Analisar os estilos de liderança e como eles impactam na motivação do indivíduo e da equipe.
Identificou a teoria das necessidades propostas por Maslow
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 
 O HOMEM CONTEMPORÂNEO 
 Com o avanço tecnológico e as constantes mudanças que vem ocorrendo a nível mundial, as cobranças e exigências para tais adaptações se tornaram um elemento disparador de desajustamento para o homem contemporâneo que por uma série de razões próprias, dos seus grupos sociais e do ambiente em que ele vive, tem apresentado, proporcionalmente, um aumento daqueles estados de ansiedade e angústia.
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 
 O HOMEM CONTEMPORÂNEO 
 As cobranças do mundo moderno, as exigências e pressões das organizações para resultados imediatos têm exigido das pessoas capacidades técnicas cada vez maiores, além de habilidades interpessoais como elementos necessários para que o indivíduo possa se relacionar com as pessoas no grupo ao qual está inserido na organização.
 Devido às intensas mudanças que estão ocorrendo no dia a dia e que são cada vez mais velozes, as dificuldades das pessoas conseguirem administrar seus conflitos e dificuldades estão cada vez maiores, criando uma sensação interior de pressão enorme e gerando um estado de desanimo e desmotivação.
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O HOMEM CONTEMPORÂNEO
Quando uma pessoa está diante de uma situação de confronto, seu organismo trabalha de forma que suas forças internas começam a entrar em ação para que providências sejam tomadas para resolução de tais problemas, e com isto, criando um estado de desgaste de energia interior.
A cada comportamento há que se fazer com que o refúgio de recursos pessoais seja utilizado. Isso não quer dizer que tais recursos cheguem a se esgotar definitivamente; pelo contrário, eles vão se recompondo e, a cada obstáculo vencido, a pessoa sente-se como que realimentada em si própria e mais disposta a enfrentar novas etapas que aparecerão no futuro, no decorrer de sua vida.  
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO
É o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de umas pessoas para o alcance de uma determinada meta. 
Intensidade aqui se refere a quanto esforço a pessoa despende, porém não é capaz de levar a resultados favoráveis, a menos que seja conduzida em uma direção que beneficie a organização. 
E persistência sendo considerada como uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. 
Os indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos (Robbins, 2005).
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO
De uma forma mais resumida, pode-se dizer que se entende como motivação a ação de mover, ou seja, é o que leva alguém a agir em direção a um objetivo, isto se dá através de um comportamento e pela persistência ao manter este comportamento.
Para Levy-Leboyer (1974, p. 150) a motivação para o trabalho aparece como um fenômeno complexo, que não se pode analisar sem levar em consideração o conjunto da situação, quer dizer, o indivíduo (suas características e experiências), o trabalho (sua natureza e restrições) e a organização com suas regras, seus objetivos, bem como o clima que lhe é próprio.
As pessoas possuem necessidades diferentes, com isto seus objetivos necessariamente não são os mesmos, assim como também não acontecem no mesmo momento.
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA
O relacionamento entre a empresa e o funcionário é de extrema importância, neste contexto o líder influi diretamente na motivação dos funcionários. Um grupo qualquer que desejar atingir sua eficácia, deseja que alguém possa orientá-lo na direção desejada, esse alguém é reconhecido como o Líder do grupo.
Constantemente, liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes. Muitas pessoas em cargos de autoridade não sabem exercer a liderança. Outras a exercem sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema determinado no setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-lo. Heifetz, (1999, p. 62). 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA
Para Bergamini, um líder considerado eficaz, além de preocupar-se com o desenvolvimento integral de toda a potencialidade dos colaboradores, consegue que os mesmos cheguem, até mesmo, a desconsiderar seus próprios interesses para comprometer-se com os objetivos propostos pelo grupo ao qual pertencem.
 
Esse tipo de liderança é, no geral, exercido de maneira natural, de tal forma que o líder, nessas circunstancias, recebe do colaborador/seguidor a autorização para exercer sua influência sobre ele. 
Na prática, só se segue um líder que seja admirado pelo seguidor.
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estilos de Liderança
Os principais tipos de liderança: 
Liderança autocrática e Liderança democrática e Laissez-faire. 
Liderança autocrática: 
Cabe ao líder dizer com clareza o que fazer, como, onde e quando fazê-lo. É o líder que traça o plano, determina as diretrizes e o funcionário apenas cumpre as ordens. Há pouco apoio emocional ou interesse pelas pessoas e suas necessidades, o foco está nas necessidades da organização. 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estilos de Liderança
Liderança democrática: 
	Nesse tipo de liderança, o líder continua a dirigir e supervisionar atentamente a realização da tarefa, mas também dá apoio sócio-emocional, solicita e pede sugestões. Envolve as pessoas em discussões de trabalho, reconhece e elogia. 
Laissez-faire: 
 	É um tipo de liderança que não exprime nenhuma atividade; portanto, caracteriza-se como a \u201cnegação\u201d da liderança. Ocorre quando o líder evita assumir posições e resolver conflitos. Esse estilo de liderança possui um impacto negativo com relação à eficácia e à satisfação dos seguidores (Bergamini)
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As Principais Teorias Motivacionais
 Na década de 50 foi o período de desenvolvimento dos conceitos sobre motivação, sendo formuladas três teorias específicas. 
 São conhecidas como a Hierarquia das necessidades, Teoria X e Y e a Teoria dos dois fatores. 
 Nesta aula veremos apenas a Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow.
 
Maslow propõe uma classificação ou hierarquia de cinco categorias das motivações humanas:
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 As Principais Teorias Motivacionais
Fisiológicas: inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades do corpo.
Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
Social: inclui afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo.
Estima: inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção.
Auto realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que se é capaz de ser; inclui crescimento, alcance do seu próprio potencial e autodesenvolvimento.
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 As Principais Teorias Motivacionais
Na medida em que cada uma destas necessidades é atendida, a próxima torna-se dominante. 
As necessidades fisiológicas e de segurança são descritas como necessidades de nível mais baixo e aquelas relacionadas à auto realização são chamadas de necessidades de nível mais alto.
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 As Principais Teorias Motivacionais
Pirâmide da hierarquia das necessidades. Fonte: Maslow (1970)
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 As Principais Teorias Motivacionais
Para