CCJ0006-WL-PA-14-Direito Civil I-Novo-34078
12 pág.

CCJ0006-WL-PA-14-Direito Civil I-Novo-34078


DisciplinaDireito Civil I68.416 materiais759.704 seguidores
Pré-visualização5 páginas
isso o bem de família, porque o objetivo da Lei 8.009 é, justamente, garantir esse patrimônio familiar.
OBS.: Os bens públicos e os bens de família são inalienáveis, e são insuscetíveis de apropriação o ar atmosférico e a luz solar. Existe ainda as legalmente inalienáveis (coisas doadas com cláusula de inalienabilidade, bens de diretores de instituições financeiras em liquidação) além dos bens que constituem direta irradiação da personalidade (liberdade, honra, nome, privacidade, etc).
 
REFERÃ\u160NCIAS BIBLIOGRÃ\ufffdFICAS:
 
Nome do livro: Curso de Direito Civil. Vol 1 Parte Geral - ISBN. 8530927923 
Nome do autor: NADER, Paulo.
Editora: Forense
Ano: 2009
Edição: 6a
Nome do capítulo: Bense patrimônio
N. de páginas do capítulo: 13
	
	 Aplicação Prática Teórica
 
Os bens reciprocamente considerados.
Três amigos que há muito não se viam encontram-se por acaso no corredor da 1ª. Vara Cível de Goiânia/GO, enquanto aguardam suas respectivas audiências. Papo vai papo vem acabam por revelar o motivo que os levou até lá. 
LAURO, professor de educação física, construíra de boa-fé uma piscina olímpica no terreno do imóvel que alugara para ali instalar sua academia de natação; DAGOBERTO, também de boa-fé, construíra uma piscina na casa que alugara para passar os fins-de-semana e WALDOMIRO, sempre na maior das boas-fés, construíra uma piscina no imóvel alugado em que funcionava a escola de ensino fundamental que dirigia. Todos os amigos, após a rescisão de seus contratos de locação, recusaram-se a deixar os respectivos imóveis e entraram na justiça buscando a indenização pelo que gastaram e pela valorização dos imóveis, com base em pretenso direito de retenção. 
Pergunta-se:
 
a)             A natureza jurídica da benfeitoria realizada por cada um dos amigos  por se tratar de uma piscina, é a mesma? Afinal, o que é uma benfeitoria?
 
b)             O que significa esse â\u20ac\u153direito de retençãoâ\u20ac\ufffd alegado por todos os amigos como base para não saírem dos imóveis alugados? Todos eles são titulares de tal direito?
 
a)     E se o proprietário da casa alugada por DAGOBERTO passasse a cobrar ingresso de seus vizinhos para utilizarem a piscina construída, faria diferença no caso em análise?
 
Caso Concreto 2
 
Os bens públicos.
 
A Administração Pública do Estado de São Paulo resolveu alienar um prédio onde funciona a sede de uma empresa de iluminação do estado, para saldar dívidas contraídas frente a algumas empresas contratadas para fazerem obras de reforma em dois hospitais e cinco escolas, estabelecidos no interior do estado.  
Com base no caso proposto, é admissível a alienação do imóvel em questão perante nosso ordenamento jurídico?  Justifique sua resposta
 
Questão Objetiva
 
 
Marque a alternativa ERRADA em relação aos bens reciprocamente considerados
(   ) o bem principal é um bem que possui existência autônoma, própria, já os bens acessórios dependem da existência de outro bem
(   )  as pertenças são coisas móveis ou imóveis destinadas ao serviço ou ornamentação de um bem principal como parte integrante.
(   ) os frutos, produtos e rendimentos são bens acessórios
(   ) benfeitoria é toda obra ou despesa feita na coisa principal para conservá-la ou melhorá-la.
(   ) o possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis
Â