Buscar

AVA EDUCAÇÃO MUSICAL

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Música na Sala de Aula
Leia atentamente o fragmento de texto a seguir: 
“Altas habilidades referem-se aos comportamentos observados e/ou relatados que confirmam a expressão de ‘traços consistentemente superiores’ em relação a uma média (por exemplo: idade, produção ou série escolar) em qualquer campo do saber ou do fazer”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RECH, Andréia J.; FREITAS, Soraia Napoleão. O papel do professor junto ao aluno com altas habilidades. Revista Educação, Santa Maria - RS, n. 25, 2005. <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2005/01/a5.htm>. Acesso em 21 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre altas habilidades ou superdotação musicais, analise as assertivas a seguir:
I. As crianças com altas habilidades dependem de outras pessoas, também superdotadas, para lhes ensinarem os conteúdos.
II. As crianças superdotadas são precoces e dominam certas habilidades bem antes das outras.
III. As crianças superdotadas passam muito tempo desempenhando tarefas referentes à área que pretendem dominar e sentem prazer ao realizar essas atividades. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b) II e III. A II está certa, pois as crianças superdotadas “são precoces e se iniciam num determinado domínio bem antes das outras” (livro-base, p. 71).  A III está correta, uma vez que as crianças superdotadas “passam horas desempenhando tarefas relativas à área que desejam dominar e sentem prazer em fazê-lo” (livro-base, p. 71). A I está errada, porque as pessoas superdotadas “insistem em fazer as coisas à sua maneira [...], precisando apenas de um pequeno ‘pontapé’ inicial para rapidamente ensinarem a si mesmas” (livro-base, p. 71).
	
	C
	III
	
	D
	II
	
	E
	 I
Questão 2/10 - Música na Sala de Aula
Atente para o seguinte extrato de texto: 
“A primeira implicação da teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas. [...] [A inteligência] musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas. Revista Nova Escola. 01 out. 2008. <https://novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-o-cientista-das-inteligencias-multiplas>. Acesso em 21 nov. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre a inteligência musical na concepção teórica de Gardner, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A inteligência musical é a mais importante das inteligências classificadas por Gardner.
	
	B
	São inteligentes musicalmente apenas os músicos profissionais que tocam ao menos um instrumento.
	
	C
	A música é uma competência que pode chegar a graus muito elevados.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c), pois “a música é uma competência – uma forma de inteligência que pode chegar a graus elevadíssimos (livro-base, p. 16). A letra a) está errada, porque não há uma inteligência mais importante do que a outra (livro-base, p. 15,16). A letra b) está errada, porque “ser inteligente musicalmente é ser capaz de perceber, identificar e classificar sons diferentes, estilos contrastantes, ritmos diversos, tipos de instrumentos e vozes, a direção das notas em uma melodia (o sobe e desce), as diversas combinações de notas que são tocadas ao mesmo tempo (harmonia) e assim por diante” e não apenas os músicos profissionais que tocam instrumentos (livro-base, p. 16). A letra c) está incorreta, já que a inteligência musical é uma competência que pode ser estimulada e desenvolvida a partir das “atividades que realizamos e nas experiências que compartilhamos com outras pessoas no decorrer de nossas vidas”, não sendo, portanto, hereditária (livro-base, p. 16). A letra e) está incorreta, visto que a música é muito antiga e há relatos “nas escrituras sagradas, nos escritos dos filósofos gregos e dos pensadores indianos” sobre a música na vida das pessoas, inclusive das crianças (livro-base, p. 16 e 25).
	
	D
	Os pais que possuem inteligência musical passam hereditariamente para seus filhos as suas competências musicais.
	
	E
	A presença da música na vida das crianças passou a existir a partir da descoberta de Gardner sobre as inteligências múltiplas.
Questão 3/10 - Música na Sala de Aula
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O país contava, em 2009, com 34,5 milhões de adolescentes, 92% deles frequentando escolas. Assim, a escola se constitui em um espaço privilegiado para a implementação das políticas públicas, especialmente de educação em saúde, possibilitando, dentre outras ações de saúde, a promoção da saúde auditiva e prevenção da perda auditiva nos adolescentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Adriana B. Moreira de et al. Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: Estudo exploratório. Educação em Saúde Auditiva, v. 18, n. 2, p. 85-92, 2013, p. 86. <http://www.scielo.br/pdf/acr/v18n2/06.pdf>. Acesso em 21 nov. 2017. 
Em conformidade com os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre o cuidado com a audição de crianças e adolescentes, analise quais das sugestões a seguir tendem a melhorar a qualidade sonora em casa e na escola:
I. Reforçar os sons graves do aparelho de som, pois são menos prejudiciais aos ouvidos.
II. Ter cuidado ao usar fones de ouvido.
III. Abaixar o volume da TV e do aparelho de som.
IV. Reforçar os sons agudos do aparelho de som. 
Está correto apenas o que se afirma em:
 
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	II e III
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d) II e III. A afirmativa II está certa, pois, para melhorar a qualidade sonora em casa e na escola, deve-se ter cuidado com os fones de ouvido (livro-base, p. 107). A afirmativa III está certa, porque é importante abaixar o volume da TV e do aparelho de som para melhorar a qualidade sonora em casa e na escola (livro-base, p. 107). As afirmativas I e IV estão erradas, porque tanto os sons graves quanto os agudos podem prejudicar a audição. Assim sendo, é preciso “evitar reforçar as frequências baixas (os sons graves) no seu aparelho de som, porque os sons graves têm um alcance maior que os agudos” (livro-base, p. 107).
	
	E
	I e IV
Questão 4/10 - Música na Sala de Aula
Considere o seguinte trecho textual: 
“Os ambientes sonoros, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano, fazem com que os bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Adultos cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas, parlendas etc., reconhecendo o fascínio que tais jogos exercem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 51. 
Levando em conta os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre o desenvolvimento musical das crianças, analise as asserções a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A babá, quando canta, ao embalar o bebê, é um exemplo de como o ambiente familiar é importante para o desenvolvimento musical das crianças.
II. ( ) A música é uma forma de transmissão de afeto entre pais e filhos.
III. (  ) A cultura é um fator que influencia o uso que os pais fazem da música com seus filhos.
IV. ( ) As canções que as crianças cantam e as palavras que repetem refletem um padrão sonoro universal e pré-ordenado, já que em todasas culturas há música. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – F
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e). A I é verdadeira, pois a babá, quando canta, ao embalar o bebê, é um exemplo de como o ambiente familiar é importante no desenvolvimento musical das crianças (livro-base, p. 27). A II é verdadeira, uma vez que a música é uma forma de transmissão de afeto entre pais e filhos (livro-base, p. 28). A III é verdadeira, já que a cultura é um fator que influencia o uso que os pais fazem da música com seus filhos (livro-base, p. 28). A IV é falsa, porque as canções que as crianças “cantam e as palavras que repetem refletem os sons que elas ouvem na sociedade, ao invés de um padrão sonoro universal e pré-ordenado” (livro-base, p. 28).
Questão 5/10 - Música na Sala de Aula
Leia atentamente o seguinte trecho de texto: 
“Estimular o talento humano deve ser um dos objetivos da escola, pois, como diz Guenther [...], ‘desenvolver talentos, sob esse olhar, é ao mesmo tempo um investimento social e uma responsabilidade coletiva’. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RECH, Andréia J.; FREITAS, Soraia Napoleão. O papel do professor junto ao aluno com altas habilidades. Revista Educação, Santa Maria - RS, n. 25, 2005. <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2005/01/a5.htm>. Acesso em 21 nov. 2017. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre altas habilidades ou superdotação musicais, analise quais das características a seguir revelam sinais de superdotação musical em crianças:
I. Hipersensibilidade a um ou mais elementos da estrutura musical.
II. A memória musical recente é curta.
III. Tem facilidade para repetir canções ouvidas uma única vez.
IV. Improvisa temas musicais. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a) I, III e IV. A afirmação I está certa, pois a superdotação musical “envolve uma hipersensibilidade a um ou mais elementos da estrutura musical (livro-base, p. 71). A III está correta, porque crianças superdotadas musicais tem “facilidade enorme para repetir de maneira exata canções ouvidas uma única vez” (livro-base, p. 72). A IV está certa, tendo em vista que crianças superdotadas musicalmente improvisam temas musicais (livro-base, p. 72). II está errada, já que crianças superdotadas musicais têm uma “memória fora do comum para elementos” da estrutura musical (livro-base, p. 72).
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	I e III
Questão 6/10 - Música na Sala de Aula
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Pais [...] revela que as preferências musicais dos jovens ‘são acompanhadas de atitudes específicas que reforçam, – mas também ultrapassam – os gostos musicais’, e aponta a questão das ‘escolhas emblemáticas’, tais como vestuário, cortes de cabelo, discotecas que tocam determinados tipos de música e [fã-clubes] que representam elementos de identificação dos grupos, dando suporte a uma certa ‘moral de convivência’ por conivência de gostos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Helena L. da. Gênero, adolescência e música: Um estudo de caso no espaço escolar. Revista em Pauta, v. 17, n. 28, jan./jun. 2006, p. 71-92,  p. 78. <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmPauta/article/view/7480/4665> Acesso em 20 nov. 2017. 
Conforme os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre fã-clubes e ser fã de determinado ídolo ou de uma banda específica na adolescência conforme pesquisa realizada na Alemanha, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Visto que os meninos não são devotos aos seus ídolos, o termo fã-clube deve ser definido como “várias meninas histéricas que são apaixonadas por diferentes artistas”.
	
	B
	Em um fã-clube, as meninas são sempre mais tímidas e os meninos sempre expressam suas emoções de forma mais livre.
	
	C
	A maioria das meninas se dizem fãs de artistas por motivos de admiração, enquanto os meninos se dizem fãs por conta de estarem apaixonados por seus ídolos.
	
	D
	Os fã-clubes são formados exclusivamente por adolescentes desiquilibrados e com baixa autoestima.
	
	E
	Ser fã de determinada banda ou de um ídolo específico é uma forma de experimentar e de construir identidades.
Você acertou!
A alternativa correta é a “e”. De acordo com uma pesquisa na Alemanha, “ser fã de uma determinada banda ou ídolo [é] também uma forma de experimentar e construir identidades” (livro-base, p. 54). A letra a) está errada, pois a concepção de que fã-clube se refere a “um bando de meninas histéricas e aos prantos no saguão de um aeroporto ou diante de uma janela de um hotel chique a espera de um artista, é errônea, já que, de acordo com estudos, meninos e meninas são devotos a seus ídolos” e realizam diferentes atividades relacionadas à admiração que têm por eles (livro-base, p. 54). A letra b) está errada, pois, de acordo com pesquisa realizada na Alemanha, as meninas “tendem a expressar suas emoções de forma mais livre” e os meninos “costumam ser mais recatados” (livro-base, p. 54). A letra c) é errada, porque, de acordo com pesquisa, realizada na Alemanha, “enquanto os meninos se diziam fãs por motivos de admiração, as meninas se definiam como fãs por conta de uma ‘queda’ ou paixão por seus ídolos” (livro-base, p. 54). A letra d) está errada, pois há casos de fãs, de ambos os sexos, que são desiquilibrados, mas isso não pode ser generalizado. De acordo com uma pesquisa realizada na Alemanha, “ser fã de uma determinada banda ou ídolo [é] também uma forma de experimentar e construir identidades” (livro-base, p. 54).
Questão 7/10 - Música na Sala de Aula
Atente para a citação a seguir: 
“Presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje [a música] é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios a cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e, assim, começam a aprender suas tradições musicais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Leda R. C. A música: Um caminho para o desenvolvimento do deficiente intelectual. p. 2. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2319-8.pdf>. Acesso em 21 nov. 2017. 
Em conformidade com os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as canções folclóricas tradicionais serem ou não nocivas às crianças, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As canções folclóricas tradicionais, como “Atirei o pau no gato”, devem ser evitadas na infância, pois são responsáveis pela violência infantil.
	
	B
	Crianças pequenas se interessam muito mais pelo tom melodioso de quem canta do que no sentido literal das canções.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b), uma vez que as “crianças pequenas estão muito mais interessadas no tom melodioso de quem canta e no jogo sonoro do que no sentido propriamente dito das canções” (livro-base, p. 119). A letra a) é errada, pois não há estudos que provem que “a música seja realmente a grande causadora de comportamentos desviantes em crianças. Se fosse assim, todos os gatos do Brasil estariam aleijados ou mortos” (livro-base, p. 117) e a música folclórica é “um conhecimento musical supervalioso que atravessou séculos” (livro-base, p. 117). Assim sendo, a afirmativa c) também está incorreta. Cabe salientar ainda que “as canções infantis com histórias tristes ou pequenas maldades não são exclusivas do folclore do Brasil” (livro-base, p. 118). Além disso, A letra d) está errada, tendo em vista que, se a letra da canção infantil lhe causar incômodo, “converse com a criança oucrie uma versão ‘bacana’ para a canção [...]. Isso é [...] válido de fazer (livro-base, p. 119). A letra e) está errada, considerando que “os temas das canções (e sobretudo aquelas que incomodam), podem e devem ser discutidos com as crianças. Afinal de contas, falar sobre os tabus também é uma forma de protegê-las” (livro-base, p. 120).
	
	C
	As canções folclóricas infantis com histórias tristes ou com pequenas maldades, por serem nocivas às crianças, com exceção do Brasil, não fazem parte do folclore de outros países do mundo.
	
	D
	Não é adequado modificar a letra das canções folclóricas, pois assim elas deixam de ser tradicionais e perdem seu valor cultural.
	
	E
	É importante evitar a discussão com as crianças sobre os temas das canções folclóricas, pois isso pode gerar tabus.
Questão 8/10 - Música na Sala de Aula
Considere o seguinte trecho de texto: 
“A ideia de que há um período crítico para a aquisição de linguagem não é recente. Em 1915, o neurologista inglês Hughlings-Jackson já afirmava que a língua deveria ser adquirida o mais cedo possível, senão seu desenvolvimento poderia ser permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados à capacidade de proposicionar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTANA, Ana Paula. Idade crítica para aquisição da linguagem. Revista Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 343-354, dez. 2004. p. 344. <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11670>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre o período crítico para a aquisição da competência musical, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O período crítico para a aquisição da competência musical refere-se aos três primeiros meses do bebê, quando ele ainda não distingue com clareza os diferentes sons ouvidos no ambiente.
	
	B
	O período crítico para a aquisição da competência musical é uma etapa da vida em que as experiências desempenham um efeito muito mais acentuado nos comportamentos e/ou habilidades do indivíduo.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b, pois o período crítico para a aquisição da competência musical é uma “etapa da vida em que as experiências exercem um efeito muito mais pronunciado nos comportamentos e/ou habilidades de um indivíduo” (livro-base, p. 52). Muitos estudiosos acreditam que também pode existir períodos críticos para a aprendizagem musical. Alguns estudiosos acreditavam que o período crítico para a aprendizagem musical iria até “por volta dos nove ou dez anos de idade e que depois ficaria muito mais difícil alguém aprender a apreciar a música ou a tocar um instrumento em nível expert. Porém, estudos recentes das neurociências têm desafiado essa ideia, sugerindo que a adolescência é de fato uma fase de enorme aprendizagem, plasticidade e remodelagem neural” (livro-base, p. 52,53).
	
	C
	O período crítico para aquisição da competência musical ocorre aos dois anos de idade.
	
	D
	Na adolescência, não é possível desenvolver habilidades musicais, pois o período crítico para a aquisição da competência musical já passou.
	
	E
	O período crítico para a aquisição da competência musical só ocorre em relação à aquisição da linguagem, e não em relação à aprendizagem musical.
Questão 9/10 - Música na Sala de Aula
Considere o seguinte excerto de texto: 
“É responsabilidade de todos estimular e desenvolver capacidades e talentos, e um desses incentivadores deve ser o professor, pois, como mediador no processo ensino-aprendizagem, caberia, também, a ele oferecer estímulos e instigar o aluno a buscar novos desafios, uma vez que os alunos passam grande parte de seu tempo em uma sala de aula”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RECH, Andréia J.; FREITAS, Soraia Napoleão. O papel do professor junto ao aluno com altas habilidades. Revista Educação, Santa Maria - RS, n. 25, 2005. <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2005/01/a5.htm>. Acesso em 21 nov. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre altas habilidades ou superdotação musicais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A superdotação musical é muito comum em crianças que são incentivadas desde cedo a gostarem de música.
	
	B
	A superdotação musical se revela na juventude ou na fase adulta.
	
	C
	A superdotação musical é uma combinação incomum de precocidade, espontaneidade e habilidades específicas, determinadas por uma sociedade ou grupo.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c), pois a superdotação é “uma combinação incomum de precocidade, espontaneidade e habilidades específicas, que são determinadas por uma sociedade ou grupo (livro-base, p. 71). A letra a) está errada, porque a superdotação, não somente a musical, é “rara de acontecer” (livro-base, p. 71). A letra b) está errada, visto que “a superdotação se revela muito cedo” (livro-base, p. 72). A letra d) é incorreta, já que “a superdotação se revela muito cedo, mais ainda no caso da música” (livro-base, p. 72). A letra e) é errada, tendo em vista que “as crianças musicalmente superdotadas demonstram ter um pensamento musical mais articulado do que as outras”.
	
	D
	A superdotação musical se revela mais tarde do que a superdotação em outras habilidades.
	
	E
	As crianças musicalmente superdotadas revelam ter um pensamento musical menos articulado do que as outras.
Questão 10/10 - Música na Sala de Aula
Considere o trecho de texto a seguir: 
“A criança, de certa maneira, reproduz a própria história do desenvolvimento: ela cresce em seu conhecimento da música, descobrindo sons e ritmos, desenhando, experimentando e confeccionando instrumentos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Leda R. C. A música: Um caminho para o desenvolvimento do deficiente intelectual. p. 3. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2319-8.pdf>. Acesso em 21 nov. 2017. 
Em conformidade com os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre a idade correta para se aprender a tocar um instrumento, analise as asserções a seguir.
I. Há especialistas que acreditam que é preciso que a criança comece o mais cedo possível a tocar um instrumento musical
II. Há estudiosos que afirmam ser ideal aprender a tocar um instrumento musical aproximadamente aos sete anos de idade, já que, nessa idade, as crianças conseguem construir conceitos por meio de estruturas lógicas.
III. Existem especialistas que consideram não haver uma idade específica para aprender a tocar um instrumento musical. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	III
	
	B
	I, II e III
A alternativa correta é a letra b) I, II e III. A afirmação I está correta, pois há um grupo de especialistas que acredita que, para aprender a tocar um instrumento, “é preciso começar o mais cedo possível, já que é no início da vida que a mente das crianças se organiza” (livro-base, p. 141). A II está correta, uma vez que há um grupo de especialistas que acredita que é “somente por volta dos sete anos de idade que as crianças estão prontas para escolher o instrumento musical que desejam tocar e que já podem ser iniciadas na leitura de partitura, uma vez que já conseguem construir conceitos através de estruturas lógicas, de acordo com a teoria de Piaget” (livro-base, p. 141). A III está certa, já que há estudiosos que “acham que não há necessariamente uma idade específica para começar [a tocar] um instrumento” (livro-base, p. 141).
	
	C
	II e III
	
	D
	II
	
	E
	I
·

Outros materiais