Buscar

HE - Texto 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Debate teórico e metodológico da História da Educação e sua importância para a pesquisa educacional.
Demerval Saviani – ([1998]2006 – 3ª ed.)
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
O autor situa a emergência da história como um problema filosófico e científico na época moderna e mostra a trajetória dos estudos históricos que desembocou no atual debate (anos 90) que contrapõe dois grandes paradigmas:
ILUMINISTA OU RACIONALISTA
PÓS MODERNO
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
PARADIGMA ILUMINISTA OU RACIONALISTA
Surge no século XIX com o positivismo e o marxismo.
Prolonga-se com a Escola dos Annales, nas suas duas primeiras fases: 1929 a 1969
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
WIKIPEDIA: Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2011). Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário
Positivismo é um conceito que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX. Desde o seu início, com Augusto Comte (1798-1857) na primeira metade do século XIX, até o presente século XXI, o sentido da palavra mudou radicalmente, incorporando diferentes sentidos, muitos deles opostos ou contraditórios entre si. Nesse sentido, há correntes de outras disciplinas que se consideram "positivistas" sem guardar nenhuma relação com a obra de Comte. Exemplos paradigmáticos disso são o Positivismo Jurídico, do austríaco Hans Kelsen, e o Positivismo Lógico (ou Círculo de Viena), de Rudolph Carnap, Otto Neurath e seus associados. Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica (embora incorporando-as em uma filosofia da história). Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
WIKIPEDIA: Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. 
O Marxismo é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. A luta comunista se resume à emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária, para que os trabalhadores da cidade e do campo, em aliança política, rompam na raiz a propriedade privada burguesa, transformando a base produtiva no sentido da socialização dos meios de produção, para a realização do trabalho livremente associado - o comunismo -, abolindo as classes sociais existentes e orientando a produção - sob controle social dos próprios produtores - de acordo com os interesses humanos-naturais
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
A chamada escola dos Annales é um movimento historiográfico que se constitui em torno do periódico acadêmico francês Annales d'histoire économique et sociale, tendo se destacado por incorporar métodos das Ciências Sociais à História; há que referir que o seu nascimento é também um reflexo da conjunta: estava-mos em 1929, ano da Grande Crise económica que assolou os Estados Unidos, bem como a Europa: Alemanha e França, em maior escala: os Annales visam ser como um retracto do espectro de '29, uma época de mutações, que iria ser como que a catapulta essencial para um novo tipo de história, a económica, a social...e empreender um corte na história política, na história individual, mas, sem a arredar de cena, como a vertente mais social vinha sendo vitima (era um pouco ostracizada, colocada num patamar secundário, bem no fundo da história política ou militar...).
Fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 1929, propunha-se a ir além da visão positivista da história como crônica de acontecimentos (histoire événementielle), substituindo o tempo breve da história dos acontecimentos pelos processos de longa duração, com o objetivo de tornar inteligíveis a civilização e as "mentalidades".
A escola des Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o estudo de atividades humanas até então pouco investigadas, rompendo com a compartimentação das Ciências Sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia humana e assim por diante) e privilegiando os métodos pluridisciplinares.[1]
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Em geral, divide-se a trajetória da Escola dos Annales em quatro fases:
Primeira geração - liderada por Marc Bloch e Lucien Febvre (1929 a 1950)
Segunda geração - dirigida por Fernand Braudel (1950 a 1969)
Terceira geração - vários pesquisadores tornaram-se diretores, destacando-se a liderança de Jacques Le Goff e Pierre Nora, além de Philippe Ariès e Michel Vovelle (1970 a 1980)
Quarta geração - a partir de 1989.
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
PARADIGMA PÓS MODERNO
Constitui-se a partir de 1970 com a 3ª fase da Escola dos Annales, dando origem a diferentes abordagens que vêm sendo difundidas de um modo geral sob a denominação de “Nova História” (Le Goff)
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
A História só se pôs como um problema para o homem, isto é, só emergiu como algo que precisava ser explicado e compreendido a partir da época moderna.
POR QUE?
Formas de vida de vida social estáveis sintonizadas com uma visão cíclica do tempo.
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Na época moderna, as condições de produção da existência humana passam a ser dominantemente sociais, isto é, produzidas pelos próprios homens. A natureza é matéria prima a ser transformada pelo homem no tempo. A visão do tempo deixa de ser cíclica.
PASSADO FUTURO
 PRESENTE
O homem, além de um ser histórico, apropria-se de sua historicidade. Além de fazer história, quer se tornar consciente de sua identidade.
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
“Até por volta de 1850, a história continuou a ser, para os historiadores e para o público, um gênero literário” (LANGLOIS; SEIGNOBOS, 1897)
Gênero literário: narrativa, descrição fiel dos fatos, dos acontecimentos passados
Procedimentos formais derivados do método científico no processo de levantamento e organização das fontes e na sistematização e exposição das informações.
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Na década de 1920, a Escola dos Annales busca superar os limites da historiografia tradicional de fundo positivista.
NOVA HISTÓRIA – a partir dos anos de 1970
Embate atual: dois paradigmas
(FLAMARION, 1997)
ILUMINISTA OU RACIONALISTA E PÓS MODERNO
O autor salienta que o Iluminismo se insere na tradição renascentista que afirmou a perspectiva da razão como possibilidade do progresso (emancipação) humano, enquanto o pós-modernismo seria a expressão crítica de tal tendência ao enfatizar o "colapso da civilização", negando, portanto, quaisquer tendências racionais ou cientificistas.
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Questão 1: Que críticas Flamarion faz ao paradigma pós moderno? 
Questão 2: Saviani considera que a contraposição entre os paradigmas iluminista e pós moderno apresentadas por Flamarion é simplificadora. Por que?
Questão 3: Por que esse debate tem consequencias importantes para a Pesquisa Educacional?
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE ENTRELAÇADO AO SIGNIFICADO DA HISTÓRIA:
Quanto ao objeto: em razão da determinação histórica que se exerce sobre o fenômeno educativo.
Quanto ao enfoque: pesquisar em história da educação é investigar o objeto educação sob a perspectiva histórica.
Questão 4: Que dificuldades são encontradas pelos historiadores da Educação”, segundo Saviani?
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Produção historiográfica no campo educativo
Três vetores:
►Preservação da memória
►Ensino de História da Educação
►Produção historiográfica
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Vocabulario:
Argumentação - http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/25334-25336-1-PB.pdf
Argumentos retóricos
Argumentos apodícticos
Axioma 
Paradoxo 
Aporia
Hermenêutica
Método hermenêutico-relativista.
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes