Aula_06

Aula_06


DisciplinaAdministração de Recursos Humanos II1.131 materiais9.129 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Não se sabe o porquê, ficou caracterizado que o feedback deve ocorrer somente durante essa época.
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	
Será que o momento em que se diz ao funcionário tudo o que ele deveria ter feito e não fez, quais as expectativas que não foram atingidas, o objetivo não realizado, é somente na Avaliação de desempenho? 
Muito pouco se fala do que é positivo. 
Na verdade o feedback é para ser usado sempre, a qualquer momento, tanto para propor melhorias como para ressaltar o que está sendo bem feito, ou seja os aspectos negativos mas enfaticamente o positivo também.
FEEDBACK ( continuação)
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	
FEEDBACK ( continuação)
Algumas vezes, esse é o momento usado para se cumprir tabela, para verificar um item considerado como obrigatoriedade. É quando, então, tudo é feito por se fazer, sem compromissos, sem muitas considerações, pois, para quê serve tudo isso? 
As organizações dizem que o feedback é importante, mas isso é problema da área de Recursos Humanos e não do gestor. 
Existe o gestor que acredita que se der um feedback indicando um comportamento inadequado, um trabalho não realizado ou abaixo das expectativas, irá magoar o indivíduo, criar um "clima" difícil para o mesmo. 
Acaba que suas colocações então são tão sutis que o funcionário é incapaz de captar o que se tentou transmitir. 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	
FEEDBACK ( continuação)
Existe uma tendência em se acreditar que o feedback deva ser unilateral: de gestor para subordinado.
 
O feedback é uma ferramenta que também deve ser usada por todo funcionário para descrever as áreas onde a empresa falhou em prover o apoio necessário, o quanto ele se sente satisfeito, enfim, comentar o que é bom e o que deve ser melhorado. 
É importante frisar que embora o feedback faça parte das funções gerenciais, ele pode e deve ser solicitado, quando não ocorrer espontaneamente.
 
Cabe a cada um a responsabilidade pelo seu autodesenvolvimento, inclusive do próprio gestor - e através do feedback ele pode conhecer seus pontos fortes, as oportunidades de melhoria e os pontos que são importantes para a empresa, que irão mantê-lo ligado aos objetivos organizacionais. 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	
FEEDBACK ( continuação)
Aplicação do feedback, fácil ou difícil?
Quando falamos sobre comportamento, estamos falando de pessoas e cada pessoa é um universo, um mundo complexo e quase que desconhecido.
 
É natural que exista a preocupação de não magoar, de não ofender, de colocar no lugar do outro.
 
Mas é necessário entender quanto é importante separarmos a pessoa do profissional. 
Quando se dá um feedback a intenção não deve ser inibir um comportamento ou ameaçar e sim direcionar, mostrar quais são as expectativas, discutir o problema e dizer os porquês, ajudar o indivíduo a tomar conhecimento de algo que, muitas vezes, não foi adequadamente percebido ou simplesmente reforçar um comportamento positivo ou uma atitude correta, o que também é fundamental para manter a autoestima e autoconfiança do indivíduo. 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aplicação do feedback, fácil ou difícil? ( continuação)
É responsabilidade de cada um buscar seu próprio desenvolvimento, acredita-se que ainda não esteja claro, para alguns gestores, que faz parte de sua função a responsabilidade de desenvolver pessoas.
 
Para o gestor, o feedback fornecido dos seus subordinados, superiores ou colegas é também de extrema relevância para o seu próprio desenvolvimento profissional. 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	
A maior dificuldade em lidar com o feedback talvez seja a preocupação em não magoar ou não criar um clima ruim, baseado nisso podemos refletir: ( Ignez Panighel para o RH.com.br )
* A falta de transparência, gera que clima dentro das organizações?
* A subjetividade, a falsidade ou a politicagem deixa as pessoas mais felizes e proporciona um ambiente mais agradável? * O que nos impede de tratarmos os profissionais como seres humanos capazes de entender o que é esperado deles, para que contribuam com os objetivos propostos pela empresa em que trabalham? *Você pode imaginar que hoje, no século 21, uma empresa possa progredir sem considerar o feedback dos clientes, fornecedores, consumidores? * Será que o problema é mesmo como os outros irão receber o feedback ou o fato de que você mesmo, por não saber lidar com ele, imagina que é o outro que não está pronto? 
Aplicação do feedback, fácil ou difícil? ( continuação)
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	
Acredita-se ser fundamental a compreensão de que o feedback é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento pessoal e, por conseqüência, para a melhoria dos processos e resultados organizacionais. 
É um processo interligado, pois com o crescimento profissional o indivíduo estará mais apto e com mais chances de realizar os objetivos propostos pela organização.
Feedback Positivo: O feedback positivo é utilizado quando o funcionário apresenta um resultado ou comportamento igual ou superior ao esperado assim, ele é feito na expectativa de que isso se repita ou se mantenha. O feedback positivo é importante pois aumenta a motivação do funcionário e, consequentemente, seu compromisso com a organização. 
Feedback Negativo: O feedback negativo é utilizado quando um resultado está abaixo do esperado, ou quando um comportamento não condiz com a organização. Esse tipo de feedback é feito para se mudar um comportamento ou para se expor ao funcionário os pontos nos quais ele está errando para que este possa corrigi-los em atividades futuras.
FEEDBACK ( continuação)
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	
Como dar feedback: 
Muitas vezes as pessoas dão feedbacks como forma de demonstrar sua inteligência e habilidade com relação a determinado tema, esquecendo assim da real utilidade disso para o receptor.
 
Com esse tipo de atitude acaba-se transformando o feedback em um desabafo, e por causa desse tipo de situação ele passou a ter uma conotação negativa em muitos ambientes. 
Devido à má forma como o feedback ainda é visto nas organizações muitas vezes os gestores ainda temem sua utilização por receio da reação do receptor.
 
Por diversas vezes aquele que o recebe não o vê como algo construtivo, que possa ser útil para sua ascensão dentro da empresa e sim como forma de retaliação. 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	
A fim de evitar erros na formulação do feedback algumas sugestões são dadas por especialistas da área, tais como: 
\u2022 Seja específico em vez de genérico \u2013 diga em quais momentos a pessoa acertou ou errou, e descreva o porquê dessa situação, quanto mais concreto for o feedback, melhor será para o receptor entender a quais pontos se ater.
 
\u2022 Descreva algo que possa influenciar a pessoa \u2013 aponte comportamentos que possam melhorar a situação em questão. 
\u2022 Escolha uma ou duas coisas nas quais a pessoa possa se concentrar \u2013 com um alto número de sugestões as pessoas acabam se frustrando por julgarem que não estão realizando um bom trabalho. 
Focalize nas áreas que mais precisam de aprimoramento.
 
\u2022 Evite suposições sobre motivos, intenções ou pressentimentos.
*
*