Buscar

AD2 2021- I

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 02 (AD 02) – 2021.1
Disciplina: Filosofia e educação
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea
Mediadoras Pedagógicas à Distância: Profa. Fátima Moura e Fernanda Cupertino
Caro (a) aluno (a):
 Essa é a sua segunda avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. O objetivo das ADS de Filosofia e Educação é que você possa aprofundar aspectos essenciais dos conteúdos apresentados nos materiais, fazendo com que este seja um momento de reflexão e pesquisa. 
Com base nos fóruns que você participou e as aulas estudadas (Aulas 01 a 04 - livro) apresentamos CINCO questões para serem respondidas individualmente.
	
Critério de Avaliação das AD’s:
Você será avaliado:
Pela coerência textual (começo, meio e fim) - (30%)
Pela capacidade individual de produção de síntese e apreensão da leitura feita. (40%)
Pela correta interpretação da questão. (20%)
Pelo uso correto da norma culta da língua. (10%)
Questão 01- De acordo com o que foi estudado na Aula 09 – O que é Ética elabore um resumo sobre as diversas concepções éticas estudadas, que possa servir para a sua própria releitura dessa aula. Assim, dedique no máximo 3 linhas para caracterizar cada uma das posturas éticas da antiguidade grega: sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles. Posteriormente sintetice as teorias éticas do cristianismo, de Kant e também de Nietzsche. Após isso, indique qual seria a concepção ética que, conforme sua ótica, nos tempos atuais, poderia ter mais validade e aplicabilidade. Justifique a resposta. (Valor da questão, 2,0 pontos). 
Questão 02 – Ainda sobre a aula 09, O que é ética e também a Aula 10, Ação moral e prática educativa analise o significado dos termos “moral” e “ética”. Estabeleça as proximidades e diferenças entre ambas às noções. Apresente, posteriormente, um exemplo concreto de uma ação em que você possa encontrar divergências entre a moral de uma sociedade ou grupo específico e as normas gerais da Ética. (Valor da questão, 2,0 pontos).
Questão 03 – Nos estudos da Aula 11– A ética na escola (p. 153) afirma-se: “A escola democrática deve ser plural: todos devem ser ouvidos, todos os pontos de vistas devem ser respeitados; os que pensam de forma diferente não devem ser excluídos”. Analise o trecho acima e defina, conforme o estudo da Aula 11 e outros textos que você possa encontrar na internet ou outros meios virtuais ou factuais, o significado das noções: pluralidade, escola democrática e exclusão. Posteriormente, apresente uma situação problema em sala de aula, real ou imaginária, em que você possa destacar atitudes do docente e/ou dos discentes que possam sem entendidas como plurais, democráticas e inclusivas. (Valor da questão, 2,0 pontos).
Questão 04 – Na Aula - A Ética no convívio social, você poderá ler, na página 170, um trecho do poema La casa de las odas do escritor chileno Pablo Neruda. Releia esse poema e indique qual a postura sustentada pelo poeta: individualista ou solidária? Ele propõe, nesse texto, a possibilidade de harmonizar o individual com os interesses da comunidade? Após isso, descreva uma situação em sala de aula em que o individual e o coletivo possam entrar em conflito. Apresente uma solução para esse problema ético, adotando a proposta de Neruda. (Valor da questão, 2,0 pontos).
Questão 05 – Retomando a Aula 12, A ética no convívio social, Aristóteles define que o homem é essencialmente um “animal político” por natureza. Um homem que vivesse ilhado da sociedade seria um ser “aquém do humano” ou, ao contrário, “além do humano”. Releia o item “Política e vida em sociedade” (p. 166 e segs.). Analise essas teses aristotélicas sobre a natureza humana e sua condição inexoravelmente política, esclarecendo por que o homem fora da sociedade seria alheio à condição humana. Finalmente, apresente sua própria visão sobre se o homem é (ou não) essencialmente político. Justifique a sua resposta. (Valor da questão, 2,0 pontos).
********

Continue navegando