CCJ0006-WL-PA-16-Direito Civil I-Antigo-15849
8 pág.

CCJ0006-WL-PA-16-Direito Civil I-Antigo-15849


DisciplinaDireito Civil I61.040 materiais666.392 seguidores
Pré-visualização4 páginas
       se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
(D)          se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa
(E)          se as duas são falsas.
 
Caso Concreto  4
Tema: Pessoa jurídica: conceito, formação e extinção. 
Maria Paula do Nascimento, viúva, aposentada, foi procurada por um velho amigo Luiz Augusto de Mello. Após uma longa conversa, Luiz Augusto pediu que Maria Paula fosse fiadora num contrato de locação não residencial. Maria Paula, acreditou na boa-fé do amigo e assinou o contrato sem a leitura do mesmo.  Depois de anos, foi surpreendida com uma pendência na declaração de seu Imposto de Renda e descobriu que o contrato que assinou não era de locação e sim contrato constituição de sociedade. Maria Paula o contrata como advogado(a) para defender seus interesses e retirá-la da sociedade. Elabore os argumentos de defesa de Maria Paula, levando em consideração os requisitos para constituição da pessoa jurídica.
 
 
Caso Concreto 5 
Tema: Pessoa jurídica: Desconsideração da personalidade jurídica.
A empresa Prestalex Ltda, prestadora de serviço de vigilância, foi despejada da sua sede, por falta de pagamento de alugueres. Com efeito, parou de exercer suas atividades. Diversos credores tentaram receber seus créditos, sem lograr êxito. No curso de um dos processos ajuizados por uma empresa credora WYZ Ltda, foi constatado que um dos sócios da Prestalex Ltda transferiu sua parte da sociedade para o porteiro de seu prédio, além de contrair de má-fé diversas dívidas em nome da empresa. A sociedade não possui ativo para pagar nenhum débito.
 
Pergunta-se:
a)       A sociedade está legalmente extinta? 
b)       Qual solução jurídica para os credores receberem seus créditos?
 
 
 
Caso Concreto 6
Tema: Domicílio Civil. 
Maria estabeleceu residência com ânimo definitivo em Belo Horizonte â\u20ac\u201c MG. Ã\u2030 sócia-gerente de uma pessoa jurídica com sede em Vitória â\u20ac\u201c ES. Ocorre que Maria ateou fogo e matou seu marido João, após flagrá-lo, em São Paulo â\u20ac\u201c SP, com uma amante, e hoje está condenada e cumpre sua pena em um presídio de São Paulo - SP.   Responda de forma fundamentada:
 
a)Qual é a finalidade da fixação dos domicílios da pessoa natural e da pessoa jurídica?
b)Analisando os artigos de lei abaixo, diga onde a amante poderia propor ação de compensação por danos morais sofridos (por ter presenciado a brutal morte do ex-amante) em face de Maria?
 
Código Civil
Art. 76. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.
 
Código de Processo Civil
Art. 94. A ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, em regra, no foro do domicílio do réu. 
 
 
 
QUESTÃ\u2022ES  OBJETIVAS : (Respostas justificadas)
Pode-se afirmar que a diferença entre associação e fundação reside no fato de que:
a)       a associação não tem finalidade lucrativa e a fundação sim;
b)       a associação refere-se à união de bens e a fundação de pessoas;
c)       a associação tem fins lucrativos e a fundação não;
d)       não há diferença entre associação e fundação;
e)       a associação refere-se à união de pessoas e a fundação de bens.
 
2- Considera-se como domicílio civil da pessoa natural que não tem residência habitual, por empregar a vida em viagens, sem ponto central de negócios:
a)       o último local onde morou continuamente por dois anos;
b)       a residência de seus pais;
c)       o lugar onde for encontrada;
d)       o local onde realizou seus estudos;
e)       a residência do parente mais próximo, se não tem pais.
 
 
Caso Concreto 7
Tema:  Classificação dos Bens. 
Por se tratar de bem de natureza durável, Milena afirma que uma geladeira somente poderá ser considerada bem inconsumível; afinal, sofrerá, quando muito, desgaste natural pelo uso. A afirmação de Milena é correta? Uma geladeira somente poderá ser considerada um bem inconsumível? Justifique suas respostas.
 
 
Caso Concreto 8
Tema: Classificação dos Bens.
No site de leilões e-Bay Motors foi leiloado no dia 09 de outubro de 2005 um automóvel Lancia Astura, exemplar único, fabricado especialmente para o ditador italiano Benito Mussolini, em 1939, com desenho do ateliê Pininfarina. O lance inicial era de quinhentos mil euros, ou cerca de um milhão e trezentos mil reais. A arrecadação foi doada ao Hospital Infantil de Toronto, no Canadá. Levando em consideração a classificação dos bens, estabeleça a natureza jurídica do automóvel objeto do leilão ?  JUSTIFIQUE sua resposta. 
 
 
Caso Concreto 9
Tema: Bens Públicos.
A Administração Pública do Estado de São Paulo resolveu alienar um prédio onde funciona a sede de uma empresa de iluminação do estado, para saldar dívidas contraídas frente a algumas empresas contratadas para fazerem obras de reforma em dois hospitais e cinco escolas, estabelecidos no interior do estado.  Com base no caso proposto, é admissível a alienação do imóvel em questão perante nosso ordenamento jurídico?  Justifique sua resposta
 
 
QUESTÃ\u2022ES OBJETIVAS: (respostas justificadas)
 
1) (Concurso público para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Mato Grosso do Sul - 2006)
A Autoridade Policial que se vê na atribuição de tipificar uma ocorrência apresentada durante o plantão, identifica-a como sendo crime de dano, no entanto deve considerar a priori se trata ou não de crime contra o patrimônio público que qualifica aquele delito. Para tanto deve ter conhecimento inequívoco acerca da distinção entre os bens elencados na legislação civil. Considerando a afirmação acima e ainda a correta definição dos Bens prevista no Código Civil, assinale a alternativa incorreta. 
 
a) Consideram-se bens móveis, os suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social e aqueles considerados públicos, se danificados dolosamente tipificam aquela qualificadora. 
b) Consideram-se bens públicos de uso especial os prédios locados, que se destinam a estabelecer órgãos públicos e qualquer dano, desde que doloso tipifica aquela qualificadora. 
c) As praças e ruas são consideradas bens públicos de uso comum do povo e qualquer dano, desde que doloso tipifica aquela qualificadora. 
d) Os materiais empregados para a construção de uma escola municipal enquanto não forem empregados, são considerados bens imóveis e qualquer dano, desde que doloso tipifica aquela qualificadora. 
e) São classificados com bens públicos os dominicais que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal ou real, de cada uma dessas entidades e qualquer dano, desde que doloso tipifica aquela qualificadora. 
 
 
2) Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso , justificando a(s )falsa (s):
a)(    ) O patrimônio corresponde a todos os bens móveis e imóveis de uma pessoa. 
b)(    ) Os frutos, como bens acessórios,  só podem ser naturais.
c)(    ) O possuidor de má-fé tem direito às benfeitorias necessárias.
d)(   ) Mesmo demonstrado o interesse público, os bens privados não podem ser desapropriados por particular.
e)(    ) Os bens imóveis só podem ser adquiridos por escritura pública registrada no cartório de Imóveis, enquanto os móveis o são pela efetiva tradição (efetiva entrega da coisa).
 
Caso Concreto 10
Tema: Fatos Jurídicos em Sentido Estrito, Atos Jurídicos e Negócios Jurídicos.
 
Leia o acórdão a seguir e responda, justificadamente, ao que se pede.
 
Negatória de paternidade c/c anulação de registro de nascimento. Reconhecimento voluntário e consciente mesmo diante das dúvidas acerca da paternidade. Arrependimento