Buscar

Estudo de coorte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIURÉTICOS E BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CÁLCIOESTUDOS DE COORTE
Liz Schettini
· O que é o estudo de coorte?
· Quais as principais características do estudo de coorte?
· Como determinar o tempo de estudo?
· Quais os tipos de exposição?
· Quais os tipos de estudos de coorte?
· Quais suas medidas de análise?
· Quais as vantagens do estudo de coorte?
· Quais as desvantagens do estudo de coorte?
· Para que serve o estudo de coorte?
· A que fatores o pesquisador deve se atentar?
 Também conhecido como estudo prospectivo, ele é individuado, observacional e longitudinal. É a estratégia de investigação em que grupos de pessoas sem a doença em estudo são avaliadas de acordo a exposição a uma causa potencial e comparados em relação a incidência ou mortalidade da doença. Características principais:
· Dois ou mais grupos de comparação definidos de acordo a experiencia de exposição a um fator causal
· As pessoas devem estar LIVRES da doença/agravo/óbito no INÍCIO do estudo
· Seguimento dos participantes com exames periódicos
· Comparação da incidência/mortalidade pela doença/agravo/óbito entre os grupos.
 O tempo de acompanhamento da exposição depende do período de latência da doença, mas deve ser suficiente para que ocorra o efeito sob estudo. As pessoas dos diferentes grupos de exposição devem ser submetidas aos mesmos exames e procedimentos diagnósticos.
 Existem 2 tipos de exposição: a episódica (evento pontual de curta duração -> ex.: explosão em Chernobyl) e a continuada (ocorrência constante ou periódica -> ex.: fumar)
· Concorrentes: (prospectivos clássicos) a exposição pode (ou não) já ter ocorrido, mas o desfecho ainda não ocorreu. Podem ser fixas ou dinâmicas. Com a população em geral ou com algum tipo específico de elegibilidade. Ex.: peso ao nascer X mortalidade neonatal.
· Não concorrentes: (retrospectivos) todas as informações sobre a exposição e o desfecho já ocorreram antes do início do estudo. Os problemas dos estudos não concorrentes são viés de informação e a inabilidade para controlar variáveis de confusão pela falta de informação. Ex.: uso de cocaína por gestantes X prematuridade Dúvida Lizzz: qual a diferença desse estudo pro caso-controle? 
 Aqui vamos precisar calcular a medida de ocorrência/frequência que são os coeficientes de incidência ou mortalidade entre os expostos e não expostos e o coeficiente de incidência geral (CI= casos novos em um período/população total x10^n; CM= óbitos em um período/população afetada x 10^n). E também as medidas de associação que é o risco relativo ou razão de riscos (RR) Dúvida Lizzz: precisa saber calcular essas coisas pra prova? Não tem fórmula no slide
 Vantagens do estudo de coorte -> determinação cronológica clara, simples seleção de controles, excelentes dados sobre a exposição e doença, vários desfechos são estudados simultaneamente
 Desvantagens do estudo de coorte -> vulnerável a perdas, inadequado para doenças com baixa frequência, alto custo relativo e tem viés de informação e seleção.
 O estudo de coorte serve para avaliar a etiologia de doenças (ex.: relação fumo x câncer), avaliar a história natural de doenças (ex.: evolução de pacientes HIV+), estudar o impacto de fatores prognósticos (ex.: marcadores tumorais e evolução do câncer) e estudar intervenções diagnósticas (ex.: impacto do tipo de tratamento cirúrgico de fraturas de colo do fêmur em idosos sobre a mortalidade)
 Na sua avaliação é necessário observar: a existência de vieses de seleção e informação, a continuidade do seguimento dos sujeitos na pesquisa, o controle dos fatores de confusão e a importância dos resultados e sua aplicabilidade na prática clínica.

Outros materiais