Buscar

ESTRUTURA DO TÁLAMO- diencefalo 1

Prévia do material em texto

ANATOMIA DO DIENCÉFALO 
É uma estrutura prosencefácila. Demonstra o tubo neural primitivo, mostra o telencéfalo com o rinninfelalo. Demonstra abaixo o diencéfalo e ele cresce mesmo que o telencéfalo, e ele recobre parte do diencéfalo mas cobre o teto por exemplo. 
As outras estruturas prosencefálicas se encerram na primeira voltinha. 
O diencéfalo vai ter uma relação intima com o mesencéfalo. 
Diencéfalo + telencéfalo= cérebro 
O diencéfalo é completamente circundado pelos hemisférios cerebrais, exceto a face ventral. 
Situação impar e mediana. 
Compreende tálamo, hipotálamo, epitálamo, subtalamo 
Relação intima com o terceiro ventrículo 
A cavidade diencéfalo é estreita e impar 
-se tem o aqueduto cerebral 
-forames interventriculares 
- no corte sagital se tem o tálamo, hipotálamo, no meio é a fenda od terceiro ventrículo, se tem o plexo corioide no que seria o teto do terceiro ventrículo. 
Na vista na secção mediana, se tem a estrutura ovoide que é o tálamo, e unindo os dois se tem a aderência Inter talâmica, eles só existem em 70% das pessoas. Se observa o teto e o complexo. 
Terceiro ventrículo 
 
Vamos encontrar o quiasma optico, como se fosse um X na base do encéfalo, o ponto onde se tem o cruzamento das fibras mediais ou nasais que cruzam no plano mediano em direção ao tálamo como tálamo optico. Posteriormente, se tem a região de tuber cinério, que tem um corte que localiza o infundíbulo que prende a hipófise e geralmente fica na sela túrcica. O infundíbulo tem origem no trocno. Nessa região tbm se encontra os corpos mamilares que são grandes núcleos e e por lá se tem fibras que geram fibras. Substancia perfura posterior, região amis profunda. 
Vista dorsal do hipotálamo, temos a glândula do pinela, se tem os pedículos e é prendido pela substancia branca, isso tem o nome que é que as estrias do tálamo. Próximo a essa regiãp temos o trígono das habenulas. Parede posterior do diencéfalo: região que forma um triangulo, o epitálamo, comissura posteior (estrias medulares), cruza as habenulas. Saindo de cada lado e percorrendo a parte mais alta e presa as estrias se tem uma tela corioide que vai formar o terceiro ventrículo. Tela corioie e fixo nela se tem o plexo corioide do terceiro ventrículo. 
Parede anterior do terceiro ventrículo: temos estruturas que e=unem os hemisférios laterais que são a comissura anterior que unem o osso frontal do outro hemisfério, é bem delimitado. No meio aqui tem uma substancia branca chamada lamina terminal que é de tecido nervoso que é a lamina terminal que é de tecido nervoso na região próximo ao quiasma optco, ali no resseco supra optico. A lamina terminal mais comissura anterior são estruturas telencefalicas. 
Esses recessos e espaços são ocupados pelo licor. Recesso do infudibulo e o tuber cinério, que forma uma cavidade e esse tubo é chamado de infundíbulo que tem um espaço no meio. Outro reseeeco é ali na pineal que trafega pelo aqueduto em direção ao quarto ventrículo. 
TÁLAMO 
Massas volumosa de suisb cinzentas que tem forma meio ovoide. 
A região em amarela é a parte mais anterior do tálamo, em vermelho região mais posterior. A região mais anterior é chamada de tubérculo e a região posterior é chamada de região pulvinar, nesse puçvinar tem os corpos geniculados lateral que tem a ver com as vias auditivas e o corpos geniculados lateral que tem relação com a via ótica. A sua face medial é revestido de epitélio ependimário, a face lateral é separada pela capsula interna e se tme um grnade número de susntancia branca e a face inferior é pra ser continua com o hipotálamo. 
Secções da vista do tálamo 
As duas massas ovoides é o tálamo. Anteriormente se tem o ventrículo lateral e em baixo é o corno anterior e posterior do ventrículo lateral. Entre um tálamo e outro se tem uma susbtancia branca e entre o talammo e os núcleos se tem uma substancia entre eles que é a capsula interna. O tálamo é dividido em 4 regiões, temos o tubérculo anterior do tálamo, núcleos medais, laterais e posteriores do tálamo. 
Na extremidade do tálamo, temos os corpos mamilares, reprsentado pelos coliculos superiores e o corpo geniculado lateral, e o inferior com o medial. Lá em cima a glândula pineal. 
HIPOTÁLAMO 
É uma área relativamente abaixo. È de representação de função muito grande muitas funções com o sna e límbico. 
Ele possui duas funções endócrinas e viscerais, vai compreender estruturas que estão ali no ventrículos. Hipotalamo tem relação com o mesencéfalo no tecto. A laminaa terminal tbm delimita. O sulco hipotalâmico que fará delimitação. Se encontra os corpos mailares, quiasma optico e o tuber cinério que se prende a hipófise, e no meio o infundíbulo se tem a hiposife ou pedículo hipofisário. A neurohipofise é fixa no telecefalo, todo o conjunto tem as estruturas ali perto, ela n tem a mesma estrutura que as demais, ela tem origem das galndulas da linha média. 
A adeno produz hormônios e o neuro n produz, mas o hipotálamo vai produzir e vai jogar, deslocar hormônios no vasos sanguíneos. A hipófise anterior recebe do hipotálamo os hormônios liberadores que são produzidos no hipotalmo que vão jogar na corrrente sanguínea. 
Tuberal que tem relação com o tber cinerio. 
Mamilar por ter relação com os corpos mamilares. 
EPITÁLAMO 
 
Forma o limite posterior do terceiro ventrículo do diencéfalo. Glândula pineal que é glândula endócrina impar e mediana. Vai ter a base da linha medial e se prende na comissura posterior e se liga ao aqueduto do mesencéfalo, se tem a comissura das habenulas e logo se tem o trígono das habenulas que atravessa o plano mediano e se tem a estrias do tálamo formam essas estrias pq é como as fibras do tálamo se projetam pra outras regiões do sistema nervoso. 
SUBTALAMO 
É uma região entre o final do hipotálamo e o mesencéfalo, no meio do caminho, região de transição. 
Temos os pedúnculos cerebrais em branco, limite posterior do terceiro ventrículo se formando o aqueduto cerebral. Os núcleos rubros e posterior do tálamo, o pulvinar na região ´posterior do tálamo. Pequena área situada ente superior com o tálamo lateralmente com a capsula medialmente com o hipotálamo. Se tem nucelos subtalamos que tem forma duas lente em posição convexa e regiões incertas, e campos de forel que é a substancia branca que trafega pela substancia branca.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes