Buscar

APS analise Clinica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS 
 
1- Qual o significado da sigla ESBL? Qual o impacto desses microrganismos na saúde pública?
A sigla ESBL significa β-lactamases de espectro estendido. A emergência e a disseminação de bactérias produtoras (ESBL) têm sido retratadas como grande problema de saúde pública, especialmente no que diz respeito a patógenos associados às infecções relacionadas com a assistência à saúde (IRAS) 
2- Qual foi o local de estudo? Número de amostras avaliadas? Período da coleta de dados?
 Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, RS, Brasil. Foram analisadas durante o período de estudo 4.888 culturas e o período do estudo foi de julho a dezembro de 2007
3- Como foi realizada a identificação de cepas, antibiograma e triagem fenotípica da produção de ESBL?
Através da coloração de Gram e provas como fermentação de glicose, sacarose e lactose, motilidade, produção de H2 S, gás, indol e, quando necessário à identificação foi confirmada pelo painel de Gram-negativos do AUTO-SCAN-4 (Dade Microscan, Inc., Sacramento, CA, USA). O perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos foi determinado pela metodologia de disco-difusão, de acordo com as normas do CLSI (Clinical Laboratory Standards Institute). A triagem fenotípica para produção de ESBL foi realizada pela técnica de disco aproximação também segundo as normas do CLSI (CLSI, 2007).
4- Qual foi o total de culturas positivas? Dessas, qual o percentual de enterobactérias? Dessas, qual o percentual de isolados produtores de ESBL?
O percentual de culturas positivas foi de 31,6%. E 54,2% foram identificadas como enterobactérias. E 24,8% dos isolados apresentaram teste de triagem positivo para produção de ESBL.
5- Quais as espécies mais prevalentes nesse estudo?
Dentre os isolados produtores de ESBL, Escherichia coli foi à espécie prevalente, com 46,2%, seguida de Enterobacter sp, com 30,3%. 
6- Em relação ao perfil de resistência dos isolados, contra quais antibióticos os isolados se mostraram mais sensíveis/resistentes?
Quase 100% das cepas isoladas como produtoras de ESBL foram resistentes a todas as cefalosporinas e aztreonam, 32,6% de resistência a piperacilina/tazobactam, indicando a possibilidade da presença de outro mecanismo de resistência, além de ESBLs. Não foi observada resistência à tigeciclina
7- Do ponto de vista de saúde pública, qual a importância da frase encontrada no artigo: “As enterobactérias produtoras de ESBL avaliadas no presente estudo mostraram-se bastante susceptíveis aos carbapenêmicos, principalmente meropenem”. 
Espectro de ação significativamente mais amplo que esses outros. São drogas relativamente seguras e utilizadas com muita frequência para o tratamento de pacientes em terapia intensiva, sendo praticamente reservados para uso nesse contexto. E conformo o artigo os carbapenêmicos, principalmente meropenem se mostram bastante suscetíveis ESBL é muito são muito utilizados, pede não ter sucesso no tratamento.

Outros materiais