Buscar

Processamento Textual e Produção de Textos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para termos uma ideia de como ocorre o processamento textual, basta pensar que, na leitura de um texto, fazemos pequenos cortes que funcionam como entradas a partir dos quais elaboramos hipóteses de interpretação. KOCH (2002) afirma que, para o processamento textual, recorremos a três grandes sistemas de pensamentos: conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico e conhecimento interacional.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e Compreender: os Sentidos do Texto. Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. 3ª ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012, p. 40.
A respeito da afirmação expressa por Ingedore Koch, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ao ler um texto, o indivíduo faz uso dos seus conhecimentos gramaticais e lexicais, dos seus saberes prévios sobre o mundo que o permeia, estabelecendo relações com a leitura, e a relação estabelecida entre interlocutor e leitor.
	Resposta Correta:
	 
Ao ler um texto, o indivíduo faz uso dos seus conhecimentos gramaticais e lexicais, dos seus saberes prévios sobre o mundo que o permeia, estabelecendo relações com a leitura, e a relação estabelecida entre interlocutor e leitor.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O conhecimento linguístico refere-se ao domínio das regras gramaticais expressas pela Gramática Normativa. O conhecimento enciclopédico tem relação com a bagagem de conhecimento que o leitor traz para decifrar os códigos textuais. Já o conhecimento interacional diz respeito à relação existente entre interlocutor e leitor, os dois devem percorrer o caminho do texto juntos, a intencionalidade que a composição textual tem é pensada para a compreensão do leitor.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Toda enunciação, mesmo na forma imobilizada da escrita, é uma resposta a alguma coisa e é construída como tal. Não passa de um elo da cadeia dos atos de fala. Toda inscrição prolonga aquelas que a precederam, trava uma polêmica com elas, conta com as reações ativas da compreensão, antecipa-as.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Disponível em https://filosoficabiblioteca.wordpress.com/2013/09/30/mikhail-bakhtin-pdf-download/. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 22h14.
A respeito da inserção dos conteúdos relacionados à produção textual, analise as sentenças abaixo.
I. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes devem ser expostos a textos curtos, pois estão em fase de construção de aprendizagem acerca de seus conhecimentos linguísticos.
II. Quadrinhas são bons exemplos de textos que podem ser trabalhados no Ensino Fundamental, pois são rimados, incitam a criatividade e pertencem ao mundo dos estudantes.
III. Dialogar com a realidade dos estudantes não deve ser uma preocupação que os professores precisem ter ao selecionar textos para trabalhar no início do Ensino Fundamental.
IV. Selecionar textos que apresentem elementos que dialoguem ou que já sejam de conhecimento do estudante estimula o processo de aprendizagem significativa.
V. Assumir uma postura de investigador, apoia o aluno a desenvolver suas habilidades linguísticas com mais facilidade, pois ele encontrará sentido no processo.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É importante que a leitura de textos não seja um processo cansativo. Deve, também, trazer prazer ao leitor. Quando ele ainda está em processo de aprendizagem das competências leitoras, ler textos longos pode ser uma tarefa chata, o que pode prejudicar a construção desse caminho. Quadrinhas, poemas, piadas, tirinhas são bons gêneros a serem trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quando há, também, elementos que já fazem parte do mundo dos estudantes, eles tendem a se animar ainda mais e perceber a funcionalidade dos textos. Quando o estudante estabelece relações, compreende e é autor do seu processo, assumindo uma postura de investigador, ele cria um sentido para os seus novos saberes.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O verbo, quer na língua materna, quer nas línguas estrangeiras, é considerado «o centro, o sol da frase» (Nery, 1993, p.33), pois todas as palavras se organizam à sua volta. É através dele que nos situamos uns em relação aos outros e que estabelecemos uma relação temporal com a realidade linguística e extralinguística.
XAVIER, Lola Geraldes. Ensino da Gramática: Reflexões em Torno do Verbo. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3398352.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 22h55.
Sobre o estudo do verbo, analise as sentenças abaixo.
I. O verbo é a parte da oração que apresenta maior número de variações de forma ou conjugações gramaticais.
II. O verbo exprime cinco ideias, a partir das mudanças de suas formas: modo, tempo, número, pessoa e voz.
III. Os verbos auxiliares são aqueles que contribuem para a plena compreensão da semântica da frase.
IV. Verbos defectivos não são conjugados em todas as suas formas. O grupo dos verbos impessoais só conjuga-se em terceira pessoa, por não apresentarem sujeito.
V. Os verbos só podem ser modificados pelos advérbios, que têm a função de apresentar as diferentes circunstâncias em que o significado do verbo pode alterar.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os verbos apresentam o maior número formas (modo, tempo, número, pessoa e voz) e conjugações. Os verbos defectivos só podem ser conjugados em terceira pessoa, “ela” ou “ele”, por não possuir sujeito.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A linguagem é uma ferramenta que está presente a todo o momento em nossas vidas. Compreender seus usos e funções deveria ser uma obrigação a todos nós, mas, sabemos que nem sempre é assim. É visível que a falta de conhecimento da relação linguagem e poder, de seus usos e funções existe, levando em consideração vários exemplos de pessoas que atribuem ao “mau uso da nossa linguagem” ao “fracasso como cidadão”.
SOLTES, V.; RAUPP, E. S.. A Intencionalidade na Propaganda Publicitária. http://ri.uepg.br:8080/monografias/bitstream/handle/123456789/51/Vania%20Soltes.pdf?sequence=1. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 5h37.
Sobre a linguagem, é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ter conhecimento expandido em relação ao uso correto, gramaticalmente, da linguagem, é um ato político e social, pois emancipa o sujeito frente à sociedade historicamente excludente.
	Resposta Correta:
	 
Ter conhecimento expandido em relação ao uso correto, gramaticalmente, da linguagem, é um ato político e social, pois emancipa o sujeito frente à sociedade historicamente excludente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Utilizar a língua conforme os padrões gramaticais emancipa os sujeitos e lhe dá margem para compreender as relações sociais e políticas estabelecidas no mundo social. Lutar por um mundo mais igualitário, através da produção de um discurso mais coerente e coeso, torna-se mais eficaz quando domina-se a língua, ao invés de ser dominado.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os estudos sobre a gramática tradicional originaram-se bem antes dos da língua, tiveram início no séc. V. a.C, na Grécia Antiga, com o estudo de alguns filósofos. Este estudo foi dividido [...] É notório o uso frequente de conectivos, especificamente de conjunções na formação de frases, orações e períodos, sejam elas orais ou escritas. As conjunções são de cunho sintático, semântico e pragmático [...].
ALBUQUERQUE, P. R. T. de.; SILVA, J. de S.. Uma Nova Perspectiva Sobre o Estudo de Conjunções. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID1227_17082016085446.pdf.
Acessado em 14 de agosto de 2019, às 23h19.
O uso adequado das conjunções enriquece a produção textual dos estudantes.
 Analise as assertivas a seguir.
I. Utilizar conjunções adequadamente estabelece relações sintáticas e semânticas mais estruturadas.
II. As conjunções conectam uma palavra a outra e têm função de subordinação ou de coordenação.
III. As conjunções mudam de forma, flexionando-se em gênero, número e grau, quando subordinadas.
IV. O uso adequado das conjunções favorece melhor formação dos elementos de coerência e coesão do texto.
V. O valor semântico do texto não é afetado pelo uso inadequado das conjunções, pois estas só devem ser analisadas por seu valor sintático.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Estruturas sintáticas coesas de conjunção atribuem valor semântico e coerente significativo aos textos, a partir de suas funções de subordinação ou coordenação.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano. Se a comunicação se realiza por intermédio dos textos, deve-se possibilitar aos estudantes a oportunidade de produzir e compreender textos de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa.
CALDAS, Lilian Kelly. Trabalhando Tipos/Gêneros Textuais em Sala de Aula: Uma Estratégia Didática na Perspectiva da Mediação Dialética. Disponível em http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 19h11.
Para que os aspectos linguísticos sejam trabalhados em sala, é necessário fazer um trabalho eficiente sobre os gêneros textuais.
Analise as assertivas abaixo.
I. Um professor consciente sobre os aspectos linguísticos a serem desenvolvidos por seus alunos propõe momentos de livre escolha dos gêneros textuais, incitando-os a criatividade.
II. Expor aos estudantes uma variedade de gêneros textuais fortalece a compreensão das regras gramaticais, pois cada autor tem sua maneira de escrever e de utilizar as estruturas linguísticas.
III. A oralidade também deve ser trabalhada em sala de aula, pois os estudantes serão expostos a situações em que exigem apropriação específica da fala.
IV. Cada gênero textual apresenta a sua estrutura, por isso os estudantes devem conhecer os mais variados possíveis, para que identifiquem suas características.
V. Apresentar a variedade de textos literários como fruição estética é, também, um mecanismo de poder, pois, historicamente, somente as classes dominantes tinham acesso à arte.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Apresentar diferentes gêneros, de diferentes autores, faz com que os estudantes desenvolvam a criatividade, reconheçam características estilísticas, identifiquem a escolha de determinada regra para dar ênfase a algum aspecto no texto e, também, para que reconheçam as características básicas de cada um deles. Apresentar propostas em que o uso da oralidade seja evidenciado abrange o mundo de possibilidades dos estudantes, pois deixa-os aptos a enfrentarem variadas situações comunicativas. Além disso, o texto não pode ser utilizado, somente, para fins pedagógicos. Identificar o belo também faz parte do processo, pois o acesso à arte também é uma maneira de exclusão social, visto que nem todos têm acesso a ela.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Se os procedimentos metodológicos são constitutivos dos conteúdos, torna-se relevante apresentar algumas exigências que se fazem necessárias para a ação de ensinar, tais como a ação fundamentada no domínio consistente de um saber resultante dos vários saberes formais e experienciais. Afinal, o professor é aquele que ensina não apenas porque domina os conteúdos, mas porque sabe ensiná-los (ROLDÃO, 2007), ou seja, é aquele que sabe promover a transposição didática adequada para a devida aprendizagem dos conteúdos.
SILVA, E. R. da; ABUD, M. J. M. Estratégias de Ensino e Aprendizagem da Gramática: Apreciações Docentes na Formação Continuada. Disponível em https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/download/1324/869. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 23h57.
Muitas estratégias podem ser construídas para o ensino da Gramática. Marque a alternativa que apresenta coerência quanto ao planejamento do ensino das regras gramaticais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O professor pode assumir o lugar de intermediador do conhecimento e propor que os estudantes construam os hipóteses sobre as regras gramaticais.
	Resposta Correta:
	 
O professor pode assumir o lugar de intermediador do conhecimento e propor que os estudantes construam os hipóteses sobre as regras gramaticais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Antigamente, o ensino era vertical, ou seja, o professor quem retinha o conhecimento e o aluno só absorvia essa aprendizagens. Hoje, ele constrói hipóteses, é ativo nesse processo.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Não há dúvida de que se deve ensinar a gramática normativa nas aulas de Língua Portuguesa, embora se sabe perfeitamente que ela em si não ensina ninguém a falar, a ler e a escrever com precisão. O dever da escola é ensiná-la oferecendo condições ao aluno de adquirir competência para usá-la de acordo com a situação vivenciada. Não é com teoria gramatical que ela concretizará o seu objetivo, pois isso leva os estudantes ao desinteresse pelo estudo da língua, por não terem condições de entender o conteúdo ministrado em sala de aula, resultando assim frustrações, reprovações e recriminações que iniciam pela própria escola e o preconceito linguístico.
SANTOS, Gorete R. G.. O Ensino da Gramática Normativa em Sala de Aula: as Dificuldades de Aprendizagem no 6º Ano do Ensino Fundamental. Disponível em https://docplayer.com.br/12671824-O-ensino-da-gramatica-normativa-na-sala-de-aula-as-dificuldades-de-aprendizagem-no-6o-ano-do-ensino-fundamental.html. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 21h44.
 Leias as assertivas sobre o ensino da Gramática Normativa na escola.
I. Os estudantes devem ter a oportunidade de aprender as regras da Gramática Normativa, mesmo que utilizem a variação linguística em sua fala e que esta não seja motivo de preconceito.
II. Espera-se que no final do Ensino Fundamental os estudantes já tenham memorizado todas as classes gramaticais que compõem a Gramática Normativa.
III. As regras gramaticais não têm relação com a semântica textual, pois, o mal uso dessas aprendizagens não altera o sentido do texto.
IV. As classes gramaticais relacionam-se ao estudo da sintaxe e da morfologia do texto, ou seja, à composição dos elementos da frase.
V. A Gramática Normativa é dividida em dez classes gramaticais, as quais apresentam os diferentes usos e funções das palavras que compõem a língua portuguesa.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todos os estudantes devem ter a oportunidade de aprender os conceitos apresentados na Gramática Normativa, pois este ato está atrelado à emancipação dos sujeitos, o que espera-se que ocorra durante o processo educativo. Caso ele utiliza variantes da norma considerada padrão, este aluno não pode ser alvo de preconceito linguístico, o qual deve ser combatido em todas as situações possíveis. As classes gramaticais apresentam o estudo sobre a composição das palavras, ou seja, sua função e as diferentes ocorrências, e são classificadas a partir da sintaxe e da morfologia.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	[...] A língua portuguesa é, na prática, muitas
vezes considerada homogênea, apesar de o Brasil ser um país marcado muitas vezes considerada homogênea, apesar de o Brasil ser um país marcado muitas vezes considerada homogênea, apesar de o Brasil ser um país marcado por grandes contrastes, aliás, em vários sentidos. A variedade padrão é aquela ensinada na escola, instituição que representa uma força corretiva e unificadora da língua. A despeito do que preconizam os manuais gramaticais, a heterogeneidade linguística está estabelecida no país e é influenciada tanto por fatores diatópicos, geográficos, quanto por fatores diastráticos, sociais. Devido ao acesso limitado à ampla e efetiva escolarização, as diferenças linguísticas tornam-se acentuadas e, sobretudo, cada vez mais distantes da norma culta.
SILVA, K. A. Da; PILATI, E.; FREITAS, J. De F.; O Ensino de Gramática na Contemporaneidade: Delimitando e Atravessando as Fronteiras na Formação Inicial de Professores de Língua Portuguesa. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n4/a08v10n4 . Acessado em 12 de agosto de 2019, às 18h29.
Algumas reflexões acerca da Gramática Normativa podem ser realizadas. Analise as sentenças abaixo.
I. O processo de elaboração da Gramática Normativa ocorreu em meio a uma sociedade excludente. Por isso, o preconceito linguístico é tão evidente.
II. A variação linguística da língua portuguesa pode ser apresentada pela Gramática Descritiva, a qual não emite juízo de valor e fortalece a igualdade cultural da formação da língua.
III. Há diversidade linguística também nos diferentes grupos da sociedade. Jovens tendem a falar diferente dos idosos, assim como os falantes digitais possuem sua própria linguagem.
IV. Conhecer as regras gramaticais favorece os indivíduos a destacarem-se nas suas atividades laborais, pois emitirão mensagens mais coesas e coerentes, havendo comunicação mais rápida.
V. A ortografia, como objeto de estudo, só deve fazer parte do contexto acadêmico dos professores de Língua Portuguesa, únicos responsáveis por ensinar tais regras.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A construção das normas que regem a Gramática foi escrita com o intuito de analisar a linguagem que os poetas utilizavam antigamente. Quem tinha acesso ao estudo eram os filhos de famílias mais abastadas, por isso, o aspecto excludente da Gramática Normativa, visto que as regras foram construídas em um momento histórico em que a educação não era um processo que inclui todos. Enquanto esta Gramática exclui os sujeitos que não enquadram-se nesses padrões, a Gramática Descritiva apresenta as variações linguísticas como parte integrante da língua portuguesa, sem emitir valor a estas diferenças. A língua é mutável e pode apresentar diferenças entre pessoas que pertencem a diferentes classes sociais, de trabalho, de interesses, etc. Quando um funcionário escreve bem, tende a ser reconhecido, pois facilita a comunicação entre as pessoas, utilizando recursos coesivos e de coerência, e quem o lê foca somente na mensagem, não se atendo a palavras mal escritas e estruturas inadequadas.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O artigo originou-se do Latim Vulgar a partir do demonstrativo ille/ illa a fim de sanar a perda da declinação dos nomes e satisfazer a uma necessidade eufônica. (MATTOS E SILVA, 1993). [...]Ressaltamos que a compreensão do artigo como elemento de coesão referencial que, geralmente, é anafórico, quando é definido e, catafórico, quando é indefinido. Segundo Neves (2000), o artigo indefinido tem, frequentemente, um uso não-referencial, aplicando-se a todo e qualquer membro da classe, grupo ou tipo que é escrito pelo sintagma, constituindo uma generalização.
CARNEIRO, Cléa Gurjão. Licenciatura em Letras/ Português: Língua Portuguesa III. Disponível em http://ead.uepb.edu.br/arquivos/letras/Lingua_portuguesa_III_final.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 23h33.
O artigo é importante para dar valor semântico às frases. Leias as sentenças abaixo sobre o uso dessa classe gramatical.
I. Os artigos, em língua portuguesa, precedem o substantivo.
II. Para substantivar uma palavra, traga o artigo para antes dela: o não é uma forma de educar.
III. Os artigos definem gênero, número e grau.
IV. Não há precisão sobre quem se fala ao utilizar o artigo indefinido.
V. O artigo definido pode indicar uma espécie inteira: a melancia é doce. Todas elas são doces.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Em algumas línguas, como no búlgaro e no albanês, os artigos não precedem o substantivo, mas, em língua portuguesa, sim. Qualquer palavra, expressão ou frase pode ser substantivada se o artigo for inserido antes: O amar é um ato político. “Um, uns, uma e umas” são artigos indefinidos e não definem sobre quem o que está se referindo. O artigo também pode se referir a uma espécie inteira: A baleia é um animal aquático.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais