Revisão Av1

Revisão Av1


DisciplinaAdministração de Recursos Humanos II1.129 materiais9.114 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO
Profª Valeria Bellas
REVISÃO PARA AV1
*
*
*
AULA 1 
O Homem no Ambiente Organizacional
ADMINISTRAÇÃO
Profª Valeria Bellas 
Rio de Janeiro, 25 de Julho de 2011
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 
 O HOMEM CONTEMPORÂNEO 
 Com o avanço tecnológico e as constantes mudanças que vem ocorrendo a nível mundial, as cobranças e exigências para tais adaptações se tornaram um elemento disparador de desajustamento para o homem contemporâneo que por uma série de razões próprias, dos seus grupos sociais e do ambiente em que ele vive, tem apresentado, proporcionalmente, um aumento daqueles estados de ansiedade e angústia.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO
É o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de umas pessoas para o alcance de uma determinada meta. 
Intensidade aqui se refere a quanto esforço a pessoa despende, porém não é capaz de levar a resultados favoráveis, a menos que seja conduzida em uma direção que beneficie a organização. 
E persistência sendo considerada como uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. 
Os indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos (Robbins, 2005).
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO
De uma forma mais resumida, pode-se dizer que se entende como motivação a ação de mover, ou seja, é o que leva alguém a agir em direção a um objetivo, isto se dá através de um comportamento e pela persistência ao manter este comportamento.
Para Levy-Leboyer (1974, p. 150) a motivação para o trabalho aparece como um fenômeno complexo, que não se pode analisar sem levar em consideração o conjunto da situação, quer dizer, o indivíduo (suas características e experiências), o trabalho (sua natureza e restrições) e a organização com suas regras, seus objetivos, bem como o clima que lhe é próprio.
As pessoas possuem necessidades diferentes, com isto seus objetivos necessariamente não são os mesmos, assim como também não acontecem no mesmo momento.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA
O relacionamento entre a empresa e o funcionário é de extrema importância, neste contexto o líder influi diretamente na motivação dos funcionários. Um grupo qualquer que desejar atingir sua eficácia, deseja que alguém possa orientá-lo na direção desejada, esse alguém é reconhecido como o Líder do grupo.
Constantemente, liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes. Muitas pessoas em cargos de autoridade não sabem exercer a liderança. Outras a exercem sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema determinado no setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-lo. Heifetz, (1999, p. 62). 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estilos de Liderança
Os principais tipos de liderança: 
Liderança autocrática e Liderança democrática e Laissez-faire. 
Liderança autocrática: 
Cabe ao líder dizer com clareza o que fazer, como, onde e quando fazê-lo. É o líder que traça o plano, determina as diretrizes e o funcionário apenas cumpre as ordens. Há pouco apoio emocional ou interesse pelas pessoas e suas necessidades, o foco está nas necessidades da organização. 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estilos de Liderança
Liderança democrática: 
	Nesse tipo de liderança, o líder continua a dirigir e supervisionar atentamente a realização da tarefa, mas também dá apoio sócio-emocional, solicita e pede sugestões. Envolve as pessoas em discussões de trabalho, reconhece e elogia. 
Laissez-faire: 
 	É um tipo de liderança que não exprime nenhuma atividade; portanto, caracteriza-se como a \u201cnegação\u201d da liderança. Ocorre quando o líder evita assumir posições e resolver conflitos. Esse estilo de liderança possui um impacto negativo com relação à eficácia e à satisfação dos seguidores (Bergamini)
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As Principais Teorias Motivacionais
 Na década de 50 foi o período de desenvolvimento dos conceitos sobre motivação, sendo formuladas três teorias específicas. 
 São conhecidas como a Hierarquia das necessidades, Teoria X e Y e a Teoria dos dois fatores. 
 Nesta aula veremos apenas a Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow.
 
Maslow propõe uma classificação ou hierarquia de cinco categorias das motivações humanas:
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 As Principais Teorias Motivacionais
Fisiológicas: inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades do corpo.
Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
Social: inclui afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo.
Estima: inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção.
Auto realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que se é capaz de ser; inclui crescimento, alcance do seu próprio potencial e autodesenvolvimento.
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 As Principais Teorias Motivacionais
Pirâmide da hierarquia das necessidades. Fonte: Maslow (1970)
*
*
*
*
AULA 2 
A Importância da Motivação e da Liderança
para as Organizações 
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Alguns Conceitos sobre Comportamento Organizacional
Sobre Comportamento Organizacional entende-se:
Estudo das pessoas (indivíduos) e grupos que juntas atuam em uma organização interagindo continuamente e influenciando-se mutuamente. 
Esta área trata tanto do comportamento do indivíduo (personalidade, percepções, atitudes, motivação e aprendizagem) quanto do grupo (papéis que desempenham, normas que seguem, sentido de equipe e administração dos conflitos). 
*
*
*
O Comportamento Organizacional pode ser observado dentro das Organizações através de suas políticas, estratégias, objetivos, processos de trabalho, tecnologia, etc.
O Comportamento Organizacional não corresponde a Administração na sua totalidade, mas sim ao lado humano da administração.
O profissional de administração precisa conhecer o Comportamento Organizacional de maneira aprofundada para ser bem-sucedido em suas atividades. 
*
*
*
Fonte: Chiavenato , Idalberto \u2013 Comportamento Organizacional
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 Os Desafios Atuais do Comportamento Organizacional:
1. A Mudança está se tornando cada vez mais rápida, constante e profunda. O mundo muda com uma com uma rapidez enorme.
2. O Conhecimento está se tornando a mola mestra deste Milênio. O ambiente de negócios está em constante mudança.
3. A força de trabalho está cada vez mais diversificada com novas habilidades e competências e diferentes valores sociais. 
4. Os produtos e serviços hoje precisam superar as expectativas dos clientes e consumidores. Elevada qualidade, baixos custos e valor agregado é hoje o que se espera.
*
*
*
5. As próprias organizações estão mudando rapidamente. O foco hoje é a extinção das chamadas \u201cgorduras\u201d, estão diminuindo os níveis hierárquicos que estão mais achatados, atividades não essenciais sendo terceirizadas, alianças e parcerias sendo feitas com outras organizações, novas estruturas, novos modelos de gestão, novas práticas, tornaram-se globalizadas e utilizam tecnologias sofisticadas para encarar a concorrência.
6. Os líderes, os gerentes/dirigentes atuais precisam fazer ajustes no seu próprio comportamento para garantir o seu sucesso profissional, são mais flexíveis.
7. Estamos na era do conhecimento, este é hoje o maior bem que uma organização pode ter: seu capital intelectual. A criatividade na produção de novas idéias é o grande diferencial juntamente com a inovação, a informação precisa que acarretam retorno para o ambiente de negócios de uma organização. 
*
*
*
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
VALORES
Valores influenciam fortemente as atitudes dos indivíduos. Portanto, o conhecimento do sistema de valores pode ajudar no entendimento de suas atitudes. 
Os valores variam de indivíduo para indivíduo. 
O desempenho e a satisfação com o trabalho tende a ser maior quando os valores do trabalhador coincidem