Buscar

Auditoria Contábil - A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Auditoria é o exame ou inspeção de vários livros de contabilidade por um auditor, seguido de verificação física do estoque para garantir que todos os departamentos estejam seguindo o sistema documentado de registro de transações. Isso é feito para determinar a precisão das demonstrações financeiras fornecidas pela organização. Neste contexto, discorra sobre a diferença entre a auditoria interna e a externa.
R: As auditorias interna e externa são atividades bem semelhantes, entretanto, existem algumas diferenças que permeiam estas atividades. Para facilitar a comparação, os quesitos que apresentam maiores disparidades estão destacados a seguir:
Auditoria Interna:
· A auditoria interna é realizada por funcionários da própria empresa auditada e tem por objetivo atender à alta administração verificando o atendimento às normas internas e exigências legais dos processos auditados.
· Ao longo dos trabalhos, a auditoria interna é capaz de fornecer elementos para a redução de riscos e aperfeiçoamento dos processos independentemente de impactos financeiros. 
· O trabalho é segmentado de acordo com as áreas operacionais e as linhas de responsabilidade administrativa.
· O auditor deve ser independente com relação às áreas auditadas, entretanto, subordinado à alta administração (Presidência / Conselho de Administração).
· A revisão das atividades da companhia é realizada continuamente.
Auditoria Externa:
· A auditoria externa é realizada por profissionais independentes e tem o objetivo de emitir pareceres sobre as demonstrações da empresa auditada, transmitindo aos acionistas e aos investidores segurança quanto à fidedignidade dos dados apresentados alta administração verificando o atendimento às normas internas e exigências legais dos processos auditados.
· O foco dos trabalhos de auditoria externa é em aferir a fidedignidade das demonstrações financeiras. 
· O trabalho é segmentado de acordo com as contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.
· O auditor deve ser independente da administração.
· A revisão das atividades da companhia é periódica, geralmente semestral ou anual.

Outros materiais