Buscar

Ambulatório de endócrino - DM e Hipo

Prévia do material em texto

VALORES DE REFERÊNCIA
TSH: 0,45-4,5 mU/L
T4 L: 0,7 a 1,8 ng/dl
HbA1C: 
4,0 a 5,6% → Resultado normal. Valor esperado para pessoas não diabéticas.
Entre 5,7 e 6,4% → Resultado anormal, que indica pré-diabetes, ou seja, elevado risco do paciente desenvolver diabetes a curto prazo.
Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sem diagnóstico de diabetes → Resultado anormal, que indica diabetes (ver diagnóstico do diabetes mais à frente para saber mais detalhes).
Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sabidamente diabéticos e em tratamento → resultado desejado, que indica controle adequado da glicemia.
Entre de 7,0% e 7,9% → Resultado anormal para adultos diabéticos, mas que pode ser tolerado em pacientes idosos ou crianças, pois esses fazem parte de um grupo que tem maior risco de desenvolver episódios de hipoglicemia com a medicação para o diabetes.
Acima de 8,0% → Resultado anormal, que indica diabetes mal controlado.
Diabetes gestacional:
No primeiro trimestre: coletar glicemia de jejum
– Se < 92 mg/dl = Exame normal a recomendação é realizar o TOTG entre 24 e 28 semanas.
– Entre 92 mg/dl e 126 mg/dl = DMG.
– Se >126 mg/dl = diabetes prévio diagnosticado na gestação.
Todos esses exames devem ser repetidos e confirmados caso glicemia seja > ou igual a 92 mg/dl.
No segundo trimestre: Realizar teste de tolerância oral a glicose (TOTG) com 75g de glicose:
Esse exame deve ser realizado entre 24 e 28 semanas de idade gestacional, não precisa ser repetido. Se um valor estiver na faixa descrita abaixo, temos o diagnóstico de DMG:
– Jejum > ou igual a 92 mg/dl.
– 1 hora após > ou igual a 180 mg/dl.
– 2 horas após > ou igual a 153 mg/dl
PRINCIPAIS MEDICAMENTOS
Hipotireoidismo
DIABETES
Doses metformina: 
A metformina é administrada na dose inicial usual de um comprimido de 500 mg duas a três vezes ao dia, ou um comprimido de 850 mg ao dia, enquanto que a dose de insulina é ajustada com base nas determinações da glicemia
 
ACIMA DE 300 mg/dl = INSULINOTERAPIA!
A forma clássica de tratamento intensivo é a aplicação da insulina NPH em duas doses diária, aplicando-se em torno de 70% pela manhã e 30% ao deitar, associada a três aplicações diárias de insulina de ação rápida ou ultrarrápida. Em esquema de três aplicações de NPH ao dia, administra-se em torno de 50% da dose de insulina total pela manhã (70% NPH e 30% rápida ou ultrarrápida), aproximadamente 25% no almoço (60% NPH e 40% rápida ou ultrarrápida) e o restante 25% ao deitar. Em esquema de quatro aplicações ao dia, aplica-se em torno de 30% da dose pela manhã (70% NPH e 30% rápida ou ultrarrápida), aproximadamente 30% no almoço (60% NPH e 40% rápida ou ultrarrápida), 20% no jantar (90% NPH e 10% rápida ou ultrarrápida) e os 20% restante ao deitar (somente NPH), aproximadamente 0,2U/Kg.
A substituição da insulina NPH pela insulina glargina é realizada através da redução da dose da insulina basal em 20%, sendo posteriormente ajustada conforme o resultado da glicemia de jejum. A substituição da insulina NPH pela insulina detemir não requer diminuição da dose da insulina previamente utilizada, porém pode necessitar duas aplicações ao dia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes