Buscar

Anatomia ocular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Anatomia ocular
BULBO OCULAR:
O globo ocular é esferico e um pouco irregular.
TÚNICAS OCULARES:
T. fibrosa: A mais externa, formada pela esclera, córnea e limbo. É pouco vascularizada, homóloga à dura-máter. Opaca na esclera e transparente na córnea. Suas funções: dá ao globo sua forma semirrígida e definida, além de proteger a camada sensorial. Por final, é responsável por grande parte do poder refrativo do olho. 
 Esclera: porção posterior opaca da túnica externa e nela se inserem os músculos motores oculares. 
 Cónea: tecido transparente e translúcido (dá para ver a íris) e em geral sem vasos para ficar transparente.
 Limbo: transição entre a córnea, a esclera e a conjuntiva. Tem muitos vasos sanguíneos e linfáticos para alimentar a córnea. 
T. Vascular: abundancia de vasos sanguíneos, homóloga à pia-máter. É formada pela coroide, corpo ciliar e íris. Porção posterior irrigar a túnica interna e a retina com fluido nutritivo (serve como uma camada oxigenadora e nutridora para a retina). Prover uma ampla rede de capilares para formar o fluido intraocular. Além disso, a parte anterior tambem tem função optica, pois a íris serve como um diafragma e o corpo ciliar aumenta o poder refrativo do olho relaxando ou contraindo o músculo ciliar.
 Íris: porção mais anterior, é redonda e delgada com uma abertura no centro (pupila). É o diafragma do olho (gradua a abertura da pupilar controlando a quantidade de raios luminosos estimulantes dos receptores da retina). 
 Corpo Ciliar: continuação da coroide e da retina. É constituído de m. liso e pelos processos ciliares. Produz o humor aquoso. 
 Coroide: tecido erétil composto somente de vasos. Oxigena as células da camada nervosa da retina. 
T. Sensorial: a mais interna e é de natureza nervosa, formada basicamente pelo o epitélio pigmentar da retina (junto da coroide), e a retina (nervoso). 
 Retina: camada na qual os componetes principais são as células visuais ou receptores (cones e bastonetes), células bipolares ou de conexão (conexão com os fotorreceptores) e células ganglionares (sinapse com as células bipolares e originam às fibras do n. óptico). Na retina, existe uma região chamada mácula, que contém uma depressão central, a fóvea. Nesta depressão, incumbida da visão central, só existem cones (elementos receptores situados na zona da visão central, funcionam melhor de dia), os bastonetes estão em maior número na zona de visão periférica (funcionam melhor à noite). A região central é responsável pela visão de detalhes, as áreas mais periféricas ajudam a stuar no ambiente. Uma lesão que atinge a área macular causa uma baixa visual acentuada (região de melhor visão) e a área mais periférica pode não alterar a acuidade visual, se não atingir a mácula.
 Epitélio Pigmentar Retiniano: localizado entre a retina e a esclera. Principais funções: renovação do segmento externo dos fotorreceptores e transporte de retinol.
ENVOLTÓRIOS DO GLOBO OCULAR:
 Cápsula de Tenon cobre o olho desde o n. óptico até o limbo. Conjuntiva é uma que começa no limbo e cobre a porção anterior do globo ocular e se localiza por cima da cápsula de Tenon.
CÂMARAS E CAVIDADE DO OLHO: 
O olho possui duas cavidades, a cavidade anterior (preenchida pelo humor aquoso) e a posterior (ou vítrea, contendo humor vítreo). A cavidade anterior pode ser subdividida em duas câmaras, denominadas anterior e posterior, separadas pela íris.
MEIOS DIÓPTRICOS DO OLHO: 
Compreende a córnea, o humor aquoso, o cristalino e o corpo vítreo. 
 Pupila: uma das principais funções da íris é controlar (por atos reflexos) a quantidade de luz que entra no olho. Com pouca luz a pupila se abre mais e vai se fechando à medida em que a quantidade de luz aumenta. 
Esse movimento determina a profundidade de campo do sistema óptico (aberturas menores, maiores profundidades), limita distorções, determina o campo de visão do sistema óptico.
 Humor aquoso: líquido cuja composição é aproximadamente a do plasma sem proteínas. Auxilia na refração do olho e serve de veículo nutritivo e metabólico para a lente e córnea. Uma interferência na reabsorção resulta no aumento da pressão intraocular (glaucoma). 
 Cristalino: lente biconvexa logo atrás da íris, mantida lá pelo ligamento suspensor, a zônula ciliar. Quando se olha para perto o cristalino se torna convergente (aumentando o seu poder de refração) e quando se olha para longe se torna menos convergente (diminuindo seu poder dióptrico). Com a idade, torna-se mais duro fazendo com que o poder de acomodação esteja diminuído (presbiopia).
 Humor vítreo: É um suporte semissólido para a retina. Permite que a luz chegue a retina e que os alimentos se difundam desde o corpo ciliar até a retina.

Outros materiais