Aula_03

Aula_03


DisciplinaMercado Financeiro9.467 materiais69.605 seguidores
Pré-visualização2 páginas
fatores que têm origem externa e outros de origem interna. No que toca a origem externa podemos registrar, por exemplo, situações de instabilidade macroeconômica e de mercado, tal qual ocorreu no segundo semestre de 2008, em decorrência da crise imobiliária norte-americana. 
*
*
*
RISCO DE LIQUIDEZ
Quanto às origens internas o risco de liquidez está associado a uma avaliação negativa da instituição financeira que pode gerar solicitações de saques em montante superior ao normal, ocasionando uma crise de liquidez na instituição.
*
*
*
RISCO LEGAL
O risco legal está associado à problemas decorrentes de legislação desatualizada diante dos avanços e da sofisticação das operações realizadas no mercado financeiro. 
*
*
*
RISCO LEGAL 
Algumas iniciativas que foram tomadas em conjunto pelas instituições financeiras visando aprimorar o controle de risco do setor. Dentre estas iniciativas encontra-se aquela que impõe às instituições financeiras uma área denominada de Compliance que representa um setor que supervisiona, faz cumprir as normas, os procedimentos, o código de conduta, o cumprimento das leis que regem o segmento de modo geral e a instituição financeira de modo específico. 
*