Buscar

Nutrição e Cuidados de Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

S6B0198
NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM/ Priscilla c. Maia
TURMA: TB01
TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO
30/04/2020
NOTA:
Nome: Rafael da Silva Siqueira
Matrícula: UL2
QUESTÃO 1: São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades. Eles fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos, materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição de células envelhecidas etc., Tal informação refere se a:
A) Proteínas;
B) Lipídeos;
C) Carboidratos;
D) Nutrientes.
QUESTÃO 2: Os macronutrientes são necessários em grandes quantidades diárias e são a base dos alimentos que comemos. Os carboidratos fazem parte desse grupo os glicídios, que são formados nos vegetais (fotossíntese), armazenados na raiz, semente, fruto, caule e folha. Há duas exceções, lactose (açúcar do leite) e frutose (açúcar do mel). Eles estão classificados em três grupos, que são:
a) Monossacarídeos (simples), dissacarídeos (complexos) e polissacarídeos (complexos).
b) Glicose, sacarose e lactose; 
c) Maltose, monossacarídeo e dissacarídeo;
d) Monossacarídeo, dissacarídeo e maltose. 
QUESTÃO 3: Constituem as principais substâncias construtoras do nosso organismo, são essenciais na formação de células, anticorpos, hormônios e enzimas. Assinale a alternativa correta:
a) Lipídeos;
b) Carboidratos; 
c) Proteínas, 
d) Fibras. 
QUESTÃO 4: Avaliação nutricional subjetiva global do cliente é um método de avaliação realizado por intermédio de questionário desenvolvido por Detsky et al . (1987), e posteriormente adaptado por Garavel et al. (1988). No questionário, constam dados de anamnese e do exame físico e um cálculo de avaliação que é a partir de:
a) O cálculo da perda de peso (PP%), nos últimos 8 meses, deve ser realizado a partir da diferença entre o peso corporal usual e o peso atual dividido pelo peso usual e o peso atual dividido pelo peso usual e multiplicado por 100.
b) O cálculo da perda de peso (PP%), nos últimos 6 meses, deve ser realizado a partir da diferença entre o peso corporal usual e o peso atual dividido pelo peso usual e o peso atual dividido pelo peso usual e multiplicado por 100.
c) O cálculo da perda de peso (PP%), nos últimos 3 meses, deve ser realizado a partir da diferença entre o peso corporal usual e o peso atual dividido pelo peso usual e o peso atual dividido pelo peso usual e multiplicado por 10.
d) O cálculo da perda de peso (PP%), nos últimos 2 meses, deve ser realizado a partir da diferença entre o peso corporal usual e o peso atual dividido pelo peso usual e o peso atual dividido pelo peso usual e multiplicado por 1000.
QUESTÃO 5: Durante a gestação, a mulher necessita de uma quantidade maior de calorias para suprir o elevado gasto energético ocasionado pelo aumento da Taxa de Metabolismo Basal (TMB) e para formar os depósitos de energia dos tecidos materno e fetal. As proteínas envolvidas na síntese de novos ciclos, para garantir a melhor absorção de carboidratos e lipídios, devem estar presentes numa média de:
a) 50 g/dia durante a gravidez, devendo 10% ser de alto valor biológico;
b) 20 g/dia durante a gravidez, devendo 20% ser de alto valor biológico;
c) 60 g/dia durante a gravidez, devendo 50% ser de alto valor biológico; 
d) 30 g/dia durante a gravidez, devendo 30% ser de alto valor biológico.
QUESTÃO 6: O enfermeiro deve realizar o cuidado geral do paciente no contexto cultural, social e emocional com objetivo de melhora de suas condições, aplicando seu conhecimento técnico com humanização. Entretanto, algumas atribuições relacionadas à terapia nutricional são de responsabilidade do profissional de enfermagem, Tais como:
a) Conhecer a prescrição da dieta do paciente e observar a sua aceitação; anotar na prescrição as alterações funcionais relacionadas à alimentação; auxiliar o paciente, se necessário, na administração de suas refeições;
b) Conhecer a prescrição da dieta do paciente e sua aceitação é indiferente; anotar na prescrição as alterações funcionais relacionadas à sua internação;
c) Anotar na prescrição as alterações funcionais relacionadas à alimentação; Não é funçao do enfermeiro auxiliar o paciente, se necessário;
d) É de competência do enfermeiro somente administração de suas refeições.
QUESTÃO 7: Prescrita a pacientes com problemas mecânicos de ingestão e digestão, em pós-operatório ou após procedimento invasivo para facilitar o trabalho digestivo, usada também como transição para dieta geral. Tal afirmação se refere a qual tipo de dieta:
A) Dieta Geral;
B) Dieta pastosa; 
C) Dieta liquida.
D) Dieta branda.
QUESTÃO 8 Segundo a Resolução RDC nº 63/2000 da Anvisa, determina que é responsabilidade do enfermeiro estabelecer o acesso por via orogástrica/nasogástrica ou transpilórica. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na Resolução nº 277/2003, determina que o enfermeiro deve: “assumir o acesso ao trato gastrointestinal (sonda com fio guia introdutor e transpilórica) assegurando o posicionamento adequado por avaliação radiológica”: Tal resolução refere se a qual tipo de alimentação do cliente:
A) Nutrição enteral;
B) Nutrição parenteral;
C) Nutrição geral.
D) Nutrição personalizada
QUESTÃO 9 A dieta enteral pode ser administrada por 3 diferentes métodos, no sistema fechado, é correto afirmar que:
a) É a administração do volume total da nutrição enteral, fracionada em 5-6 horários/dia, 3/3 horas, administrado em frascos descartáveis de dieta enteral, permanecendo em suporte acima da cabeça do paciente com gotejamento gravitacional controlado pela roldana do equipo de dieta enteral;
b) Inclui administração do volume total da nutrição enteral, fracionada em 5-6 horários/dia, administrado em seringas de alto calibre sem agulhas diretamente na entrada da sonda nasoenteral (SNE) do paciente, não necessitando de equipo para administração;
c) Consiste em administração de um litro de dieta enteral industrializada, por 24 horas, via bomba de infusão contínua, em que ocorre a adequação do volume em ml/h para atingir as necessidades nutricionais;
d) Consiste em administração de um litro de dieta enteral industrializada, por 12 horas, via seringas, para atingir as necessidades nutricionais,
QUESTÃO 10 É uma “solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril, epirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas; Tal afirmação refere se a:
A) Nutrição parenteral
B) Nutrição enteral;
C) Nutrição de acordo com necessidade do cliente. 
D) Nenhuma das alternativas.
 
 Leia com atenção ... Bom Trabalho !!!
		PREENCHIMENTO DO CABEÇALHO OBRIGATÓRIO

Continue navegando