Buscar

avaliação clinica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rafael da Silva Siqueira
UL2
Sala13
Trabalho de Conclusão de Disciplina: Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem 
DATA DE ENTREGA: 09 DE JUNHO DE 2021. 
· A entrega deverá ser feita pelo email: professorathaisyschmidt@gmail.com 
· Após o envio no email, comunicar no grupo do whatsapp e assim que eu conferir os trabalhos entregues, responderei as mensagens. 
· Caso não tenha condições de enviar o trabalho por email, envie no grupo sua negativa que providenciarei uma maneira de entrega. 
· As dúvidas devem ser enviadas no grupo, assim consigo responde-las com mais facilidade. 
 
Responda as questões abaixo, de acordo com o conteúdo ministrado no período. 
1. Durante o exame físico do aparelho respiratório, ao avaliar a vibração sentida quando o paciente emite um som estridente, como quando requisitado a falar “33”, o enfermeiro busca identificar:
(a) A dinâmica pulmonar. 
 (b) Frêmito toracovocal. 
 (c) Crepitações grossas. 
 (d) Atrito pleural. 
 
2. Quais critérios devem ser avaliados na coleta de dados/ entrevista no caso do paciente com queixas respiratórias? 
Resp.: Qual o motivo que o paciente procura o auxílio médico? Dispnéia, dor, tosse, hemoptise e etc. Quando começou o sintoma, quanto tempo ele durou, houve alívio em algum momento e como foi obtido esse alívio? Exame físico/inspeção, estruturas respiratórias superiores e inferiores e tipos de tórax, exame dinâmico, ritmos e frequência respiratórias, amplitude dos movimentos, presença ou ausência de tiragem intercostal e expansibilidade dos pulmões, exame físico, palpação torácica, excursão respiratória, frêmito tátil, frêmito tóraco, percussão torácica, ausculta torácica, avaliação diagnósticas e laboratoriais.
 
3. A ausculta é uma das fases do exame físico em que o profissional deve se atentar aos sons anormais. A descrição de “Sons agudos ouvidos na expiração quando há bloqueio do fluxo do ar. Se a intensidade do bloqueio aumenta, pode ser ouvido também na inspiração. Se o som não se altera com a tosse, é muitas vezes decorrente de asma, infecção, insuficiência cardíaca ou obstrução”, refere-se a:
(a) Sibilos 
(b) Crepitações 
(c) Roncos 
 (d) Estridor 
 (e) Atrito pleural. 
 
4. Durante a Pandemia que estamos enfrentando do Covid, cite 5 sinais e sintomas que o paciente contaminado pode apresentar. Qual a importância da ausculta pulmonar e quais achados podem ocorrer nos paciente Covid positivo? 
Resp.: Febre, cansaço, perda de paladar, perda de olfato e diarréia. A ausculta pulmonar é importante para identificar e entender os sons internos do tórax. As alterações na ausculta respiratória como roncos e crepitações.
 
5. Os princípios básicos da semiologia e semiotécnica de enfermagem são de fundamental importância no processo do cuidado para com o paciente. É preciso de competência técnica para uma efetiva realização do exame clínico e avaliação dos sistemas corporais. Uma das fases da avaliação física é a percussão, que tem a finalidade de identificar algum som ou sensibilidade diferente. Determina também o tamanho, a consistência e o limite de alguns órgãos. Nessa perspectiva, associe corretamente os achados obtidos que são gerados a partir da percussão 
(1) Som maciço. (2) Som submaciço. (3) Som timpânico. (4) Som claro pulmonar. 
( ) Som de tórax normal, sem alterações. ( ) Se obtém em áreas que contêm ar e que são recobertas por membrana flexível. ( ) É uma variação do som maciço em que a presença de ar em quantidade restrita lhe dá característica peculiar. ( ) Em regiões que não exista ar. 
Marque a sequência correta: 
(a) 4, 3, 1, 2. 
(b) 1, 2, 3, 4. 
(c) 4, 2, 1, 3. 
(d) 3, 4, 2, 1. 
 (e) 4, 3, 2, 1.
 
6. A Ausculta é uma fase da realização do exame físico. Cite 2 locais onde deve-se realizar a ausculta, quais critérios deverão ser avaliados nesses locais e como deve ser realizada a ausculta? 
Resp.: Ausculta pulmonar e cardíaca. Critérios cardíacos são bulhas cardíacas, ritmo e frequência cardíaca, ritmos tríplices, cliques ou estalidos, ruídos, atritos ou sopros. Critérios pulmonares são avaliação dos sons pulmonares como por exemplo som traqueal, respiração brônquica, respiração bronco-vesicular, murmúrio vesicular. A ausculta é realizada com o auxílio de um estetoscópio em pontos específicos do tórax (no caso dos exemplos acima) afim de determinar uma ausculta de qualidade e específica.
 
7. Segundo o Ministério da Saúde, a frequência cardíaca normal de um adulto em repouso, situa-se na faixa de:
(a) 60 a 100 batimentos por minuto. 
(b) 90 a 120 batimentos por minuto. 
(c) 40 a 80 batimentos por minuto. 
(d) 20 a 60 batimentos por minuto. 
 
8. Quais elementos devem ser avaliados durante a realização do exame físico para uma boa avaliação do sistema cardiovascular? 
Resp.: Sinais vitais, palpação e ausculta do pulso, ausculta cardíaca, observar veias, inspeção, percursão e palpação do torax.
 
9. Um paciente internado apresenta-se com os sintomas abaixo: 
➢ Deglutição difícil, geralmente dolorosa. ➢ Desigualdade de diâmetro das pupilas. 
Ao registrar o estado deste paciente no prontuário, são termos técnicos que serão utilizados pelo profissional de enfermagem: 
(a) Diplegia e Miose
(b) Disartria e Midríase 
 (c) Disfagia e Anisocoria. 
 (d) Dispepsia e Isocoria. 
 (e) Dispneia e Midríase. 
 
10. A Avaliação do sistema neurológico trata-se de uma avaliação resumida das funções psíquicas e que analisa a orientação alopsiquica, memoria e linguagem. Quando a avaliação do sistema neurológico deve ser realizada? Qual a importância da avaliação neurológica do paciente? 
Resp.: A avaliação neurológica deve ser realizada quando a suspeita de dano neural, seja por caso clínico ou trauma e é importante para avaliarmos a integridade do SNC ou as dimensões dos danos.

Outros materiais