A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
av2 imunologia uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 1

Os testes de imunocromatográfia, possibilitam uma análise qualitativa de diferentes substâncias como antígenos, anticorpos e hormônios em uma amostra de fluido corporal. Quando a substância analisada está presente na amostra o teste é considerado reagente. Na interpretação dos testes de imunocromatografia deve-se considerar o teste NÃO REAGENTE quando:
A
Não apresenta nenhuma formação de linha.
B
Apresenta formação de linha somente na área teste (T).
C
Apresento formação de linha na área teste (T) e área controle (C).
D
Apresenta formação de linha somente na área controle (C).
2O ELISA (do inglês, Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) é um imunoensaio no qual a ligação antígeno-anticorpo é acompanhada por mensuração de atividade enzimática. Sobre ELISA, analise as sentenças a seguir:
I- No teste de ELISA direto, uma enzima se liga a um anticorpo, que reconhece um antígeno alvo. A enzima reage com um substrato incolor para produzir um produto colorido. Se o antígeno estiver presente, o complexo anticorpoenzima irá ligar-se a ele, e a enzima catalisará a reação. Então, a presença de produto colorido indica a presença de antígeno.
II- No teste de Elisa direto, o anticorpo se liga ao antígeno adsorvido no poço da placa e anticorpos ligados à enzima se ligam aos anticorpos primários. O substrato é adicionado e convertido pela enzima a uma cor determinada. A coloração é inversamente proporcional à quantidade de anticorpo.
III- No teste de ELISA indireto, o anticorpo de captura é, inicialmente, adsorvido no poço e depois, a amostra com o antígeno é adicionada e se liga a esse anticorpo. Adiciona-se outro anticorpo específico para o antígeno. Um terceiro anticorpo ligado à enzima é adicionado. Esse anticorpo irá reagir com o substrato adicionado, gerando cor.
IV- No ELISA de competição, a presença de anticorpos em determinado soro é revelada pela competição com um anticorpo específico (mono ou policlonal) dirigido contra o antígeno. Igualmente, o resultado é dado pela adição de um conjugado, porém a coloração aparecerá nos poços onde não havia anticorpos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
3A severidade de danos causados ao feto de gestante com Toxoplasmose é maior quão mais próximo ao início da gestação a infecção congênita ocorrer. Com base nas consequências ao feto na Toxoplasmose congênita no período gestacional, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Microcefalia.
B
Macrocefalia.
C
Aborto.
D
Hidrocefalia.
4A técnica de imunocromatografia tem como objetivo detectar se na amostra há presença do anticorpo ou antígeno de interesse. Muito utilizada nos testes rápido, em ambulatório, farmácia, pronto-socorro e até mesmo laboratórios de análises clínicas. Com base nessa técnica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A área ou banda de teste é o local onde ocorre a reação antígeno-anticorpo.
(    ) Quando se tem reação na banda teste o mesmo é negativo.
(    ) A área controle marcada indica que os líquidos aplicados na tira teste estão fluindo corretamente.
(    ) Mesmo quando a área controle não apresenta coloração eu devo aceitar o resultado da área teste.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - F - F - F.
5No período gestacional, a investigação de anticorpos IgM e IgG para toxoplasmose faz parte dos exames de triagem solicitados por serviços de saúde, e isso auxilia no acompanhamento de uma possível infecção. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- IgG.
II- IgM.
III- IgA.
IV- IgE.
(    ) É detectável no soro da paciente em até duas semanas após a infecção, podendo atingir seu pico de concentração em até um mês após a infecção.
(    ) Detectável entre a primeira e segunda semana pós infecção, apresentando pico de concentração aproximadamente dois meses após a infecção.
(    ) Detectável nos quatro primeiros meses após a infecção.
(    ) Detectável em mais da metade dos pacientes após 15 dias de infecção, permanecendo presente na corrente sanguínea de três a seis meses.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - IV - II - I.
B
I - II - III - IV.
C
II - III - IV - I.
D
II - I - IV - III.
6Durante o desenvolvimento da placenta é secretado o hormônio glicoproteico Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG), este hormônio pode ser detectado na urina e no sangue de gestantes, e por esse motivo é um teste utilizado para detecção de gravidez. Sobre os imunoensaios para detecção do hCG, analise as sentenças a seguir:
I- Existem várias metodologias disponíveis para a realização do teste dentre as quais aglutinação em látex e o método imunocromatográfico.
II- A aglutinação em látex constitui um método de aglutinação direta, na qual a presença de grumos indica reação antígeno-anticorpo e, consequentemente, resultado reagente.
III- Nos testes imunocromatográfico, uma única tira colorida corresponde ao controle da reação, indica um teste reagente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
7A rubéola é uma doença que pode ser transmitida de mãe para o feto via transplacentária, no acompanhamento pré-natal se faz necessária a pesquisa dos anticorpos da classe IgM e IgG na paciente. Com base no que significa quando dizemos que encontramos IgM positiva e IgG negativa em uma paciente, assinale a alternativa CORRETA:
A
Pacientes na fase aguda.
B
Paciente não infectado.
C
Paciente vacinado.
D
Paciente reinfectada.
8Uma das técnicas mais utilizadas no setor de imunologia é a técnica de ELISA. Com base no teste de ELISA indireto, pensando na sequência de colocação dos reagentes, ordene os itens a seguir:
I- Antígeno conhecido.
II- Substrato.
III- Soro de paciente.
IV- Anticorpo secundário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - IV - II.
B
IV - I - II - III.
C
I - II - III - IV.
D
I - IV - III - II.
9Dentre as técnicas utilizadas para detecção dos anticorpos da rubéola o imunoensaio de ELISA constitui a principal metodologia para a investigação destes anticorpos devido a boa sensibilidade que apresentam (FERREIRA; MORAES, 2014). Dentro dos tipos de ELISA utilizados, pensando no método, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FERREIRA, A. W; MORAES, S. L. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013
A
Método direto para IgG e IgM.
B
Método de captura para IgG e IgM.
C
Método de captura para IgM, e o método indireto para IgG.
D
Método indireto para IgM e o método de captura para IgG.
10O ELISA (do inglês, Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) é um imunoensaio no qual a ligação antígeno-anticorpo é acompanhada por mensuração de atividade enzimática presente na reação. O ELISA pode ser divido em testes do tipo direto, indireto e competição. Sobre essa técnica ELISA direta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essa técnica utiliza anticorpo marcado com radioisótopo.
(    ) O antígeno não ligado é removido por lavagem.
(    ) Essa técnica utiliza suporte sólido com uma quantidade fixa de antígenos.
(    ) O anticorpo secundário marcado com a enzima e não-ligado deve ser removido com lavagens.
(    ) Após adicionar o substrato e incubação é possível visualizar reação de cor em amostras positivas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V - V.
B
F - V - F - V - V.
C
F - F - F - V - F.
D
V - F - V - F - V.
Aumentar fonte