Buscar

aula 4 civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 4
Ordem da vocação hereditária 1798 todas as pessoas nascidas ou pelo menos já concebidas são legitimas a sucessão.
1799 sucessão testamentaria depende de ato de ultima vontade 
Em relação a sucessão testamentária podem ser passiveis de herança aquelas pessoas ainda não concebidas, mas indicadas pelo testador, como sendo um suposto filho de um casal amigo ainda não concebido. Como também pessoa jurídica e fundações.
1800 no caso do exemplo acima, pode-se dizer que enquanto menor for o herdeiro testamentário após o recebimento da herança, há que se precisar de um curador.
Obs;Herdeiro legatário aquele que recebe algum bem especifico 
1801 não podem ser nomeados herdeiros testamentários ou legatários aquela pessoa que escreveu o testamento a rolo, o testador, assim como seus parentes, tanto quanto as testemunhas e seus parentes. á que se lembrar especificamente que a concubina ou concubino não podem ser beneficiados por um testamento, a menos que aquele que ainda casado no papel não, por mais de 5 anos não tenha dado causa ao fim do casamento 
1802 qualquer testamento realizado para pessoa impedida de receber, como por exemplo a concubina, será nulo esse testamento e se usar parentes desse que não pode receber, chama-se pessoa interposta, tmb gera nulidade do testamento 
1803 o testador poderá testar para o filho da concubina quando este também é seu. Não enseja pessoa interposta
Aceitação e renúncia 
A deixou o filho B e C, o filho C tem 3 filhos o filho B tem 1 filho, se o filho C fosse pré morto do pai os filhos recebem a parte do pai se os dois forem pré mortos é dividido por todos os netos um valor igual
1804 a aceitação da herança pode ser tácita ou expressa. A renúncia só expressa. O próprio ato de abrir o inventário já traduz uma aceitação tácita, tanto quanto ser colocado dentro do inventário e não falar que não quer. Já a renúncia deve ser sempre expressa, é ato personalíssimo e irrevogável uma vez renunciada a herança, seus filhos não receberam tmb, ou seja, perderam o direito aquela herança, não poderão representar o pai. Vale lembrar que a aceitação pode também ser expressa.
1805 a aceitação tácita se dá por atos próprios na qualidade de herdeiro, exemplo abrir o inventário, ao abrir ele quer dizer que aceita 
1806 a renúncia se dá por documento registrado em cartório como também via judicial, falado diante do juiz
1807 esse artigo diz que um herdeiro poderá 20 dias após a morte do autor da herança, pedir ao juiz que pergunte ao outro herdeiro se ele aceita ou renuncia a herança e terá que responder por até 30 dias.
1808 não á que se falar em aceitar ou renunciar uma herança vinculando essa aceitação ou renuncia a uma condição, evento futuro incerto.
1809 se o filho do autor da herança morrer antes de renunciar, se ele deixou filhos, esse direito passará a seu filho, neto do autor da herança.
Obs: um herdeiro pode renunciar a herança testamentário ou legatária e aceitar a legitima, ou vice e versa. o que o herdeiro não pode é renunciar parte da herança legítima ou legatária.
1810 uma vez renunciada a herança o direito dos filhos é cortado. Contudo se todos os herdeiros diretos renunciarem, ou tendo só um e este renunciar, excepcionalmente seus filhos, netos do autor da herança, receberão.
Uma vez renunciado uma herança corta o direito dos herdeiros descendentes 
1811 os filhos do renunciante só receberão se ele for o único herdeiro, ou se todos os herdeiros, como seu pai e seus tios, renunciarem. assim os netos ou o neto receberá por direito próprio (como se a classe do seu pai e tio nunca tivesse existido e dividirão igualmente a herança disse por cabeça)
1812 a aceitação expressa e a renúncia são irrevogáveis 
1813 o credor do autor da herança pode e deve entrar no inventário, mas o credor de um herdeiro não poderá entrar, só poderá cobrar após a partilha. A não ser que esse credor verifique que o herdeiro, seu devedor tenha renunciado e isso pode gerar a liberalidade dele entrar no inventário.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes