Buscar

Risco e Retorno no Mercado Financeiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
MERCADO FINANCEIRO
CIÊNCIAIS CONTÁBEIS – RICARDO SILVEIRA
Rio de Janeiro, 01 de Setembro de 2011
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Segundo Assaf,“ toda vez que a incerteza associada à verificação de determinado evento possa ser quantificada por meio de uma distribuição de probabilidades dos diversos resultados previstos, diz-se que a decisão está sendo tomada sob uma situação de risco.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Segundo a resolução 3.464 do Banco Central:
 Risco de mercado é a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de alterações nos valores de mercado de posições detidas por uma Instituição Financeira. 
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
O risco de mercado pode ser analisado de duas maneiras distintas, as quais são:
Risco de mercado relativo 
Risco de mercado absoluto
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Risco de mercado relativo 
 É a medida da variação da rentabilidade de um determinado portfólio em comparação a um índice utilizado como benchmark. Há diferentes métricas que podem ser utilizadas no cálculo do risco de mercado de um ativo ou de uma carteira.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Risco de mercado absoluto
É a medida das perdas de uma carteira de investimentos em relação ao seu próprio valor anterior, sem que se façam comparações com índices de mercado.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Mercado Eficiente
Reflexo do consenso dos investidores com relação ao desempenho esperado do ativo é que definem o seu valor. Na hipótese da eficiência, considera-se que o preço de um ativo qualquer é formado a partir das diversas informações publicamente disponíveis aos investidores, os quais vão tomar suas decisões de compra e de venda com base em suas interpretações dos fatos relevantes. 
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
No mercado considerado eficiente são levadas em consideração toda nova informação considerada relevante pelos participantes que tenham o poder de promover alterações nos preços dos ativos negociados. 
Quando ocorrerem previsões ou estimativas de preços que venham a ser efetuadas com relação a determinado cenário futuro deverão ser incorporadas também novas informações esperadas, e não somente àquelas referentes as informações passadas. 
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Algumas características básicas do mercado eficiente: 
-Aquele no qual os preços refletem as informações disponíveis e apresentam grande sensibilidade a novos dados, ajustando-se rapidamente a outros ambientes. 
-Nenhum participante sozinho tem capacidade de influenciar os preços nas negociações.
-Constituído de investidores racionais.
-Informações disponíveis, gratuitas e instantâneas.
-Inexistência de racionamento de capital.
-Os ativos são divisíveis e negociáveis sem restrições.
-Expectativas dos investidores homogêneas.
-Rapidez na execução das ordens de compra e venda num ambiente organizado.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Imperfeições:
Estimativas não homogêneas dos investidores
Nem todos os investidores são racionais
O mercado sofre influências de políticas econômicas
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Risco Econômico
	
Também chamado de Risco de Conjuntura por alguns autores. Este tipo de risco é baseado em um conceito mais profundo e está relacionado com o impacto das variações de ordem econômica (inflação, taxa de juros, etc.) sobre as operações de uma corporação como um todo. Desse modo, o risco econômico está freqüentemente interessado nos efeitos indiretos do impacto das oscilações do sistema econômico sobre a empresa.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Risco Financeiro
Definimos como risco financeiro o impacto no desempenho financeiro de qualquer empresa que se expõe ao risco. A grande maioria das empresas é afetada de algum modo por mudanças em uma ou várias variáveis financeiras. Movimentações nestas variáveis como taxas de câmbio, preços dos commodities, taxas de juros e preço de ações geram uma incerteza em relação ao fluxo de caixa da maioria das instituições.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Risco Financeiro 
Além das variáveis financeiras acima descritas, toda a estrutura envolvida com o mercado de capitais como sistemas operacionais, sistemas de crédito, modelos de precificação de ativos, liquidez, regulamentações e outros fatores ligados à dinâmica dos mercados financeiros serão todos agrupados nesta categoria de risco.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Dessa maneira , podemos considerar que o risco total de qualquer ativo é definido pela sua parte sistemática (risco sistemático ou conjuntural) e não sistemática (risco específico ou do próprio ativo).
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Risco sistemático ou conjuntural:
 é inerente ao sistema econômico como um todo. Não é diversificável. É determinado por eventos de natureza política, econômica e social, o que significa que cada ativo comporta-se de forma diferente diante da situação conjuntural estabelecida e que não há como evitá-lo totalmente.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Risco não sistemático ou diversificável: 
aquele que pode ser total ou parcialmente diluído pela diversificação da carteira. Relacionado com as características do título, não afetando os demais ativos da carteira. Em outras palavras, é um risco intrínseco, próprio de cada investimento realizado. 
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Dessa maneira, o risco total de qualquer ativo é mensurado pela fórmula:
Risco Total = Risco Sistemático + Risco Não Sistemático
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
De que forma a mensuração do risco costuma processar-se?
Geralmente por meio do critério probabilístico, o qual consiste em atribuir probabilidades, as quais podem ser objetivas ou subjetivas com relação aos diferentes estados de natureza esperados e, em conseqüência, aos possíveis resultados de investimento.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
A probabilidade objetiva pode ser definida através de séries históricas de dados e informações, freqüências relativas observadas e experiência acumulada no passado.
A probabilidade subjetiva, tem como base a intuição, o conhecimento, a experiência do investimento e até mesmo, um certo grau de crença na unidade tomadora de decisão.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Deste modo, como o risco pode ser interpretado?
O risco pode ser interpretado pelos desvios previsíveis dos fluxos futuros de caixa resultantes de uma decisão de investimento encontrando-se associado a fatos considerados como de natureza incerta. 
O retorno esperado está vinculado aos fluxos incertos de caixa do investimento, sendo determinado pela ponderação entre valores financeiros esperados e suas respectivas probabilidades de ocorrência. 
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Em probabilidade e estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. O desvio padrão define-se como a raiz quadrada da variância. É definido desta forma de maneira a dar-nos uma medida da dispersão que:
seja um número não-negativo;
use as mesmas unidades de medida que os nossos dados.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Quanto maior o desvio-padrão, maior é o “risco”do ativo, estatisticamente, quanto maior o risco, maior tende a ser o retorno esperado do ativo. Deve, porém, ser notado que isso pode significar que o aplicador tanto pode ter grandes ganhos como grandes perdas
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Relação Risco/Retorno e investidor
A teoria da preferência tem por objetivo básico revelar como um investidor se posiciona diante de investimentos que apresentem diferentes combinações de risco e retorno. 
Em decisões que envolvem diferentes combinações de risco e retorno espera-se que o investidor busque maximizar sua utilidade esperada. 
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Levando-se em consideração que todo investidor a partir da comparação racional que pode promover entre as utilidades das alternativas financeiras disponíveis, é capaz de construir uma escala (tabela) de preferências, é estabelecido um conceito essencial de sua decisão em condições de risco.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Seguindo
um comportamento de natureza comparativa, o investidor pode selecionar racionalmente uma alternativa de aplicação de capital que lhe proporcione a maior satisfação (utilidade) possível. A escala de preferência do investidor é representada pela denominada curva de indiferença.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Retorno esperado de um portfólio
A teoria do portfólio trata da composição de uma carteira ótima de ativos, tendo por objetivo maximizar a utilidade do investidor pela relação risco/retorno.
O retorno esperado de uma carteira composta por mais de um ativo é definido pela média ponderada do retorno de cada ativo em relação a sua participação total na carteira.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Riscos na estrutura de uma carteira de ativos 
Nas decisões financeiras deve-se levar em consideração a seleção de alternativas que levem à melhor diversificação e, conseqüentemente, redução do risco dos investimentos e produzam, ao mesmo tempo, um retorno admitido como aceitável no âmbito dos investidores.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Temos 2 exemplos, quais sejam:
 de carteiras cujas aplicações são negativamente correlacionadas, indicando que os investimentos produzem retornos inversamente proporcionais, isto é, quando o retorno de um deles decrescer, o retorno do outro ativo se elevará na mesma intensidade, anulando os reflexos negativos produtivos. Nesse comportamento, ocorre uma eliminação total do risco da carteira, onde os resultados desfavoráveis de alguns ativos serão compensados pelos resultados favoráveis de outros.
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Temos 2 exemplos, quais sejam:
De carteiras perfeitamente correlacionadas, onde não ocorre compensação do risco assumido pelos ativos como citado acima, podendo a correlação positiva perfeita gerar altos lucros e também elevados prejuízos. 
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
Pode-se afirmar que o risco de um ativo pode ser reduzido mediante um processo de diversificação, permanecendo unicamente o elemento sistemático, que está relacionado com o comportamento do mercado em geral. Dessa forma, ao compor uma carteira de ativos, sua medida relevante passa a ser o risco sistemático, já que o outro componente pode ser eliminado pela diversificação. 
*
*
*
RISCO, RETORNO E MERCADO
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais