Buscar

Teoria das placas tectônicas

Prévia do material em texto

Teoria das placas tectônicas
As placas tectônicas encontram-se divididas em 14 placas principais e outras 38 menores. É importante lembrar que o tamanho das placas não define a frequência e a intensidade das atividades tectônicas.
Muitas áreas de encontro de placas menores possuem grande atividade tectônica. Como exemplo das placas principais, temos a Placa Sul-Americana, a Placa Africana e a Placa Euro-Asiática. Como exemplos das placas menores têm a Placa das Marianas.
No conteúdo escolar, as placas tectônicas mais estudadas são: Placa Sul-Americana, Placa de Nazca, Placa do Pacífico e Placa Euro-Asiática. Veja na imagem abaixo a localização de cada uma destas placas.
Movimento das placas tectônicas
Mas como as placas tectônicas conseguem se movimentar? A movimentação das placas tectônicas se dá por conta das correntes de convecção do magma. Essas correntes permitem que o calor do núcleo da Terra chegue até as camadas mais externas, gerando sua movimentação. O movimento pode ocorrer de formas diferentes, acarretando em efeitos também diferentes para a superfície terrestre.
As placas tectônicas são divididas em três categorias: placas oceânicas, placas continentais e placas continentais e oceânicas. Estas classificações são bem intuitivas. As placas oceânicas, são aquelas que se encontram no assoalho oceânico, as continentais, são as que se encontram sob os continentes e por fim, as continentais e oceânicas, encontram-se sob os continentes e no assoalho oceânico.
As Eras Geológicas
Camadas da Terra
De modo geral, o planeta Terra é composto por três camadas principais sendo elas: a crosta (litosfera), o manto (mesosfera e astenosfera) e o núcleo (endosfera). A litosfera é a camada mais externa da Terra e também é chamada de crosta terrestre. Sendo que é esta camada que nós habitamos, conhecida como a “casca da Terra”.
Além de ser a “casca” do nosso planeta, a litosfera é também a camada mais fina do planeta, perdendo para o manto e para o núcleo. Ela é a responsável por compor os continentes e o assoalho oceânico. Se formos mais a fundo no estudo das camadas da Terra, podemos adicionar mais uma camada à composição da Terra, que seria a atmosfera. Além disso, poderíamos concluir que as outras três camadas da Terra possuem também subdivisões. Sendo elas as seguintes:
· Crosta (litosfera): Crosta oceânica e crosta continental.
· Manto (astenosfera e mesosfera): Manto superior e manto inferior.
· Núcleo (endosfera): Núcleo externo e núcleo interno.

Continue navegando