A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Atividade Avaliativa Especial - Prova 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

8/8
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 2º Semestre
Disciplina: Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4
Professor: Especialista Rafael da Silva Araújo Ribeiro
ORIENTAÇÕES 
Cada questão respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta.
A prova vale 10,0.
Respostas devem ser escritas dentro da caixa de textos “resposta”, ao fim de cada questão.
Arquivo deve ser entregue no formato WORD.
1º) Qual a importância da Gestão de Processos para as organizações?
	Resposta: Ela é importante pois proporciona uma visão sobre questões que envolvem a empresa, além de promover um maior envolvimento dos funcionários, e essa maior interação dos colaboradores, traz inúmeras vantagens a empresa, dentre eles, a otimização dos resultadas da empresa e melhoria do fluxo interno da empresa.
2º) Baseando-se na Teoria de Rego (1986) a respeito das Estruturas Informais, discorra sobre: Grupos Informais; Cultura Organizacional; Clima Organizacional.
	Resposta: Os chamados Grupos Informais constituem por integrantes de uma organização que se “reúnem” espontaneamente em volta dos mesmos interesses não definidos formalmente, estabelecem os seus próprios canais de comunicação para abordarem, dentro ou fora da organização, questões extra organizacionais ou mesmo organizacionais. 
A Cultura Organizacional engloba um conjunto de valores, crenças e hábitos compartilhados pelas pessoas que compõem uma organização, sendo a manifestação dos valores e propósito da empresa, na prática. Alinhada às estratégias da organização, a cultura organizacional é utilizada como norteadora para todas as atividades da empresa, o que a torna única.
Quando falamos em Clima Organizacional nos referimos à qualidade do ambiente de trabalho e a satisfação dos membros da empresa, que compreende aspectos como o relacionamento entre colaboradores e com seus líderes, as políticas de RH, a satisfação do colaborador com sua remuneração e cargo, o modelo de gestão, os processos, a valorização do profissional entre outros.
3º) Em relação ao conceito de processo, analise as afirmativas a seguir e classifique as como verdadeiras (V) ou falsas (F). 
(F ) Processo pode ser definido como um conjunto de tarefas independentes, as quais geram resultados específicos para a empresa.
( V ) É através dos processos que ocorre agregação de valor a um produto, os quais são compostos por atividades que contemplam desde a chegada da matéria-prima até a entrega ao cliente final. 
( V ) As organizações são formadas por processos, ou seja, dentro de uma empresa, as atividades estão em contínua execução, cada uma contribuindo para construir o seu objetivo final.
( F ) Apesar de serem uma sequência, os processos não estão inter-relacionados em uma organização, cada um é independente do outro, possuindo separadamente uma entrada e uma saída.
a. V, V, V, F.
b. V, F, V, V.
c. V, F, V, F. 
d. F, V, V, F.
	Resposta: D
4º) A decisão de implementar a disciplina de BPM de forma ampla em uma organização é uma mudança muito grande, que pode levar anos e requer planejamento, disciplina e perseverança. 
Assinale a alternativa que NÃO represente um dos motivos que torna a afirmativa a cima correta. 
a. A implantação do BPM em uma organização faz com que surja a necessidade da criação de novos papéis, tais como donos de processos, analistas e arquitetos de processos, os quais devem interagir com o gerenciamento funcional tradicional sob uma nova estrutura de governança.
b. As organizações tradicionais são centradas no gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta; já as organizações gerenciadas por processos dividem a empresa em departamentos como vendas, marketing, finanças e produção; 
c. O gerenciamento ponta a ponta de processos de negócio e a orquestração controlada de atividades ao longo de múltiplas funções de negócio são a essência de BPM.
d. O BPM tem como objetivo orientar as organizações no desenvolvimento de princípios e práticas para gerenciar recursos.
e. Além da participação das pessoas envolvidas nos processos, é fundamental que os líderes participem efetivamente nas mudanças, a fim de criar um ambiente de sucesso. 
	Resposta: B
5º) A seguir serão expostos três exemplos de empresas com estruturas organizacionais diferentes, identifique o tipo de cada uma das organizações. 
I. Uma usina que produz energia através do bagaço da cana de açúcar, localizada em uma cidade de interior possui uma estrutura hierárquica bastante rígida. Seu organograma é encabeçado por um presidente, que representa a autoridade máxima, abaixo do qual ficam diretores de áreas específicas, seguidos de gerentes e assim por diante, até o pessoal operacional. Nesta empresa, o subordinado só se relaciona hierarquicamente com seu superior. 
II. Uma indústria farmacêutica produz remédios em cápsulas, remédios em gotas e também remédios em pó. Os processos produtivos são completamente diferentes e, por isso, precisa manter seus departamentos separados, de forma a aumentar o empenho das equipes de trabalho e facilitar a medição do seu desempenho.
III. Uma fábrica de sapato de médio porte produz somente um modelo de sapato, possui em seu organograma um diretor, seguido de três gerentes, que por sua vez são seguidos dos mecânicos. Nesta empresa não há centralização, já que, se prioriza comunicações diretas e mais rápidas, desta forma, os mecânicos se reportam para qualquer um dos gerentes de forma equivalente.
Agora assinale a alternativa que contenha corretamente os tipos de organizações de cada uma das empresas apesentadas, respectivamente.
a. I - Organograma Linear, II – Organograma Linha Staff, III – Organograma por Processo. 
b. I - Organograma Linear, II – Organograma Funcional, III – Organograma por Processo. 
c. I Organograma Linha Staff, II – Organograma por Produto; III - Organograma por Processo. 
d. I Organograma por Processo, II – Organograma Funcional; III - Organograma por Produto. 
e. I Organograma Linear, II – Organograma por Processos; III - Organograma Funcional. 
	Resposta: E
6º) Estrutura organizacional pode ser definida como um desenho que expõe a alocação das responsabilidades e autoridade de cada cargo/indivíduo, coordenando-os vertical e horizontalmente. Analise os organogramas a seguir e assinale a alternativa que apresente corretamente cada tipo de organização apresentado.
a. 1 - Por produto, 2- Funcional, 3 - Linear.
b. 1 - Linear, 2 - Funcional, 3 - Linha-staff.
c. 1 - Linear, 2 - Funcional, 3 - Linear.
d. 1 - Linear, 2 - Linear, 3 - Linear.
e. 1 - Linear, 2 - Por produto, 3 - Linha-staff.
	Resposta:
B
7º) A seguir será exposto um fluxograma que ilustra resumidamente o processo de moagem da cana de açúcar e suas destinações, o qual antecede o processo produtivo do açúcar. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que representa corretamente o que está ilustrado neste fluxograma. 
a. O processo produtivo tem início na moagem da cana, a qual resultará em bagaço e caldo. O bagaço e o caldo podem seguir por dois processos, a fermentação para geração de etanol ou a precipitação para geração de açúcar. 
b. O processo produtivo tem início na moagem da cana, a qual resultará somente em caldo, o qual pode seguir por dois processos, a fermentação para geração de etanol ou a precipitação para geração de açúcar. 
c. O processo produtivo tem início na moagem da cana, a qual resultará em bagaço e caldo. O bagaço vai para o processo de combustão para geração de energia, já o caldo pode seguir por dois processos, a fermentação para geração de etanol ou a precipitação para geração de açúcar. 
d. O processo produtivo tem início na moagem da cana, a qual resultará somente em bagaço, o qual vai para o processo de combustão para geração de energia e, em seguida para a precipitação para geração de açúcar. 
e. O processo produtivo tem início na moagem da cana, a qual resultará em bagaço e caldo. Primeiro, ambos passam pelo