Buscar

Mercado de Derivativos e seus Participantes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
MERCADO FINANCEIRO
CIÊNCIAIS CONTÁBEIS – RICARDO SILVEIRA
Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2011
*
*
*
Mercado de Derivativos
Segundo Assaf, “ derivativos são instrumentos financeiros que se originam (dependem) do valor de um outro ativo tido como referência.” 
Um contrato de derivativo não apresenta valor próprio, derivando-se do valor de um bem básico (commodities, ações, taxas de juros, etc.).
*
*
*
Mercado de Derivativos
Da definição anterior, pode-se tirar a seguinte conclusão: os derivativos são instrumentos financeiros cujos preços estão ligados a outro instrumento que lhes serve de referência. Por exemplo: o mercado futuro de petróleo é uma modalidade de
derivativo cujo preço depende dos negócios realizados no mercado a vista de petróleo, seu instrumento de referência. O contrato futuro de dólar deriva do dólar a vista; o futuro de café, do café a vista, e assim por diante.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Em resumo, o uso de derivativos no mercado financeiro oferece, entre outras vantagens:
 
maior atração ao capital de risco, permitindo uma garantia de preços futuros para os ativos; 
criar defesas contra variações adversas nos preços;
estimular a liquidez do mercado físico; 
melhor gerenciamento do risco e, por conseguinte, redução dos preços dos bens;
realizar negócios de maior porte com um volume relativamente pequeno de capital e nível conhecido de risco.
*
*
*
Mercado de Derivativos
A BMFBovespa é o mercado formalmente estabelecido para negociar os diversos instrumentos futuros. Como as demais bolsas de valores, o BM&F cumpre suas funções básicas de oferecer facilidades para a realização dos negócios e controle das operações, permitir a livre formação dos preços, das garantias às operações realizadas e oferecer mecanismos de custódia e liquidação dos negócios.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Assim sendo chegamos às seguintes conclusões:
– se a formação de preços no mercado de derivativos está sujeita à variação de preços de outros ativos no mercado a vista, os derivativos não são causa, mas efeito, pois derivam desses mercados;
– os derivativos representam a forma de negociar a oscilação de preços dos ativos, sem haver, necessariamente, a negociação física do bem ou da mercadoria.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Tipos de mercados derivativos
São quatro: a termo, futuro, de opções e de swap. Alguns analistas não consideram os swaps uma modalidade de derivativo devido a sua semelhança com o mercado a termo. 
*
*
*
Mercado de Derivativos
Posição em derivativos
O participante abre uma posição quando assume uma posição comprada ou vendida em determinado vencimento que anteriormente não possuía. 
Classifica-se um participante em vendido (short) ou comprado (long) de acordo com sua posição líquida em determinado vencimento. 
*
*
*
Mercado de Derivativos
Se o número de contratos vendidos for maior que o número de contratos comprados, sua posição será vendedora (short); caso contrário, a posição será compradora (long). 
É importante frisar que a posição líquida é fixada para um único vencimento do mesmo contrato.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Exemplo
Suponha que o participante tenha comprado 30 contratos futuros de taxa de câmbio reais por dólar para vencimento em abril e vendido a mesma quantidade de contratos para maio. Qual é sua posição líquida? Esse participante assumiu posição comprada para abril em 30 contratos e vendida para maio em 30 contratos.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Se esse participante tivesse comprado 30 contratos de dólar para março e vendido 20 contratos de dólar para esse mesmo vencimento, qual seria sua posição líquida? A posição líquida seria comprada em 10 contratos para março.
O encerramento da posição em derivativos ocorre por meio de uma operação de natureza inversa à original (compra ou venda). Dessa forma, o participante transfere seus direitos e obrigações a outro participante.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Liquidação das operações com derivativos
As operações com derivativos padronizados são liquidadas na câmara de compensação ligada à BMF ou a sistemas de negociação cuja estrutura de garantias garante o cumprimento de todas as obrigações assumidas pelas partes.
Independentemente de a operação ser padronizada ou não, há duas formas de liquidação: financeira e física.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Finalidades dos derivativos
Hedge (proteção) 
Alavancagem
Especulação
Arbitragem
*
*
*
Mercado de Derivativos
Participantes do mercado de derivativos
Hedger
O objetivo do hedger é proteger-se contra a oscilação de preços. A principal preocupação não é obter lucro em derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinada mercadoria em data futura e eliminar o risco de variações
adversas de preço.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Participantes do mercado de derivativos
Arbitrador
O arbitrador é o participante que tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. Sua atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa futura dessa diferença.
A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda completamente imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Participantes do mercado de derivativos
Especulador
O especulador é um participante cujo propósito básico é obter lucro. Diferentemente dos hedgers, os especuladores não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Benefícios oferecidos pelos derivativos
Derivativos agrícolas. 
Grandes volumes de capital de risco são atraídos 
Visibilidades de preços 
O custo da mercadoria para o público diminui 
O custo de financiamento dos estoques cai 
Proteção para carteiras de ações 
*
*
*
Mercado de Derivativos
Mercados Futuros
Tal como no contrato a termo, o investidor se compromete a comprar ou a vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para liquidação em data futura .
*
*
*
Mercado de Derivativos
O que são contratos padronizados
São contratos que possuem estrutura previamente padronizada por regulamentação de bolsa, estabelecendo todas as características do produto negociado, como cotação, data de vencimento, tipo de liquidação e outras.
*
*
*
Mercado de Derivativos
A padronização dos contratos é condição imprescindível para que a negociação possa ser realizada em bolsa. Imagine um pregão no qual cada um dos participantes negociasse determinado tipo de boi ou café com cotações e unidades de negociação diferentes. 
*
*
*
Mercado de Derivativos
Quais são as principais especificações dos contratos?
Objeto de negociação
Cotação
Unidade de negociação
Liquidação 
*
*
*
Mercado de Derivativos
O que é ajuste diário
é o mecanismo de equalização de todas as posições no mercado futuro, com base no preço de compensação do dia, resultando na movimentação diária de débitos e créditos nas contas dos clientes, de acordo com a variação negativa ou positiva no valor das posições por eles mantidas.
*
*
*
Mercado de Derivativos
O que é margem de garantia e qual é sua função?
A margem de garantia é um dos elementos fundamentais da dinâmica operacional dos mercados futuros, pois assegura o cumprimento das obrigações assumidas pelos participantes.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Mercado Futuro de Taxa de Juros
O mercado futuro de DI (depósito interbancário) de um dia foi idealizado para melhor oferecer cobertura ao risco de oscilação de uma das variáveis mais importantes da economia, a taxa de juros 
O contrato futuro de DI de um dia, é cotado em PU (preço unitário), sendo que o PU reflete a variação na taxa esperada para um período futuro, e
é referenciado na taxa média calculada pelo Cetip - Centro de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos .
*
*
*
Mercado de Derivativos
Contrato Futuro de Índice Bovespa
Operando no mercado futuro de índice, o investimento pode diminuir ou eliminar o risco sistêmico, fazendo seu hedge contra uma desvalorização do seu portfólio ou defendendo-se para que uma possível alta de preços não venham a frustrar seus objetivos.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Mercado de Opções
Opção é um direito de optar por comprar ou vender algum ativo em determinada data, por um preço pré-estabelecido. 
Existem dois tipos de opções:
Opção de Compra (call) – é o direito de comprar o ativo, por um determinado preço, se assim desejar o investidor.
 
Opção de Venda (put) – é o direito de vender o ativo, por um determinado preço, se assim desejar o investidor.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Conceitos básicos utilizados no Mercado de Opções: 
Titular 
Ativo-objeto 
Opção de Compra 
Opção de Venda 
Lançador 
Prêmio 
Preço de Exercício 
Data de Vencimento 
Séries de uma Opção 
Opção descoberta 
*
*
*
Mercado de Derivativos
Indicadores de Dividendos
 Uma das formas da empresa remunerar seus acionistas é pela distribuição de parte dos seus lucros, que são camados de dividendos 
Para fazer uma análise do histórico de distribuição de dividendos de uma empresa calcula-se o Índice de Payout que se dá pela relação entre os Dividendos / Lucro Líquido da empresa. 
*
*
*
Mercado de Derivativos
*
*
*
Mercado de Derivativos
Swap significa troca. É um instrumento de hedge e gestão de risco, não tendo como finalidade levantamento de fundos e é uma das formas de mercado derivativo mais conhecidas. Os swaps são normalmente usados como instrumento para casamento de prazos e indexadores de dívidas, permitindo essa cobertura a custos menores.
*
*
*
Mercado de Derivativos
Os swaps podem ser realizados diretamente entre duas empresas não financeiras, entre uma Instituição Financeira e uma empresa não financeira, ou, ainda, entre duas Instituições Financeiras. Nos casos em que há a participação de Instituição Financeira, o swap poderá estar sendo realizado como estratégia da Instituição, ou, para repassar posições de swap assumidas com outras empresas (ou Instituições Financeiras).
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais