revisão av2

revisão av2


DisciplinaMercado Financeiro7.990 materiais62.731 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*
*
*
MERCADO FINANCEIRO
CIÊNCIAIS CONTÁBEIS \u2013 RICARDO SILVEIRA
Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2011
*
*
*
Revisão AVII
O Mercado Primário é utilizado pelas empresas para se capitalizarem, através de emissão de novos títulos/valores mobiliários. Para lançar novos títulos no mercado, as empresas fazem emissões públicas, conhecidas como operações de underwriting, ou subscrição ou IPO \u2013 Initial Public Offering.
No mercado primário quem vende os títulos são as empresas emissoras através dos intermediários financeiros devidamente credenciados, que fazem tais títulos chegar as mãos dos investidores.
*
*
*
Revisão AVII
Ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente.
TIPOS 
Ações ordinárias \u2013 Conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais.
Ações preferenciais \u2013 Garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade.
FORMAS
nominativas ou escriturais
*
*
*
Revisão AVII
Direitos dos acionistas
Dividendos, juros sobre Capital Próprio, bonificação, split ou desdobramento, subscrição, inplit ou agrupamento.
Valor das ações
Valor nominal, valor patrimonial, valor de liquidação, valor de subscrição, valor de mercado, valor intrínseco.
Resultados econômicos das ações
Dividendos - pagos em dinheiro \u2013 não paga IR
Juros sobre capital próprio \u2013 IR 15%.
Lucro na venda ( ganho de capital ) \u2013 IR 15%
*
*
*
Revisão AVII
Companhia aberta - é aquela cujos valores mobiliários são admitidos à negociação nos mercados organizados (bolsas de valores e mercado de balcão), e que se encontra registrada no órgão competente (no Brasil, a CVM - Comissão de Valores Mobilários).
*
*
*
Revisão AVII
Underwriting \u2013 significa subscrição, emitir títulos para captar novos recursos junto aos investidores. A operação de underwriting faz parte do mercado primário, pois existe uma transferência de recursos diretamente do investidor para o caixa da empresa.
Tipos : firme, residual e melhores esforços
O bookbuilding consiste na recolha de intenções de compra, respectivas quantidades e preços, de forma a que os colocadores da emissão de títulos possam determinar o preço ao qual esta deve ser colocada. 
Neste processo podem ser estabelecidos preços mínimos e máximos.
*
*
*
Revisão AVII
Vantagens da abertura de capital 
Desvantagens da abertura de capital
Etapas da Abertura de capital 
*
*
*
Revisão AVII
Qual a diferença entre o Mercado Primário e o Mercado Secundário de Ações ?
No Mercado Secundário quando o detentor de uma ação de uma empresa deseja se desfazer de sua posição, ele busca no mercado secundário, por intermédio de um corretor, um outro investidor que deseje comprar suas ações. Esta transferência dos títulos entre investidores se dá através das Bolsas de Valores ou do mercado de balcão.
*
*
*
Revisão AVII
CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE A BOVESPA
Práticas eqüitativas de mercado
Funções da Bolsa de Valores de São Paulo
Meio de ligação 
Centro de liquidez 
Formação de preços 
Ambiente seguro e transparente 
Missão educativa 
*
*
*
Revisão AVII
CORRETORAS DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS
Comprar e vender por conta de terceiros.
Realizar custódia de títulos.
Administrar carteiras de clientes, fundos mútuos, clubes de investimento.
Realizar ou participar do processo de abertura de capital das empresas (operações de underwriting/IPO).
Operar open market e fundos de investimento financeiro.
Realizar e análises de empresas de capital aberto
Relacionamento com o investidor.
*
*
*
Revisão AVII
Mercado a vista - Ordens de compra e venda
Ordem a mercado 
Ordem administrada 
Ordem limitada 
Ordem casada 
Ordem start/on-stop 
Ordem discricionária 
Liquidação das operações d+3
*
*
*
Revisão AVII
MERCADO A TERMO
O prazo do contrato a termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. Título-objeto é uma ação negociada a termo. Todas as ações negociáveis na BOVESPA podem ser objeto de um contrato a termo. A precificação a termo de uma ação é função das seguintes variáveis:
valor cotado no mercado a vista
 (+)
parcela correspondente aos juros fixados livremente em mercado para o prazo até o vencimento
*
*
*
Revisão AVII
As garantias no mercado a termo são prestadas em duas formas: cobertura ou margem. 
Margem Adicional - sempre que ocorrer redução no valor de garantia do contrato, decorrente de oscilação na cotação dos títulos depositados como margem e/ou dos títulos-objeto da negociação, será necessário o reforço da garantia inicial.
*
*
*
Revisão AVII
ALUGUEL DE AÇÕES 
A operação de aluguel, em si, consiste na transferência de títulos da carteira do investidor para satisfazer necessidades temporárias de um tomador. O tomador do aluguel estará com o ativo disponível em sua carteira durante o período de vigência do contrato. Ressalta-se que o papel alugado deve estar disponível em carteira, para devolução, no dia de encerramento do contrato.
*
*
*
Revisão AVII
O que é Home Broker? O Home Broker é o instrumento que permite a negociação de ações via Internet. Ele permite que você envie ordens de compra e venda de ações através do site de sua corretora na internet. 
 Como negociar através da Internet? 
Para realizar operações via Internet, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da BOVESPA que disponha do sistema Home Broker. 
*
*
*
Revisão AVII
Índices do mercado acionário
O índice é um indicador de desempenho que serve para avaliar a performance do mercado durante determinado período.
IBOVESPA \u2013 Índice da Bolsa de Valores de São Paulo
É o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. 
*
*
*
Revisão AVII
Risco de mercado é a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de alterações nos valores de mercado de posições detidas por uma Instituição Financeira. 
Risco de mercado relativo 
Risco de mercado absoluto
*
*
*
Revisão AVII
Mercado Eficiente
Reflexo do consenso dos investidores com relação ao desempenho esperado do ativo é que definem o seu valor. Na hipótese da eficiência, considera-se que o preço de um ativo qualquer é formado a partir das diversas informações publicamente disponíveis aos investidores, os quais vão tomar suas decisões de compra e de venda com base em suas interpretações dos fatos relevantes. 
*
*
*
Revisão AVII
Risco Total = Risco Sistemático + Risco Não Sistemático
De que forma a mensuração do risco costuma processar-se?
Geralmente por meio do critério probabilístico, o qual consiste em atribuir probabilidades, as quais podem ser objetivas ou subjetivas com relação aos diferentes estados de natureza esperados e, em conseqüência, aos possíveis resultados de investimento.
*
*
*
Revisão AVII
Risco sistemático ou conjuntural:
 é inerente ao sistema econômico como um todo. Não é diversificável. É determinado por eventos de natureza política, econômica e social, o que significa que cada ativo comporta-se de forma diferente diante da situação conjuntural estabelecida e que não há como evitá-lo totalmente.
Risco não sistemático ou diversificável: 
aquele que pode ser total ou parcialmente diluído pela diversificação da carteira. Relacionado com as características do título, não afetando os demais ativos da carteira. Em outras palavras, é um risco intrínseco, próprio de cada investimento realizado.
*
*
*
Revisão AVII
O risco pode ser interpretado pelos desvios previsíveis dos fluxos futuros de caixa resultantes de uma decisão de investimento encontrando-se associado a fatos considerados como de natureza incerta. O retorno esperado está vinculado aos fluxos incertos de caixa do investimento, sendo determinado pela ponderação entre valores financeiros esperados e suas respectivas probabilidades de ocorrência. Quanto maior o desvio-padrão, maior é o \u201crisco\u201ddo ativo, estatisticamente, quanto maior o risco, maior tende a ser o retorno