Buscar

atividade on line refeita (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Turma/faixa etária: 
	1º ano do Ensino Fundamental
	Título da atividade: 
	Leitura e Imaginação qual a relação?
	Objeto do Conhecimento:
	Compreensão em leitura.
Estratégia de leitura.
	Habilidades:
	(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
	Metodologia/estratégia:
(como a atividade deve ser desenvolvida e os recursos utilizados)
	Ler e escrever na lousa algumas questões sobre o tema da atividade como; “O que vocês acham que é uma legenda? E para que serve a legenda?” “E as imagens? Para que servem?” Registrarei no quadro as respostas dadas oralmente pelos alunos, escreverei na lousa uma única resposta elaborada coletivamente. Com isso, retomarei as ideias das crianças e solicitarei esclarecimentos indicando que legendas são textos pequenos que acompanham imagens. Pretendo que também consigam dizer que esses textos trazem informações complementares ao que vemos na imagem para compreendermos o que ocorreu, onde, com quem, quando etc. 
Serão distribuídas atividades impressas com um desenho tirinha Calvin e o tigre e questões sobre o mesmo, farei uma leitura da atividade e pedirei que observem o desenho, perguntarei o que acharam da imagem?, O que os personagens estão fazendo na imagem?.
Vou propor o seguinte desafio: “Vamos observar a imagem e depois vocês irão responder as perguntas somente com as informações que captamos com nossos olhos.
	Avaliação:
(Como os alunos serão avaliados durante e/ou ao final da atividade)
	No processo de alfabetização as crianças estão sendo introduzidas na leitura e mesmo as que estão alfabetizadas encontram dificuldades e decodificar os textos, ao avaliar será considerado o desenvolvimento da autonomia do aluno, se assimilou os conceitos apresentados dentro dos componentes curriculares estudados, houve alguma demonstração de dificuldade em identificar e reconhecer as letras trabalhadas.
	Referências:
(livros, artigos, sites etc. utilizados)
	Site novaescola.org.br.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
 Apresente uma justificativa que explique a importância da atividade proposta na Parte I, para o processo de ensino e aprendizagem das crianças.
	“As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando.”
 (Nova Escola)
 
 Quando influenciamos a criança a observar uma imagem esta tende a fazer uma leitura descritiva da mesma, claro que com a probabilidade de encontrar dificuldade em compreender as legendas e o seu significado.
Há uma necessidade de um leitor proficiente para ajuda-los a compreender e observar elementos que o compõe.

Outros materiais