Buscar

Anotações - 15 de abril

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao Jornalismo
Anotações referentes a aula do dia 15 de abril de 2021 
A explicação da aula teve como principal foco o texto “O jornalismo é uma forma de conhecimento?” de Eduardo Meditsch. O professor realizou constantes comparações com o texto “A notícia como forma de conhecimento: um capítulo dentro da sociologia do conhecimento”, de Robert E. Park. 
 
“Todo conhecimento autêntico nasce de uma pergunta”, Paulo Freire. 
Na pesquisa científica, todo projeto nasce de uma pergunta-problema. O jornalismo também necessita de perguntas para realizar um início, pois se sustenta nas novidades. 
“A hipótese que vou defender é de que o Jornalismo é uma forma produção de conhecimento. No entanto, na prática, esta forma de conhecimento tanto pode servir para reproduzir outros saberes quanto para degradá-los, e é provável que muitas vezes faça essas duas coisas simultaneamente.” 
Existem três principais abordagens sobre o jornalismo como conhecimento: 
1 – O conhecimento é enxergado como um ideal a se alcançar. São definidos modelos de conhecimento científico, e o que não se encaixa é considerado inválido. Essa abordagem enxerga com maus olhos o jornalismo. Pensadores dessa linha: Karl Kraus, Walter Benjamin e os fundadores da escola de Frankfurt. 
2 – Classifica o jornalismo como uma ciência menor. Robert Park e William James foram estudiosos que contribuíram para essa linha de pensamento. Park descreve o jornalismo como um conhecimento situado entre o conhecimento científico e o conhecimento geral. Essa abordagem é bem aceita por muitos jornalistas. 
3 – Nessa abordagem é ressaltada as singularidades do jornalismo. Ele não é colocado como menor que a ciência, mas sim como diferente. Existem alguns pressupostos nessa abordagem: 
Para considerar o jornalismo como conhecimento, temos que observar o desenvolvimento desse conceito.  Em tempos antigos, a ciência foi considerada como conhecimento único e irrefutável. Com a evolução dos estudos sobre a linguagem, essas ideias foram se abrindo, nos permitindo a estudar o jornalismo como conhecimento sólido hoje.

Outros materiais