Buscar

Ética e Legislação Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Legislação Aula 1: Jornalismo on-line: limites da ética na sociedade da informação
Esta unidade abordará a ideia de ética, ressaltando sua importância para a vida em sociedade. O dever ético e sua relação com a filosofia, um recorde histórico e conceitual, bem como algumas perspectivas da ética através da própria ambiência virtual, da relação com as ciências e do elo vital com a moral.
Objetivo desta aula: Identificar a ética no exercício do pensamento e no âmbito das novas técnicas.
Começar pelo fim. Pensar que uma nova tecnologia pode redimensionar o nosso entendimento sobre ética no exercício profissional do jornalista.
Uma questão, um exemplo: a velocidade do jornalismo on-line, os blogs, os posts nas comunidades virtuais, os vídeos no youtube, a interatividade, enfim, um novo universo pintado com a rede mundial de computadores pode nos colocar no cerne da discussão sobre ética no jornalismo? A resposta inicial é sim!
E nessa mudança, nessa nova tecnologia que não é nem boa, nem má, nem neutra, como classificou o teórico da cibercultura Pierre Lévy, detectamos a mesma urgência de outros tempos. Diante de um novo meio, podemos repensar e explorar a ética no jornalismo como um todo.
A ética é a filosofia, o corpo e a mente, de nossa atividade. De qualquer atividade. Para isso começamos nossa disciplina pensando esse exemplo. Pensando nos limites do jornalismo feito na Internet e nas novas configurações da troca de informações no ambiente virtual, verificamos que a ética precisa ser estudada, aplicada.
As novas questões como a velocidade, a troca de arquivos peer to peer, o receptor que interage e não mais passivamente “vê a banda passar” colocam o jornalismo - on-line ou não - diante de um novo quadro. E nessa nova tela, a ética é a mensagem.
Estamos diante de uma questão trazida por um meio de comunicação.
uando da invenção da imprensa, Gutenberg , Lutero , osescribas , os que tinham acesso à cultura do livro, também estavam diante de uma questão. “O conteúdo de um meio, ou veículo”, como advertia McLuhan , é sempre “outro meio ou veículo”; conteúdo e forma passam também pela questão que dá nome a essa disciplina: Ética.
E nós, como os homens da invenção da imprensa, devemos inicialmente pensar nos limites, no que podemos e no que não podemos em nome da transmissão da informação. O jornalismo precisa não só discutir e apresentar essas questões, mas com elas dialogar. É na compreensão de que a ética é NECESSÁRIAnos meios de comunicação que pensamos nossa disciplina. Pela compreensão de uma nova configuração dos meios - a Internet é a mídia das mídias -, o profissional de jornalismo pode compreender a sua ética. Meio e mensagem, ambiente e conteúdo, forma e texto nos convidam para essa discussão.
As novas tecnologias trazem questões éticas como a manipulação das imagens, a forma como o virtual ajuda um jornalista a se pautar -o ORKUT, por exemplo, se tornou uma nova fonte de escolha de personagens para ilustrar matérias -, o fato de qualquer cidadão se tornar um disseminador de informações na grande rede. Mas reparamos que as mesmas questões que assombravam o fazer jornalístico somente encontraram um novo veículo. A complexificação da questão ética encontra na Internet um novo local, um novo ambiente.
Esse ambiente nos fornece um retorno e o que pensaremos a partir de agora é esse retorno, pois a atividade do profissional mudou e sua ética no trabalho também.
Exercícios:
1. A internet constitui como sabemos uma nova possibilidade para a sociedade. Qual afirmação é falsa pensando a atividade jornalística e a world wide web.
R: Um novo meio como a internet não traz nenhuma novidade ética ao jornalismo. 
Correto sobre a atividade Jornalistica e a World Wide Web:
A ética jornalística precisa estar antenada com as mutações oriundas da consolidação de um novo meio.
Comunidades virtuais acabam se tornando fontes de pesquisa para o jornalismo.
O jornalismo on-line precisa se pautar também pela ética.
2. Alguns autores são importantes para entender o novo universo da web e a ética nos meios de comunicação. A quem atribui-se a máxima de que uma tecnologia "não é boa, nem má, nem neutra"?
R: Pierre Lévy 
3. Blogs, comunidades virtuais e vídeos no Youtube não constituem um novo universo para o jornalismo. Sobre a afirmação marque a opção correta:
R: A afirmativa é verdadeira, pois a velocidade que os novos meios trazem proporcionam uma nova possibilidade ao jornalismo.

Outros materiais