Buscar

Ética e Legislação Aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Legislação aula 2: Ética e filosofia – Questões fundadoras
Objetivo desta aula
Explicar o conceito de ética e sua trajetória.
O que significa o termo Ética?
Para explicarmos, retomamos a Grécia Clássica:
Etimologia dupla (In VAZ, H.C. LIMA. Escritos de filosofia II: ética e cultura. São Paulo: Loyola 1998) de ética no grego:
Éthos: significa costume, uso, maneira (exterior) de proceder.
Êthos: significa morada, toca, maneira de ser, caráter.
E qual seria a definição de Ética (In Hilton Japiassu, Danilo Marcondes. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: JZE, 1996.)?
Do gr. Ethiké, de ethos: que diz respeito aos costumes. Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral etc.), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum, justa e harmoniosa.
A partir da definição de ética pretende-se configurar uma trajetória do conceito a partir de alguns pensadores que estudaram o termo.
É importante, de início, salientar a relação entre ética e moral. Se a moral parte da ordem de um conjunto, de ‘pôr junto’ regras, a ética é da ordem do unitário, do individual, dos princípios e dos meios de alcançar o Bem.
O objeto da ética é a moral. Sócrates  e Platão  passeiam por questões éticas. Da maiêutica socrática (o nascer das idéias para chegar ao entendimento), passando já por toda a questão que cercava ‘A república’ de Platão e sua teoria das idéias podemos identificar já algumas questões éticas entre os homens do início da filosofia. A pergunta pelo o porquê das coisas deve ser uma pergunta ética!
O filósofo grego Aristóteles  foi o primeiro a sistematizar um estudo sobre a ética. Antes, porém, um filósofo pré-socrático de Éfeso,Heráclito , o obscuro, apresenta uma eficaz conceituação do termo: o ethos como uma morada, como a casa do ser. A partir da idéia de que as coisas estão em movimento extraordinário e que o ser não é uno (como pensava Parmênides ), Heráclito é peça importante para a compreensão da ética atualmente.
	
	Aristóteles e Alexandre “O Grande” (séc. V a. C.)
Aristóteles (séc. V a.C.) foi o primeiro filósofo a distinguir ética de política. Seus textos sobre a ética dividem-se em três Éticas:
   1. Ética a Nicômaco.
   2. Ética a Eudemo.
   3. Grande Moral – cuja autoria é ainda duvidosa.
A principal obra é a “Ética a Nicômaco”. Dividida em 10 livros, Aristóteles passeia por diversas relações que oethos (maneira de ser) estabelece como: a virtude, a justiça, a teoria e o hábito. A ética aristotélica aborda também temas como os prazeres, a temperança, a felicidade, a amizade, a liberalidade.
	
Aristóteles é o ponto de partida para o entendimento do conceito. Suas reflexões contribuem até hoje para a compreensão da ética. A busca pelo sumo bem, a relação com as ciências, a justiça, a discussão sobre finalidade em cima das ações encaminham a nossa problemática inicial, analisada nessa aula. Veremos mais adiante que Kant tentará sistematizar ainda mais essas noções, para isso a compreensão do pensamento dos gregos, sobretudo de Aristóteles, deve ser categórica. Por todo o helenismo (Período que na história da filosofia vai da morte de Aristóteles ao fechamento das escolas pagãs no Império do Oriente em torno de 525 d.C.), as idéias do filósofo Aristóteles são bases, ora negadas, ora assimiladas, para a compreensão da ética dos gregos ao apogeu do pensamento religioso.
1. Sobre a relação e origem da ética e moral marque a alternativa falsa.
R: Não há relação entre ética e moral 
Verdadeiro em relação e origem da ética e moral: O objeto da ética é a moral, a moral é regida por um conjunto de regras e a ética tem origem grega.
2. O Sumo bem é uma ideia apresentada por qual filósofo grego?
R: Aristóteles
3. Marque a opção verdadeira sobre a origem do termo ética:
R: Grega

Outros materiais