Buscar

AD1 2021-2 (1) enviar ate 0409

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio
Cursos de Licenciatura - UFRRJ / CEDERJ 
Fundamentos da Educação II para as Licenciaturas - UFRRJ
AD1 (2021-2)
Coordenadora: Prof.ª. Sílvia Maria Melo Gonçalves
Polo: São Gonçalo						 Nota: ____________
Aluno (a): Ruana De Oliveira Thomé
1ª QUESTÃO:
 
O incremento Humano, às claras das Teorias do aprendizado e da Psicologia da didática, dispõe basicamente de três abordagens que concernem a existência da experiência: a ambientalista, a inatista, a sócio histórica. 
A abordagem ambientalista, também denominada empirista ou comportamentalista, tem o os fatores ambientais, os estímulos externos, conforme os agentes responsáveis pela prática. Defende que a cargo ambiental prepondera sobre a genética, e que a pessoa desenvolve suas características, hábitos e conduta condicionado aos estímulos que recebe do ambiente em que está inserido, em outras palavras, nas experiência e observação.
Embora, constata se que à corroboração do conceito ambientalista. As pessoas são diretamente influenciadas por sua percepção do que acontece ao seu redor e, claro, indiretamente influenciam outras pessoas. Consequentemente o fator biológico não pode ser inteiramente descartado, pois como instruir um filho que nunca conheceu o pai, mas que possui traços de conduta semelhante? A influência genética existe, mas certamente não é majoritária no que tange a caracterização do comportamento das pessoas.
A abordagem inatista, denominada apriorista, defende que o ser já nasce juntamente com as características necessárias para o seu desenvolvimento, independentemente da atmosfera. A justificação, o biológico e a hereditariedade preponderam sobre a experiência. Trata-se de uma visão determinista, limitante do tirocínio. Defende que tudo existe a priori e que o a propagação depende essencialmente da maturação orgânica. 
O acerco o fator histórico acaba por minimizar o pragmatismo das ademais, jamais reduzindo a aprendizagem e o desenvolvimento humano a aspectos meramente biológicos ou ambientais. Essa ideia situa o indivíduo conforme um aceso fruto histórico, social e cultural no qual está incluído. De igual maneira, o homem, munido de autarquia e criticidade, se constrói pela verdade, ao trecho que é construtor desta, ou seja, os sujeitos constituem-se, ao longo da vida, a partir da atuação em um mundo material e cultural que contém a humanidade desenvolvida por seus antepassados, de onde se tira a matéria-prima para a constituição individual.
Percebe se que existem diferentes concepções epistemológicas de desenvolvimento e aprendizagem, e que elas conduzem a práticas pedagógicas bastante diferentes. A forma como se concebe o indivíduo e o processo de construção do conhecimento faz parte da prática docente, tenhamos ou não consciência disso.
Referências bibliográficas:
Caderno didático (Caderno Adaptado) - CEDERJ 2021 – Psicologia e Educação – Aula 01, 02, 03 e 04.

Outros materiais